Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 19/8/2022

O que são as multas autossuspensivas e como evitá-las?

Saiba como evitar as multas autossuspensivas e como fazer a gestão de infrações em frotas corporativas.
imagem ilustrando o conteúdo sobre multas autossuspensivas

O dia a dia de trabalho da gestão de uma frota é sempre cheio de muitos desafios, você concorda?

Entretanto, o principal deles, sem dúvida, é conseguir fazer um controle eficiente das multas, de forma que evite maiores prejuízos para a empresa, principalmente quando os condutores comentem infrações autossuspensivas.

Essa violação das leis de trânsito corresponde a uma multa muito grave e pode até causar uma suspensão imediata da carteira de motorista (CNH) do condutor.

Confira agora todo o conteúdo que preparamos!

​O que é uma multa autossuspensiva?​

No Código de Trânsito Brasileiro, existem 4 tipos de multas: leves, médias, graves e gravíssimas.

A multa autossuspensiva é uma penalidade considerada gravíssima e pode somar 7 pontos na CNH.

Porém, o que a diferencia das demais multas é que as autossuspensivas suspendem a carteira de habilitação automaticamente, sem precisar que o condutor atinja os 20 pontos máximos previstos nas leis. 

Todo o processo leva cerca de 3 meses. O condutor recebe a multa em casa e tem o direito de tentar recorrer. Se não conseguir apresentar nenhuma defesa, o Departamento de Trânsito é acionado, dando início ao processo de suspensão da carteira.

Para que essa questão fique mais clara, preparamos uma lista para você conhecer as principais infrações autossuspensivas:

  1. Dirigir sob a influência de álcool ou qualquer outra substância ilícita;
  2. Recusar o teste do bafômetro;
  3. Dirigir excedendo a velocidade acima de 50% do que é permitido;
  4. Disputar ou promover corrida não autorizada, o famoso “racha”;
  5. Dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública ou os demais veículos;
  6. Deixar de prestar socorro às vítimas em caso de acidente;
  7. Transpor, sem autorização, bloqueio viário policial.

Vale destacar que a previsão de suspensão imediata é exatamente pelo fato dessas condutas não serem favoráveis a um comportamento seguro no trânsito.​

Saiba como fazer a gestão de multas em frotas corporativas

Carros estacionados

O condutor da sua frota cometeu uma infração autossuspensiva, o que você pode fazer?

Agora que você já entendeu melhor o que são as multas autossuspensivas, chegou a hora de saber como fazer a gestão dessas infrações na prática dentro da sua frota.

Além da economia gerada para a empresa, esse controle das multas pode melhorar a percepção e promover ainda mais a cultura da direção consciente com a sua equipe de condutores. Isso faz com que as infrações deixem de ser um problema na sua gestão.

Você pode querer ler também: Como lidar com a segurança no trânsito sendo um gestor de frotas?

Por isso listamos algumas maneiras que podem te ajudar na hora de realizar o gerenciamento dessas autuações:​

Invista no treinamento dos condutores

Mesmo que a sua empresa arque com todos os custos de multas de trânsito da sua frota, a verdade é que os responsáveis por elas são os condutores. Sendo assim, se o número das infrações tem aumentado ou se tornando cada vez mais recorrente, o primeiro passo é a realização de treinamentos, a fim de alertá-los ainda mais sobre a importância da boa conduta no trânsito e chamar a atenção para as regras de segurança.

Já fizemos aqui no blog um artigo com algumas dicas de treinamentos que todo motorista precisa ter.

Inclusive, a Localiza Gestão de Frotas oferece diversas capacitações para seus clientes, tanto para os gestores quanto para os próprios condutores.​​​

Mantenha as documentações em dia

Um dos pontos primordiais para o controle das multas autossuspensivas é manter a regularização dos documentos da frota em dia. As documentações têm prazo de validade e precisam ser atualizadas periodicamente. Por isso é importantíssimo manter todas essas informações em mãos para que seja possível fazer esse acompanhamento.

Além disso, manter as documentações em dia pode contar positivamente nos casos em que é possível recorrer as multas, pois você terá a possibilidade de apresentar toda a documentação de forma rápida e segura.

Faça manutenções periódicas

Pessoas conversando

Uma forma de fazer a gestão de multas é implementar uma cultura de cuidados na empresa a partir da manutenção preventiva. Isso significa que, além de evitar que os veículos da frota tenham problemas estruturais e de mecânica, essas manutenções também podem impedir que os veículos sofram penalidades por apresentarem más condições.

Tenha a terceirização de frotas como uma opção

Outra maneira de reduzir as multas e seus respectivos custos é contar com a terceirização de frotas. A terceirização pode ser a melhor opção para uma gestão que não tem uma equipe específica para fazer esse acompanhamento e, por isso, prefere focar em outros aspectos do negócio.

Essa solução garante a qualidade que uma empresa especializada pode entregar e possibilita mais tranquilidade para a gestão do negócio. Dessa forma você consegue transferir as reponsabilidades de lidar com as burocracias da gestão de multas e alguns outros assuntos para essa empresa terceirizada.

Na Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, a sua empresa recebe os carros zero quilômetro, e cuidamos de todos os detalhes. Aliás, te auxiliamos na gestão das multas por infrações, que eventualmente podem ocorrer.

Ainda oferecemos para os nossos clientes o acesso ao MyFleet, uma plataforma que desenvolvemos para proporcionar muito mais autonomia e agilidade no dia a dia de trabalho com as frotas.

Todos os dados que o gestor precisa ficam disponíveis online, de forma organizada, para que ele consiga fazer o controle e a análise das informações do jeito mais prático possível para auxiliá-lo ao tomar decisões.

Gostou das dicas?

Coloque tudo em prática e otimize a gestão da sua frota!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

FALE CONOSCO

Ícone Central de vendas whatsapp.

Central de Vendas WhatsApp

Ícone Aumento da produtividade.

Clientes Localiza Gestão de Frotas

Atendimento 24 horas

0800 979 1010

Atendimento a gestor

0800 979 1010

Ícone Clientes Migrados.

Clientes Migrados

Assistência Técnica 24 horas

0800 726 9804

Assistência 24 horas BestFleet

0800 701 7033

Sinistros / Terceiros

0800 772 0995

SAC Frotas

0800 772 0994

Localiza Gestão de Frotas

Todos os direitos reservados

Localiza Fleet S/A | CNPJ 02.286.479/0001-08

Av. Bernardo Vasconcelos, n. 377 Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG CEP 31.150-000