Felizmente, empresários e gestores estão cada vez mais atentos ao comportamento dos colaboradores que compõem a sua equipe e, por isso, novas práticas e métodos associados à gestão de pessoas têm conquistado muito espaço no meio corporativo, como é o caso do People Analytics.

Você conhece ou sabe do que se trata o People Analytics?

É um método utilizado pelo setor de gestão de pessoas e que usa de uma estratégia de coleta de dados e análise de informações sobre os funcionários que fazem parte de uma empresa.

Quer saber mais?

Acompanhe o restante do conteúdo!​ 

 

O que é o People Analytics?

O People Analytics, como o próprio nome diz, é um processo de análise de pessoas que extrai e organiza inúmeros dados sobre as equipes de uma empresa, utilizando um software para unir as informações das mais variadas fontes.

Essa coleta e o diagnóstico de dados podem auxiliar bastante os gestores e executivos na tomada de decisões sobre a sua equipe de funcionários e ajudar a medir os esforços de trabalho.

Por isso, com a ajuda do People Analytics, torna-se possível acompanhar de perto e de forma mais rápida indicadores importantes para o trabalho do setor de RH, como: produtividade, engajamento e performance.​



O People Analytics na prática

Como vimos, o People Analytics é um processo que, na prática, engloba quatro etapas: coleta, cálculo, modelagem e análise.

Agora você vai entender cada uma dessas fases:

1. Coleta

Nessa primeira fase, todas as informações são coletadas para análise e podem ser extraídas por meio de redes sociais, pesquisas internas, currículos etc.​

2. Cálculo

Aqui são descobertas as respostas às questões consideradas relevantes para a instituição.​

3. Análise

Chegou o momento de analisar os números cuidadosamente, permitindo à gestão tomar decisões estrategicamente pensadas para a empresa.

4. Modelagem

Agora é preciso reunir todas as informações coletadas. Assim será possível buscar soluções para estabelecer planos eficientes para toda a empresa.​

 

As vantagens do People AnalyticsMicrosoftTeams-image (45).png

O People Analytics é uma metodologia versátil e determinante em tomadas de decisões que envolvam novas contratações de colaboradores, programas de treinamento e desenvolvimento, políticas de remuneração e plano de carreira dentro da instituição.

Além dos benefícios que um RH estratégico pode agregar a uma empresa, investir no método do People Analytics pode ajudar também a sua organização a inovar e a se destacar no mercado.

Veja algumas das principais vantagens da implementação dessa estrutura:

  • Maior probabilidade de sucesso nas contratações de novos colaboradores
  • Melhor gestão do controle e organização dos processos da empresa
  • Oportunidade de ganho de eficiência para o RH
  • Maiores chances de redução de custos para a instituição
  • Controle preciso dos resultados das ações propostas internamente
  • Identificação de pontos fracos e pontos a melhorar no desenvolvimento dos funcionários

​ 

Como implementar o People Analytics na sua empresa?

Agora que chegamos até aqui e você já entende mais sobre a metodologia, a boa notícia é: não importa o tamanho da sua empresa, é possível utilizar esse método na estrutura de organização do seu negócio.

Para começar a implementar o People Analytics em sua empresa, é necessário seguir alguns passos:

1. Determine o objetivo

Defina quais são os problemas mais urgentes que sua a empresa está enfrentando e que podem ser resolvidos a partir da análise de dados.

2. Defina o software

Com os objetivos definidos, você terá mais facilidade para escolher o modelo de software que melhor se encaixa em sua empresa.​

3. Treine sua equipe

Para que o software seja usado corretamente, é necessário investir em treinamentos para a equipe. Dessa maneira a área responsável conseguirá extrair o melhor da metodologia.​

4. Comece com os dados disponíveis

Você precisa começar! Os dados são limitados? Não se preocupe, pois você pode gerar insights mesmo assim! Foque um desafio do negócio e envolva outros membros de sua equipe na análise, sendo orientada pelos dados já disponíveis.

 ​

Gostou de conhecer um pouco mais sobre esse método moderno de gestão? Aproveite e confira mais dicas de gestão para sua empresa.

Não deixe de seguir a gente nas redes sociais e ficar por dentro das nossas novidades!