Você sabe o que é outsourcing? O conceito é mais comum do que você imagina e pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Isso, porque trata-se de uma prática bastante conhecida no mercado.
Quer entender mais? Acompanhe!
Outsourcing é o termo em inglês para terceirização. E de acordo com definições de especialistas, como a de Paulo Sandroni em sua obra Novíssimo dicionário de economia, terceirização consiste na prática de contratar de outras empresas produtos e serviços que são necessários ao processo produtivo.
Segundo Livio Antonio Giosa, em seu livro Terceirização: uma abordagem estratégica, o conceito surgiu nos Estados Unidos após o início da Segunda Guerra Mundial e consolidou-se na década de 50, a partir do desenvolvimento industrial.
No Brasil, começou a ficar mais forte com a atuação das multinacionais do ramo automobilístico.
Com a Lei 13.429/2017, a terceirização é permitida para qualquer atividade em todos os setores. Veja alguns exemplos do que as companhias costumam terceirizar:
Segundo Jerônimo Souto Leiria, em seu livro Terceirização passo a passo: o caminho para a administração pública e privada, terceirizar é saudável. Isso, porque trata-se de uma relação de parceria que prioriza o equilíbrio.
Para o autor, o outsourcing elimina a subordinação e proporciona muito mais troca. Além disso, ele explica que a terceirização permite que a empresa faça uma espécie de revisão da sua saúde interna e, assim, gere mudanças que garantem resultados.
Paralelamente, Giosa pontua algumas vantagens práticas da terceirização, como: valorização do talento humano, especialização dos serviços, redução de custos e diminuição de desperdícios.
Nesse sentido, destacamos as principais vantagens:
Uma das principais vantagens da terceirização é contar com experts no assunto. Dessa maneira, a empresa contratante vai ter produtos ou serviços ainda mais eficientes, já que são providenciados e desenvolvidos por especialistas no assunto.
Outra vantagem importante da terceirização é a possibilidade de economizar. Na maioria dos casos, os processos de contratação de pessoal e aquisição de ativos saem muito mais caros do que a contratação de empresas que já contam com um quadro profissional e maquinário para fornecer.
E especialmente em casos onde a dúvida está entre adquirir o ativo ou terceirizar, é comum, num primeiro momento, que as empresas tenham a impressão de que é mais barato escolher o ativo. Porém, ao realizar o cálculo correto do Custo Total de Propriedade (TCO), a economia fica evidente com a opção de outsourcing.
A empresa que conta com terceirização corre menos risco de cometer erros na execução de atividades que não conhece bem. Ao mesmo tempo, ganha oportunidade e agilidade para focar sua energia nas tarefas principais do negócio e nas tomadas de decisão.
Empresas que precisam de veículos para operar podem optar por frotas próprias ou terceirizadas. Mas, geralmente, escolhem a terceirização porque encontram diversos benefícios.
A Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, contribui com seus clientes nos seguintes aspectos: