O Governo Federal anunciou em maio a redução da alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do PIS/Cofins sobre veículos.
Essa medida visa a estimular a produção e a venda de automóveis no país, além de beneficiar os consumidores com preços mais baixos.
Neste post, vamos explicar o que é esse imposto, como vai funcionar o IPI reduzido em 2023 e qual o impacto real que pode ser esperado a partir dessa medida. Acompanhe!
O Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) é um imposto federal que incide sobre produtos industrializados, nacionais ou importados.
Ele é calculado sobre o valor do produto na saída da fábrica ou na entrada no país, no caso de importação. Seu objetivo é arrecadar recursos para o governo e regular a produção e o consumo de determinados bens.
A alíquota do IPI varia de acordo com o tipo e a categoria do produto. No caso dos veículos, ela depende da cilindrada, do tipo de combustível e da massa do veículo.
Por exemplo, um carro 1.0 flex tem uma alíquota de 7%, enquanto um carro 2.0 a gasolina tem uma alíquota de 13%. Já uma picape com peso bruto total de até 5 toneladas tem uma alíquota de 5,2%.
O IPI reduzido é uma medida temporária e que será válida para carros 0 km com preço até R$ 120 mil. Além disso, o valor da redução também varia de acordo com alguns critérios estabelecidos pelo governo, como quão poluente é o veículo, o preço do modelo e se a produção é nacional ou estrangeira.
Dessa maneira, veículos flex, elétricos ou híbridos podem ter descontos mais robustos, bem como os modelos “de entrada”. Apesar disso, a redução do imposto em 2023 não implica necessariamente em diminuição dos preços, uma vez que fica a cargo das montadoras repassar ou não o desconto para o preço final.
A redução do IPI pode incentivar a adoção de frotas com modelos elétricos e híbridos, que têm menos impacto ambiental e menor custo operacional.
Esses veículos podem contribuir para a sustentabilidade das empresas e para a redução das emissões de gases poluentes.
Apesar disso, alguns especialistas recomendam manter as expectativas controladas. Isso porque, fazendo os cálculos, o impacto no preço final do veículo pode ser pequeno, chegando a 0,5% e 1%.
Agora que você já sabe como vai funcionar o IPI reduzido, entenda também se vale a pena ampliar sua frota com um carro zero lendo nosso artigo sobre o assunto!