​​​​​​​Gestão de frotas é o gerenciamento dos veículos da empresa. Para compreender de verdade como a área funciona e usá-la a favor do negócio, é preciso entender suas particularidades.

Por isso preparamos este guia com tudo que você precisa saber sobre gestão de frotas. Vamos lá?


O que é gestão de frotas?

Gestão de frotas é o gerenciamento dos veículos utilizados por uma empresa. A área é responsável pela parte estratégica e operacional da administração desses meios de transporte e de seus condutores, garantindo que tudo funcione com eficiência. ​

Quais os tipos de frota gerenciadas pela gestão de frotas ​

Algumas empresas precisam contar com frotas de caminhões, já que fazem grandes entregas de produtos por todo o Brasil. É o caso do transporte de soja, bebidas ou móveis, por exemplo.

​Outras companhias precisam de frotas de carros – como sedans, hatchs, compactos, SUVs e utilitários – porque visitam clientes, transportam produtos menores, deslocam equipes de atendimento e realizam uma série de tarefas fundamentais para o negócio.

É o caso das companhias de telefone e internet, indústria farmacêutica, empresas particulares de atendimento médico emergencial, entre outras de pequeno, médio e grande porte.

Além disso, algumas empresas precisam de frota de automóveis para atender necessidades especiais de determinados cargos – como carros para os diretores e executivos.

Sem contar as empresas que precisam dos dois tipos de frota, já que fazem o transporte de cargas rodoviárias e, também, deslocamentos com automóvel.

E o papel da gestão de frotas já começa aqui: decidir quais são os melhores veículos para o negócio da empresa, a quantidade necessária e se é mais vantajoso comprar os carros ou terceirizar a frota.

Frota própria ou terceirizada: qual a diferença e vantagens para a gestão de frotas

​Para compreender como a gestão de frotas funciona, é fundamental entender as diferenças entre frota terceirizada e própria.

A frota terceirizada é composta por veículos que a empresa contrata por um determinado período de tempo – tudo da forma mais conveniente à companhia. Já a frota própria é composta por carros que a empresa compra, e que ficarão com ela até que sejam revendidos.

vantagens da frota terceirizada.jpg

  • Vantagens da frota terceirizada

Para a área de gestão de frotas, uma das principais vantagens da frota terceirizada é permitir que o setor mantenha o foco nas decisões estratégicas.

Outra vantagem é a economia sem perda de eficiênciaA sua empresa não perde dinheiro com a depreciação dos veículos e não gasta grandes quantidades para a renovação dos modelos, por exemplo.

Mais um destaque é a previsibilidade dos custos – e um orçamento sem surpresas colabora com o caixa, sempre.  Além disso, o gestor pode contar com sistemas de gestão de frotas que facilitam seu dia a dia.

  • ​​Vantagens da frota própria

Apesar do custo mais elevado, algumas empresas preferem frota própria porque consideram este modelo como mais eficiente para o negócio, por conta da centralização dos processos. ​

Isso significa que a área de gestão de frotas precisará controlar todos os detalhes e não só os pontos estratégicos e que realmente impactam o resultado da empresa.


Quais são as tarefas da gestão de frotas em uma empresa

Frota de carros corporativos.jpg

A área é responsabilidade do gestor de frota, profissional que vai tomar conta de todos os procedimentos relacionados aos veículos e condutores. Confira as principais atividades dele e, consequentemente, do setor​

  • conduzir os procedimentos operacionais como licenciamento, IPVA e emplacamento

Para que o negócio flua como deve ser, é importante que cada etapa esteja funcionando dentro da legislação. E no caso de uma frota terceirizada pela Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, o gestor não precisa se preocupar com a execução dessas tarefas, apenas supervisiona o andamento de tudo;

  • avaliar a performance e produtividade da equipe de condutores

Com ferramentas de telemetria, por exemplo, o gestor consegue monitorar indicadores de como os condutores estão dirigindo e que rotas estão fazendo. Assim, pode identificar oportunidades de melhorar os resultados da empresa por meio de ações que aumentam a produtividade da equipe – como a criação de rotas mais inteligentes e que permitam mais atendimentos;​

  • ​monitorar e reduzir despesas

O gestor de frotas também faz o controle de despesas do setor e identifica oportunidades de redução custos. Essa redução pode vir, por exemplo, através do desenvolvimento de programas de conscientização para direção eficiente e segura.

Aproveite e conheça o Carro Conectado, ferramenta de telemetria da Localiza Gestão de Frotas.​


Por que a gestão de frotas é importante para uma empresa?

​Porque a gestão de frotas ajuda a garantir que todas as operações com os veículos da empresa sejam executadas da melhor forma possível. Isso gera aumento de produtividade e redução de custos.


Como fazer uma gestão de frotas eficiente? 

