Conteúdo da Página
Você sabe o que faz um analista de frota? Esse profissional atua na análise de dados e informações relacionadas à operação dos veículos, buscando melhorias e otimizações em todo o fluxo de trabalho. Além disso, são agentes de relacionamento entre motoristas e gestor. Entenda mais!Analista de frota: conhecimento e tarefas Os analistas de frota devem possuir conhecimento técnico para demandas operacionais e, ao mesmo tempo, uma visão estratégica do negócio. Geralmente, são profissionais formados em administração, logística ou áreas similares. A função do analista está ligada ao auxílio do gestor da empresa e sua atuação pode ser resumida nas seguintes atividades: Controle de manutenções, documentações e gastos;Planejamento de compra, venda e troca de carros;Produção de relatórios sobre o desempenho dos veículos;Elaboração de treinamentos de equipes;Otimização de processos diminuindo erros operacionais;Produção de roteiros e trajetos das frotas;Fiscalização de entregas e serviços;Suporte técnico para motoristas e transportadoras;Apresentação de resultados operacionais tanto para o gestor quanto para os clientes. E para ser um bom analista de frota, você sabe o que é necessário? Confira a seguir as principais competências destes profissionais!Principais competências de um analista de frota1. Organização Condição fundamental para garantir qualidade no desenvolvimento de qualquer atividade profissional. Na análise de frotas, ser organizado facilita a gestão do tempo, fluxos de trabalho e controle das operações e equipes. Nesse sentido, a organização está inserida do ambiente às entregas.2. Visão global das operações Entender todas as etapas que envolvem o core business da empresa é essencial no trabalho desse profissional. Além disso, o analista de frota precisa ter uma boa noção de questões técnicas básicas dos veículos. Outro ponto importante é que o analista deve buscar atualização constante sobre o mercado automotivo, entendendo as especificidades da área, tendências e oportunidades.Leia também: Vale a pena ter carro da empresa?
3. Capacidade de controle de dados e tomada de decisões
Na busca pela otimização de performances e desenvolvimento de soluções eficientes, o analista também precisa ser eficaz na tomada de decisões. E para contar com um embasamento consistente que o auxilie nesse processo, ele deve manter um controle preciso e confiável dos dados da frota.
Aqui, entram os sistemas de gestão como ferramentas fundamentais. Com eles, é possível manter em uma mesma plataforma tudo que o analista precisa saber para poder decidir. Na Localiza Gestão de Frotas, o
MyFleet , por exemplo, tem painel de indicadores, visão da equipe, informações de manutenções e até gestão de multas.
4. Capacidade de liderança
Muitas vezes, os analistas de frota também são responsáveis por liderar equipes, avaliar desempenho e fornecer treinamento para funcionários e prestadores de serviços.
Para isso, são necessárias algumas características essenciais que garantem uma liderança efetiva, tais como:
- Ter boa comunicação: repassar mensagens de forma clara e objetiva garante o entendimento – requisito fundamental para a produtividade da equipe e conquista de resultados. Além disso, saber ouvir o que cada membro do time tem a dizer auxilia no relacionamento e na execução das tarefas do dia a dia, já que são os diversos profissionais da frota que vivenciam problemas e demandas da operação.
- Saber motivar: entender o que cada colaborador necessita, buscando o melhor desempenho de todos eles, é fundamental para garantir o clima de bem-estar na companhia e produtividade da organização.
- Ser exemplo: o analista deve ser referência na entrega de demandas, na motivação para o alcance de resultados e na disponibilidade e abertura de diálogo. Ele é como um termômetro do resultado da equipe, repassando dados e informações para o gestor.
5. Resiliência emocional
O grande fluxo de informações e demandas operacionais, com as quais o analista de frota lida diariamente, requer equilíbrio emocional, assim como sensibilidade na análise e solução de cenários críticos e eventuais conflitos. Portanto, conseguir trabalhar sob pressão e com desempenho constante, afastando problemas e solucionando crises, é uma habilidade essencial para esses profissionais.
Gostou das dicas? Confira muito mais no
Blog da Localiza Gestão de Frotas.