Uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) entrou em vigor nesta segunda-feira (03). No documento, o órgão altera as regras de segurança para alguns veículos, como a Picape RAM 3500.
Se você tem veículos como esse na sua frota, fique atento e continue lendo. Vamos explicar o que diz a resolução 993/23 e como ela pode te afetar.
A resolução 993/23 do Contran foi publicada em 22 de junho de 2023 e entrou em vigor no dia 3 de julho do mesmo ano.
Ela altera as regras de alguns itens de segurança para veículos que podem ser descritos como “caminhões em que a carroceria faz parte do projeto original do veículo, com características semelhantes a uma caminhonete e comprimento inferior a 7m”. Esse é exatamente o caso da RAM 3500.
Entre as mudanças, a resolução anula a obrigatoriedade de faixas reflexivas e tacógrafos para esses veículos. Esses itens eram exigidos pela resolução 948/22 do Contran, que regula a aplicação da película retrorreflexiva em veículos.
Até o mês passado, era obrigatório para caminhões com Peso Bruto Total acima de 4.536 kg usar os adesivos nas laterais e traseiras. O objetivo era aumentar a visibilidade dos veículos à noite e evitar acidentes.
O não cumprimento dessa regra era considerado infração grave, com 5 pontos na carteira e multa de R$ 195,23. Além disso, o veículo era retido para regularização.
A Picape RAM 3500 tem um Peso Bruto Total de 6.350 kg, portanto estava sujeita a essa exigência. Agora, com a nova resolução em 2023, ela fica isenta dos itens.
Porém, é importante reforçar que a resolução 993/23 do Contran não anula a resolução anterior para todos os veículos. A mudança vale apenas para os citados no texto. Os demais caminhões devem continuar seguindo as normas da resolução 948.
A resolução também dá determinações de segurança para outras categorias de veículos, como:
Entre as novidades estão as regulamentações para categorias que se popularizaram recentemente, como ciclomotores e bicicletas elétricas. Já os patinetes motorizados ficam sujeitos à regulamentação dos órgãos municipais.
As bicicletas elétricas continuam isentas de documentação como registro e licenciamento. Porém, os ciclistas precisam ficar atento a itens de segurança como:
Também precisam manter os pneus em boas condições e ser equipadas com um dispositivo limitador eletrônico de velocidade.
São considerados ciclomotores veículos com as seguintes características:
No caso desses veículos, é necessário fazer o registro e licenciamento normalmente. Além disso, a resolução lista equipamentos obrigatórios de segurança e determina que eles devem transitar com luz baixa durante o dia. Os motoristas também devem ser habilitados e utilizar capacete com viseira ou óculos de proteção.
A resolução 939/23 do Contran já está em vigor e você já pode se beneficiar das novas regras.
Por isso, leia também nosso artigo sobre infrações de trânsito e saiba como recorrer a uma multa equivocada!