​​​​Telemetria veicular é um sistema de gestão de frotas que colhe os dados gerados por cada veículo para que o gestor de frota possa avaliar e detectar oportunidades de otimização do negócio.  

Quer entender como a telemetria pode ajudar sua frota? Acompanhe! 


O que um sistema de telemetria faz 

De acordo com uma pesquisa publicada pela McKinsey & Company, um automóvel é capaz de gerar aproximadamente 25 GB de informação por hora – por mês, é quantidade suficiente para preencher 445 DVDs. E essas informações têm uma função que vai além do monitoramento: elas mostram oportunidades de otimização do negócio.  ​

telemetria, portanto, é quem coleta esses dados, armazena e disponibiliza em um sistema de gestão para que gestor de frota os analise e possa usá-los como alicerce de decisões estratégicas.  

Como o sistema de telemetria funciona 

Normalmente, funciona assim: um equipamento é instalado nos carros para captar todas as informações referentes à utilização deles.  

Por sinais de rádio, telefonia celular ou internet, os dados são automaticamente enviados a um servidor e ali ficam armazenados para que o gestor os acesse de seu próprio computador ou celular, por meio de sistemas de gestão seguros.  ​

Dentro do sistema, o gestor pode navegar pelas informações e gerar diversos tipos de relatórios, compilando os dados de acordo com a necessidade de informação que ele tem no momento – por exemplo, os quilômetros percorridos por toda a equipe durante o mês ou em quantos acidentes um condutor, especificamente, se envolveu.    ​

Quais informações são colhidas pela telemetria e como elas ajudam a gestão de frotas 

Os sistemas de telemetria veicular captam diversos tipos de informação sobre o veículo e a forma como ele está sendo conduzido – e todos esses dados ajudam o gestor a melhorar a operação. Veja os principais e como auxiliam na gestão de frota.  

• Odômetro: economia e produtividade​ 

Com as informações de quilômetros percorridos gestor de frota pode desenvolver diversas soluções de economia, orçamento e produtividade. Ao estudar a quilometragem mensal, por exemplo, ele pode provisionar os gastos futuros com combustível e desenvolver orçamentos que evitam surpresas no caixa. Ele também pode analisar trajetos e criar rotas mais eficientes, que aglomerem a maior quantidade de clientes possível por dezenas de quilômetros.  ​

• Velocidade, freadas e acelerações bruscas: economia e segurança 

Esse tipo de informação colhida pela telemetria ajuda o gestor de frota a perceber o uso do veículo e desenvolver medidas de segurança e redução de despesas. Por exemplo: quando o carro é conduzido na velocidade adequada há economia de combustível, menos problemas com infrações de trânsito no cotidiano de trabalho e mais segurança para o motorista. 

Logo, é possível criar ações de conscientização sobre direção defensiva ou regulamentos internos da empresa que, consoantes ao Código de Trânsito Brasileiro, orientem e estimulem a dirigibilidade eficiente e performance responsável.   

 

• Jornada de trabalho: produtividade e eficiência​ 

Sistemas de telemetria completos também possibilitam o acompanhamento da jornada de trabalho da equipe. Com essas informações, o gestor pode contribuir com a criação de soluções de atendimento eficiente, aumentar o número de visitas na rota e até se envolver em questões de recursos humanos ligadas a programas de motivação e recompensa por desempenho.  ​​

• Rastreamento: oportunidades de negócio e monitoramento 

​Mais um recurso oferecido por sistemas de telemetria robustos é o rastreamento em tempo real, com a localização do carro e condutor. Isso permite que soluções práticas e rápidas sejam executadas diante de eventualidades ou oportunidades. Por exemplo: se o setor de vendas recebe uma solicitação urgente de cliente fidelizado, é possível que o gestor de frota visualize quem está mais próximo e direcione o condutor ao destino.  

Vale lembrar que estas são apenas algumas das principais possibilidades de informação que um sistema de telemetria oferece ao gestor de frota para a tratativa de questões cotidianas e de planejamento estratégico.   

De um modo geral, a telemetria é sempre muito completa e torna o trabalho do setor mais eficiente pela quantidade de dados detalhados e abrangentes.  

Carro conectado telemetria-blog.jpg

Como adquirir sistema de telemetria para a sua frota 

São muitas as ofertas de sistema de telemetria no mercado. Uma empresa que tem frota própria ou terceirizada deve pesquisar bem e levar em consideração as ferramentas que são capazes de entregar as informações necessárias de maneira simples e eficiente. 

Outro ponto importante de levar em consideração é que ter um parceiro especializado que ajuda tanto na definição e acompanhamento dos indicadores, quanto no planejamento de ações necessárias para melhora-los, pode otimizar ainda mais a gestão da frota. 

Para empresas que utilizam carros – tanto na cidade quanto nas rodovias – é uma boa opção  contar com sistemas de telemetria inovadores e customizados para a necessidade especifica do negócio e da operação, como o Carro Conectado

No sistema de telemetria da Localiza, o gestor tem t​​​otal acesso às informações geradas pelos veículos, além do rastream​ento em tempo real e relatórios macro ou detalhados. Tudo com a confiança e credibilidade da marca Localiza.  
​​