​​​Você sabe o que é outsourcing? O conceito é mais comum do que você imagina e pode trazer uma série de benefícios para a empresa. Isso, porque trata-se de uma prática bastante conhecida no mercado. Quer entender mais? Acompanhe!​


O que é outsourcing

Outsourcing é o termo em inglês para terceirização. E de acordo com definições de especialistas, como a de Paulo Sandroni em sua obra Novíssimo dicionário de economia, terceirização consiste na prática de contratar de outras empresas produtos e serviços que são necessários ao processo produtivo.

​ 

Como surgiu o outsourcing​

Segundo Livio Antonio Giosa, em seu livro Terceirização: uma abordagem estratégica, o conceito surgiu nos Estados Unidos após o início da Segunda Guerra Mundial e consolidou-se na década de 50, a partir do desenvolvimento industrial. No Brasil, começou a ficar mais forte com a atuação das multinacionais do ramo automobilístico.

 

O que pode ser terceirizado

Com a Lei 13.429/2017​, a terceirização é permitida para qualquer atividade em todos os setores. Veja alguns exemplos do que as companhias costumam terceirizar:

 

• Frotas

• Serviços de logística

• Serviços de comunicação

• Serviços de contabilidade

• Serviços de limpeza

• Serviços de segurança

• Máquinas

• Mobília

 

Vantagens da terceirização

Segundo Jerônimo Souto Leiria, em seu livro Terceirização passo a passo: o caminho para a administração pública e privada, terceirizar é saudável porque trata-se de uma relação de parceria que prioriza o equilíbrio.

 

Para o autor, o outsourcing elimina a subordinação e proporciona muito mais troca. Além disso, ele explica que a terceirização permite que a empresa faça uma espécie de revisão da sua saúde interna e, assim, gere mudanças que garantem resultados.

 

Paralelamente, Giosa pontua algumas vantagens práticas da terceirização, como: valorização do talento humano, especialização dos serviços, redução de custos e diminuição de desperdícios. ​​


Nesse sentido, destacamos:


Especialização dos serviços

Uma das principais vantagens da terceirização é contar com experts no assunto. Dessa maneira, a empresa contratante vai ter produtos ou serviços ainda mais eficientes, já que são providenciados e desenvolvidos por especialistas no assunto. 


Redução de custos

Outra vantagem importante da terceirização é a possibilidade de economizar. Na maioria dos casos, os processos de contratação de pessoal e aquisição de ativos saem muito mais caros do que a contratação de empresas que já contam com um quadro profissional e maquinário para fornecer.

E especialmente em casos onde a dúvida está entre adquirir o ativo ou terceirizar, é comum, num primeiro momento, que as empresas tenham a impressão de que é mais barato escolher o ativo. Porém, ao realizar o cálculo correto do Custo Total de Propriedade (TCO), a economia fica evidente com a opção de outsourcing.

 

 Mais oportunidades e menos riscos

A empresa que conta com terceirização corre menos risco de cometer erros na execução de atividades que não conhece bem. Ao mesmo tempo, ganha oportunidade e agilidade para focar sua energia nas tarefas principais do negócio e nas tomadas de decisão.

 ​
Outsourcing: exemplo prático dos benefícios da terceirização

Empresas que precisam de veículos para operar podem optar por frotas próprias ou terceirizadas. Mas, geralmente, escolhem a terceirização porque encontram diversos benefícios.

A Localiza Gestão de Frotas​, por exemplo, contribui com seus clientes nos seguintes aspectos:

 

1. Melhor custo-benefício: isso, porque os clientes recebem carros zero quilômetro sem precisar se preocupar com o processo de negociação com a montadora, depreciação dos automóveis ou revenda abaixo da Fipe. Portanto, não perdem dinheiro com a desvalorização e usam carros novos sempre.

 

2. Oportunidade de investimento: sem a descapitalização provocada pelo gasto elevado com compras à vista e sem comprometer linhas de crédito em financiamentos, as empresas têm possibilidade de investir nos setores que geram receita e crescimento.

 

3. Menos burocracia: a Localiza Gestão de Frotas faz a assessoria para a escolha dos carros; compra e distribui em todo Brasil; providencia toda a parte de licenciamento, administração dos documentos e multas; também cuida da manutenção e dos pneus; fornece carro provisório enquanto o definitivo não chega; fornece carro substituto para os casos de manutenção ou acidente e, por fim, cuida da venda dos carros usados e renovação ao final do contrato.​

 

4. Equipe e serviço especializado: finalmente, os consultores ajudam o cliente a desenhar a melhor frota para o seu tipo de negócio, além de darem assistência em trâmites administrativos e uso dos sistemas de gestão de frotas​. Isso tudo com atendimento 24 horas.