O sistema de telemetria ajuda a gestão de frotas a manter a pontualidade e o desempenho dos veículos nas estradas. Além disso, incorporá-lo no gerenciamento de transporte traz mais eficiência no planejamento logístico das operações.
Se você ainda não conhece essa tecnologia, este é artigo é para você. Veja, a seguir, a importância desse sistema e como tê-lo em sua frota!
Índice:
De acordo com uma pesquisa publicada pela McKinsey & Company, um automóvel é capaz de gerar, aproximadamente, 25 GB de informação por hora — por mês, essa quantidade é suficiente para preencher 445 DVDs.
Essas informações têm uma função que vai além do monitoramento: elas mostram oportunidades de otimização do negócio.
O responsável por isso é a telemetria, que coleta esses dados, armazena e os disponibiliza em um sistema de gestão, para que gestor de frotas os analise e possa usá-los como um alicerce de decisões estratégicas.
Normalmente, o sistema de telemetria funciona assim: um equipamento é instalado nos carros para captar todas as informações referentes à utilização deles.
Por sinais de rádio, telefonia celular ou internet, essas informações são automaticamente enviadas a um servidor e ali ficam armazenadas para o gestor acessá-las do seu próprio computador ou celular, por meio de sistemas de gestão seguros.
Dentro do sistema, o gestor pode navegar pelas informações e gerar diversos tipos de relatórios, compilando os dados conforme a necessidade de informação que ele tem no momento — por exemplo, os quilômetros percorridos por toda a equipe durante o mês ou em quantos acidentes um condutor, especificamente, se envolveu.
O sistema de telemetria funciona nos seguintes tipos:
Os sistemas de telemetria veicular captam diversos tipos de informação sobre o veículo e como ele está sendo conduzido — todos esses dados ajudam o gestor a melhorar a operação. Veja as principais informações e como eles auxiliam na gestão de frota!
Com as informações de quilômetros percorridos, o gestor de frotas pode desenvolver diversas soluções de economia, orçamento e produtividade. Ao estudar a quilometragem mensal, por exemplo, ele pode provisionar os gastos futuros com combustível e desenvolver orçamentos para evitar surpresas no caixa.
Ele também pode analisar os trajetos e criar rotas mais eficientes, que aglomerem a maior quantidade de clientes possível por dezenas de quilômetros.
Esse tipo de informação colhida pela telemetria ajuda o gestor de frotas a perceber o uso do veículo e a desenvolver medidas de segurança e redução de despesas.
Por exemplo: quando o carro é conduzido na velocidade adequada, há economia de combustível, menos problemas com infrações de trânsito no cotidiano de trabalho e mais segurança para o condutor.
Logo, é possível criar ações de conscientização sobre direção defensiva ou regulamentos internos da empresa que, consoantes ao Código de Trânsito Brasileiro, orientem e estimulem a dirigibilidade eficiente e a performance responsável.
Sistemas de telemetria completos também possibilitam o acompanhamento da jornada de trabalho da equipe.
Com essas informações, o gestor pode contribuir para a criação de soluções de atendimento eficientes, aumentar o número de visitas na rota e até se envolver em questões de recursos humanos ligadas a programas de motivação e recompensa por desempenho.
Mais um recurso que é oferecido por sistemas de telemetria robustos é o rastreamento em tempo real, com a localização do carro e do condutor. Isso permite que soluções práticas e rápidas sejam executadas diante de eventualidades ou oportunidades.
Por exemplo: se o setor de vendas recebe uma solicitação urgente de um cliente fidelizado, é possível que o gestor de frota visualize quem está mais próximo e direcione o condutor ao destino.
Vale lembrar que estas são apenas algumas das principais possibilidades de informação que esse sistema oferece ao gestor de frota para a tratativa de questões cotidianas e de planejamento estratégico.
De modo geral, a telemetria é sempre muito completa e torna o trabalho do setor mais eficiente pela quantidade de dados detalhados e abrangentes.
O rastreamento veicular é uma tecnologia básica para acompanhar a movimentação dos veículos. Ele funciona por meio de rastreadores acoplados ao GPS e um sistema de comunicação em redes de telefonia para armazenar os dados do veículo em uma plataforma específica.
A telemetria veicular opera de forma mais completa e armazena em um computador de bordo, além das atividades do veículo, a utilização de sistemas auxiliares, como:
Os dados coletados são enviados a uma plataforma controlada pela gestão de frotas e permite avaliar o comportamento do condutor em trânsito e o deslocamento do veículo.
A empresa que incorporar o sistema de telemetria na sua gestão de frotas terá as seguintes vantagens:
Como já falamos, a telemetria permite o monitoramento em tempo real dos veículos da sua frota. A ferramenta armazena os dados completos sobre as atividades veiculares, favorece a segurança dos condutores e facilita as operações do transporte de cargas de um empreendimento.
Além disso, ela ajuda a identificar os possíveis desvios na rota dos veículos para não ocorrerem prejuízos ou imprevistos nas operações. No caso de mudanças nos trajetos, a gestão de frotas indica alternativas para a viagem não ser interrompida.
Agora que você conhece o sistema de telemetria veicular, sabia que pode terceirizar a frota do seu negócio e ter veículos acompanhados dessa tecnologia? Com a Localiza Gestão de Frotas, isso é possível!
Com a gente, você conta com veículos atualizados e manutenção e revisão garantida no aluguel, além de toda a qualidade e experiência da marca Localiza que está no mercado há 50 anos. Ficou interessado? Acesse o nosso site e solicite uma proposta!