​​Se você deseja entender o que faz um gestor de frotas, veio ao lugar certo. Preparamos um guia com as principais funções do profissional e as competências que ele deve trazer para o negócio, além de uma relação do que ele precisa para trabalhar com excelência. Confira!


O que faz um gestor de frotas: principais funções

O gestor de frotas faz o gerenciamento dos veículos da empresa. É ele quem planeja e monitora gastos, verifica oportunidades de economia, eficiência da operação e desempenho da equipe. De um modo geral, podemos destacar suas principais funções como:

  • ​Gerenciamento financeiro

Um dos papéis do gestor é administrar custos operacionais da frota, como gastos com combustível e eventualidades – multas, por exemplo. Esse gerenciamento inclui, além do monitoramento, o planejamento de despesas futuras e a identificação de oportunidades que a empresa tem de economizar.

Uma das formas mais eficientes que o gestor encontra para fazer esse trabalho é utilizando ferramentas inteligentes que facilitam as análises do dia a dia.  Ter em mãos a relação de multas e performance de cada condutor, ou indicadores que compilam esses gastos mês a mês, são alternativas que permitem uma visão clara da situação para que ele tome as melhores decisões. ​

  • Administração da manutenção ​

Outra atividade do gestor de frotas é cuidar da manutenção dos carros – tanto a preventiva quanto a corretiva ou emergencial. Além de manter a frota segura para o time e eficiente para os resultados, com esse monitoramento o profissional acaba contribuindo mais uma vez com as finanças da empresa.  

  • Controle de eficiência

O gestor também monitora a eficiência da frota. Em outras palavras, ele cruza as informações de resultados do negócio com as de utilização dos veículos e consegue encontrar soluções inteligentes – como rotas mais rápidas para que o vendedor visite mais clientes em uma única saída. ​

Com a ferramenta Carro Conectado​, que é o sistema de telemetria da Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, ele pode acompanhar o dia a dia dos condutores e melhorar a produtividade da equipe.

  • Gestão da equipe 

Gerenciar a frota da empresa também significa liderar os profissionais que guiam esses carros cidade afora. Trâmites do dia a dia – como um pequeno acidente de trânsito, ou a necessidade de uma revisão – passam pela interação entre gestor e condutor. Nesses momentos, ter a frota terceirizada com um parceiro, pode ajudar bastante. Em geral, as empresas de terceirização e gestão de frotas possuem estruturas de atendimento 24h e recursos tecnológicos que simplificam essas tarefas cotidianas.- Éo caso do #meucarro, da Localiza Gestão de Frotas, em que o condutor pode, por exemplo, agendar a manutenção do carro direto do seu smartphone.

  • ​Cuidados com a legislação ​

Outra função é manter a operação dentro da legalidade. Isso significa, por exemplo, IPVA dos carros em dia, seguro DPVAT quitado e constante acompanhamento da situação da CNH dos condutores – pontuação e prazo de validade.

 O gestor de frotas faz o gerenciamento dos veículos e lida com questões burocráticas


Quais as competências que um gestor de frotas deve ter?​

Quem deseja trabalhar como gestor de frotas ou vai contratar um, precisa saber que o papel da profissão vai além da administração dos carros.

Com a gestão eficiente dos veículos e condutores, os resultados da empresa também evoluem positivamente. E isso é bom para todos os envolvidos, não é mesmo? Por isso, o profissional precisa ter algumas competências agregadas ao seu conhecimento e experiência.

  • Organização ​​

O gestor de frotas lida com inúmeras informações, processos e detalhes. Para que tudo corra bem, é indispensável que ele tenha habilidade de se organizar para acompanhar todas as etapas e tomar as decisões certas.

  • Habilidade com planejamento

Mais uma habilidade que precisa fazer parte do escopo do gestor de frotas é a capacidade de planejamento para ações de curto, médio e longo prazo. Tudo com o foco nos resultados positivos que a operação deve trazer à empresa – por isso, a habilidade de planejar a parte financeira, estratégica e humana do setor para o próximo mês, semestre e ano é fundamental. ​

  • Foco em resultados

O gestor de frotas precisa ter um perfil bastante focado em atingir os resultados e metas do departamento e da empresa. Para isso, é importante que ele tenha dedicação para otimizar os processos e reduzir custos. ​

  • Conhecimento de mercado e novidades

O profissional dessa área precisa estar sempre de olho nas tendências do mercado, nas mudanças de consumo e nas alterações da lei. Isso, porque qualquer novidade que chega de surpresa gera impactos significativos na operação e nas finanças.

  • Liderança

Por fim, o gestor de frotas é um profissional que precisa ter a habilidade de liderar e motivar a equipe, já que ele é quem vai ter contato frequente com o time de condutores.

Com espírito de liderança, o gestor consegue manter o pessoal dedicado em trabalhar com eficiência e motivado para exercer suas funções com zelo e consideração pela empresa.

Cotidiano do gestor de frotas: o que ele precisa para trabalhar bem​

Além do conhecimento, experiência e competências, o gestor de frotas precisa de uma combinação de elementos para desenvolver seu trabalho com eficiência e trazer resultados ainda melhores para a empresa.​​​​​

• Conhecimento sobre a empresa 

Antes de começar a trabalhar, é fundamental que o gestor passe por um processo de imersão e entenda as particularidades e objetivos da empresa. Integrado ao funcionamento do negócio, ele consegue visualizar as soluções necessárias com mais clareza e aplicá-las no dia a dia da frota, seja ela própria ou terceirizada.

• Interação com setores internos 

É bem importante que o profissional tenha facilidade em interagir com áreas diferentes, já que em várias ocasiões terá demandas para outros departamentos - como o Financeiro, Suprimentos, Jurídico e RH.

• Ferramentas de gestão

O profissional precisa contar com ferramentas que o auxiliem a fazer o gerenciamento dos veículos e da equipe. Utilizar soluções inovadoras de gestão de frotas potencializa as estratégias de mobilidade do negócio e, consequentemente, beneficia os resultados da empresa.

Com os sistemas de gestão da Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, o gestor exerce suas tarefas com precisão e tem um desenvolvimento positivo para a empresa -  o que se reflete diretamente nos rendimentos.

Quer se aprofundar ainda mais no assunto? Confira o guia que preparamos com tudo o que você precisa saber sobre gestão de frotas!