Provavelmente, nos últimos tempos, você ouviu falar sobre uma pequena sigla que tem uma grande importância para as organizações: ESG, que significa “Environmental Social and Governance” (Práticas Ambientais, Sociais e Governança). É um conceito que ganhou força principalmente nos últimos 2 anos.
Os critérios são baseados nos 17 objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados em parceria com entidades internacionais, incluindo a Organização das Nações Unidas (ONU).
É uma iniciativa que promove a inclusão, trabalhando a ética e práticas sustentáveis dentro das empresas.
A sigla surgiu há quase 20 anos, no relatório “Who cares wins”, da ONU. Foi instituída, então, uma série de práticas que envolviam sustentabilidade, governança e práticas sociais para grandes indústrias.
O que tornou o conceito interessante é que, além de auxiliar em causas importantes, as organizações seriam mais bem-vistas pelo mercado, já que o tema vinha se tornando muito forte.
Por algum tempo, o movimento perdeu força, mas, após a pandemia de 2020, na Reunião Anual do Fórum Econômico Mundial, um novo guia de métricas com base nos critérios de ESG foi lançado, o que trouxe o assunto novamente à tona.
Você sabe o que é gestão de frotas? Entenda o que é, como funciona e os benefícios da gestão de frotas na empresa.
A pandemia nos trouxe algumas reflexões que antes não estavam tão aparentes, como o cuidado com o mundo ao nosso redor. Sempre escutamos sobre o aquecimento global, a preservação do ar e da água, mas, depois de 2020, tudo se tornou ainda mais real.
Nós nos tornamos pessoas mais conscientes sobre pautas relevantes, que impactam diretamente o dia a dia das empresas. Isso inclui discussões sobre a conservação do planeta, consumo exacerbado, entre outros pontos. E o mercado acompanha isso. Aderindo então às práticas do ESG, podemos expandir ainda mais esses pontos e contribuir cada dia mais para o crescimento e enriquecimento social da nossa população. Além, claro, de contribuir para o crescimento da empresa, já que sua marca passa a ser vista como sustentável.
É claro que mudar a cultura de uma empresa não acontece da noite para o dia. É preciso uma série de passos para chegar a um ponto em que todos estejam conscientes da importância de cada pilar e como utilizá-los diariamente.
Para começar, faça algumas atividades com o time, apresentando a base do ESG. A partir disso, crie algumas estratégias que façam a sua equipe aplicar o que foi aprendido em determinadas situações.
Entenda também como funciona a terceirização da frota na sua região:
A resposta é: sim! Os gestores de frotas podem desenvolver inúmeras atividades com seus condutores que incluam os pontos que o ESG indica. Principalmente quando se trata da parte social, na qual há muitas ações que podem beneficiar a equipe.
Além disso, a gestão de frotas pode contribuir para o cuidado do meio ambiente por meio de práticas sustentáveis, como falamos anteriormente, com a prática de rodízio de carros e o uso de combustíveis renováveis.
Esse guia veio para direcionar as empresas, mas a ideia é que elas adaptem a sua conduta e até expandam os horizontes. Não é algo engessado, e sim aberto para a criação de todos, para fazer uma sociedade mais consciente.
Se você quer saber mais sobre gestão de frotas e outros assuntos relacionados, continue navegando em nosso blog e aproveite nossos materiais.