​Para que a gestão de frotas seja eficiente, é preciso que a empresa adote algumas práticas: ​

1. U​tilizar ferramentas de gestão eficientes para monitorar e tomar decisões​ 

Todo trabalho precisa de ferramentas, não é mesmo? E quanto melhor forem, mais eficiente será a execução das tarefas e, por sua vez, os resultados.   

Hoje, uma gestão de frotas de qualidade é feita com o auxílio de ferramentas digitais que permitem acesso completo às informações da frota. De acordo com a McKinsey & Company, os carros geram até 25 gigabytes de dados por hora – e esses dados bem trabalhados geram informações que auxiliam no processo de tomada de decisão.  

Ferramentas que proporcionem a leitura de todos esses dados, geralmente, podem ser adquiridas ou desenvolvidas pela equipe de tecnologia da informação da empresa. E no caso de frotas terceirizadas, muitas vezes é possível contar com sistemas da própria fornecedora.   

Mas é importante atentar à funcionalidade destes recursos – é preciso que sejam seguros, simples de usar e precisos.  


​​2. Interagir com outros departamentos da empresa​ 

A área de gestão de frotas precisa interagir com outros departamentos da empresa em diversas ocasiões.  

Um exemplo dessa interação é durante a criação da política de frotas, documento que reúne as diretrizes da empresa quanto à utilização dos veículos. Nesse apanhado, estão as regras e direcionamentos sobre o uso dos carros, modelos disponíveis para cada nível hierárquico e procedimentos a seguir diante de infrações de trânsito, por exemplo.  

E para definir as políticas de frotas com eficiência, é fundamental que a área de gestão de frotas, compras, RH e jurídica estejam envolvidas no processo.  ​

Como contratar uma frota terceirizada e sistemas de gestão de frota ​

contratar-frota-terceirizada-blog.jpg

Para contratar uma empresa de terceirização e gestão de frotas, é fundamental começar pelas pesquisas. Aqui, a dica é buscar informações de credibilidade em sites, blogs e revistas, por exemplo. Desta forma, será possível entender mais sobre os benefícios da terceirização.  ​

Depois disso, siga os passos. 

Passo 1: 

Entre em contato com os fornecedores e outros players de mercado para tirar dúvidas sobre detalhes do procedimento. Aproveite e peça ajuda para levantar o custo real da frota, além de realizar um estudo personalizado que comprove a redução de gastos. ​

Passo 2: 

Visite a matriz dos possíveis fornecedores. 

Passo 3: 

Converse com seus respectivos clientes ou possíveis parceiros e fornecedores. Essa etapa é essencial para verificar os pontos fortes e fracos de cada um.   

Por fim, o processo de tomada de decisão deve levar em consideração não apenas o preço, mas também todos os diferenciais competitivos que já terão sido percebidos durante a realização das etapas anteriores.  

É fundamental optar por um fornecedor que tenha experiência e soluções de qualidade, capazes de ajudar a gestão da frota a gerar valor para o negócio da empresa. 

​Confira também as vantagens de terceirizar frota com a Localiza.  


Conclusão 

Como vimos, a gestão de frotas da empresa é responsável pela administração completa dos veículos. Esses veículos podem ser próprios ou terceirizados e administrá-los com eficiência garante economia e melhores resultados.  

Confira os principais destaques. 

  • Gestão de frotas é a administração dos veículos da empresa. 
  • Veículos podem ser terceirizados – a frota é feita sob medida para as necessidades do negócio, a empresa economiza dinheiro sem perder controle e eficiência, os carros são sempre novos e há facilidade de substituição em caso de eventualidades como acidentes e manutenção.  
  • gestor de frota monitora o dia a dia dos condutores, gastos e rotas. Através dessas informações, ele toma conta das metas da empresa, cria soluções para melhorar os resultados, identifica oportunidades de economia, providencia soluções para o dia a dia da equipe e avalia o desempenho dos próprios automóveis. 
  • Gestão de frotas eficiente é feita com ferramentas de gestão que reúnem informações precisas sobre rotas, veículos, condutores e despesas. 
  • Sistemas de gestão de frotas servem para auxiliar o gestor de frota em seu dia a dia, para que o profissional possa manter a operação eficiente e gerar resultados para a empresa. 
  • gestão de frotas também deve ter acesso aos outros departamentos da empresa para demandar soluções identificadas no processo de administração dos veículos e equipe.  
  • gestão de frotas é fundamental para que o negócio da empresa seja bem feito. 

Está pensando em terceirizar sua frota?  

 

Está pensando em terceirizar sua frota?  ​

Temos uma dica! 

​A Localiza Gestão de Frotas está no mercado há mais de 20 anos, com 98,8% de aprovação dos usuários e mais de 50 mil carrosPor isso, ela ajuda a sua empresa a economizar até 31%, comparado às despesas de uma frota própria.  

​Outro destaque são os sistemas de gestão da Localiza Gestão de Frotas​. Além de contar com a credibilidade da marca, frota nova e assistência por todo o país, o gestor de frota pode trabalhar com recursos inovadores, como os do MyFleetCarro Conectado e #meucarro.