Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 20/8/2022

O que é turnover e qual o impacto nas empresas

Veja também como fazer o cálculo de turnover e reduzir a rotatividade de pessoal!
O que é turnover

​Quer entender o que é turnover e por que ele impacta o seu negócio? Preparamos uma lista com as principais respostas, fórmula do cálculo de turnover e dicas para minimizar a rotatividade de pessoal. Confira! ​​

Por que alto turnover nas empresas é ruim? 

Porque a alta rotatividade impacta diretamente nos custos e competitividade do negócio. Entenda. 

1. Porque o custo do turnover é elevado 

De acordo com um levantamento da Remunerar, empresa especialista em recursos humanos, o custo do turnover pode chegar a duas vezes e meia o salário dos funcionários. Isso, porque há despesas envolvendo rescisão de contrato, processo seletivo e treinamento.  

Em outra pesquisa, feita pela americana Work Institute, constatou-se que uma empresa gasta aproximadamente 33,3% do valor do salário anual de um colaborador desligado para contratar seu substituto.  

2. Porque há perda de produtividade 

Além do impacto nos custos, o turnover alto gera uma perda significativa nos índices de produtividade. E isso acontece em dois momentos: enquanto a vaga está vazia e durante a curva de aprendizado e adaptação do novo funcionário.  

3. Porque a cultura organizacional enfraquece 

Outro ponto importante prejudicado pelo alto turnover é a cultura organizacional, que enfraquece. Especialistas explicam que quanto mais rotativo o ambiente, menos laços com os valores da empresa existem entre a equipe.  

​Isso se reflete em menos produtividade e até no atendimento ao cliente, já que o compromisso do profissional diminui. ​

O que causa o turnover? 

De acordo com um levantamento do Instituto Locomotiva, em 2017, cerca de 56% dos trabalhadores com carteira assinada estão insatisfeitos com seus empregos. E segundo o Sebrae, a insatisfação é uma das principais causas do turnover e tem naturezas diversas – como problemas com a gestão, clima organizacional ruim e incompatibilidade com o perfil da vaga.  

Além disso, quando o mercado está muito aquecido ou o colaborador é assediado por outras empresas com maiores salários e benefícios, os índices de desligamento acabam crescendo.  

Cálculo Turnover

Cálculo turnover: como calcular a rotatividade de pessoal ​​​

Existem alguns métodos para calcular o índice de rotatividade. No livro “Gestão de Pessoas”, do especialista Idalberto Chiavenato, é recomendada a utilização de quatro equações diferentes. Separamos a clássica, que verifica o índice de turnover geral

Índice de Rotatividade Pessoal=  ​​A+D/2  x  100 –EM

Sendo: 

A – Admissão de pessoal durante o período considerado para o cálculo; 

D – Desligamento de pessoal durante o período considerado para o cálculo; 

EM – Efetivo Médio durante o período considerado para o cálculo. Para obter esse número, basta somar a quantidade de funcionários efetivos no primeiro dia do período com a quantidade de funcionários do último dia. O resultado, divide-se por dois. Assim tem-se o EM.  

Exemplo: 

Durante um determinado período, uma empresa teve em média (ou seja, o Efetivo Médio) 55 funcionários ativos, 5 admissões e 4 demissões.  

Então: 5+4 = 9. Logo, 9 / 2 = 4,5. Na sequência, 4,5 x 100 = 450. Por fim, 450 dividido por 55 = 8,18.  

Portanto, a empresa teve 8,18% de índice de turnover.  

Como diminuir o turnover? 

Depois de calcular o índice de rotatividade, é fundamental tentar entender o cenário do ambiente de trabalho e procurar por soluções. Separamos algumas dicas, veja: ​

1. Faça uma pesquisa de satisfação com os colaboradores 

As pesquisas de satisfação podem ajudar a compreender o que gera a rotatividade de pessoal.  É possível montar uma pesquisa com o próprio setor de RH da companhia, ou contratar um serviço externo para estruturar o questionário e apresentar os resultados.  

2. Dê atenção ao processo de seleção 

Um dos motivos que leva à rotatividade é a falta de compatibilidade do colaborador com o cargo, tarefas e valores da empresa. Por isso, é essencial que no processo seletivo exista uma força-tarefa focada na identificação das pessoas que têm a ver com o serviço e se sentem alinhadas com a organização.  ​

3. Crie um ambiente positivo para reter talentos 

A retenção de talentos minimiza a taxa de rotatividade e ajuda a manter os funcionários qualificados dentro de casa. Por isso, apostar nas práticas positivas de gestão e oferecer benefícios interessantes para o trabalhador são investimentos que compensam.  

4. Desenvolva programas de recompensa 

Outra forma de diminuir o turnover e reter talentos é a partir de prêmios e recompensas para funcionários que desempenham seu papel com qualidade e fazem aniversário na casa.  

Como a gestão de frotas pode beneficiar a sua empresa com menos turnover 

Se a sua companhia precisa de frota de veículos para exercer o negócio, está aí uma oportunidade de diminuir o turnover, melhorar a produtividade dos colaboradores e reter os melhores talentos.  

Isso, por que terceirizando a frota da empresa, será possível oferecer aos colaboradores carros sempre novos, ampla rede credenciada para manutenção, atendimento 24h e até desenvolver programas de recompensa.  

Por exemplo: no portal do gestor MyFleet, da Localiza Gestão de Frotas, você pode observar veículos dados de cada carro.  

​Isso significa uma oportunidade de focar nos talentos da empresa para criação de prêmios – como um bônus para funcionários que passam um ano sem levar multas, por exemplo. Além de estimular a permanência, aumenta-se a motivação em dirigir com responsabilidade. 

Outro exemplo interessante são os dados de rota, quilometragem, combustível e monitoramento em tempo real da equipe pelo sistema de telemetria da Localiza Gestão de Frotas: o Carro Conectado.  

Na ferramenta, o gestor tem acesso a todos os números do dia a dia e pode criar bonificações para a equipe. Permissão do uso do carro para o fim de semana ou recompensas para colaboradores mais produtivos são algumas alternativas. 

​A partir da gestão de frotas, é possível desenvolver uma série de programas entre as áreas de gestão dos veículos e recursos humanos.  

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

FALE CONOSCO

Ícone Central de vendas whatsapp.

Central de Vendas WhatsApp

Ícone Aumento da produtividade.

Clientes Localiza Gestão de Frotas

Atendimento 24 horas

0800 979 1010

Atendimento a gestor

0800 979 1010

Ícone Clientes Migrados.

Clientes Migrados

Assistência Técnica 24 horas

0800 726 9804

Assistência 24 horas BestFleet

0800 701 7033

Sinistros / Terceiros

0800 772 0995

SAC Frotas

0800 772 0994

Localiza Gestão de Frotas

Todos os direitos reservados

Localiza Fleet S/A | CNPJ 02.286.479/0001-08

Av. Bernardo Vasconcelos, n. 377 Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG CEP 31.150-000