Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 21/10/2022

Perfil do condutor de frotas: qual é o ideal para a sua?

Entenda qual o tipo de perfil de condutor é ideal para o cargo e como encontrá-lo nos processos de seleção.
Imagem de um homem jovem no volante representando o conteúdo sobre Perfil de condutor de frotas

Procurar pelo perfil de condutor mais adequado para uma vaga na condução dos veículos de frotas nem sempre é uma tarefa fácil. 

A boa notícia é que prestar atenção em algumas características do candidato e contar com métodos de recrutamento aumentam a chance de formar um time eficiente.

E para ajudar você, preparamos este guia com os principais perfis e testes que sua empresa pode buscar. Acompanhe.

Perfil de condutor ideal para frotas

Apesar das políticas para utilização de veículos da empresa, sessões de DDS e treinamento para motoristas​ ajudarem a orientar e conscientizar condutores quanto às melhores práticas para um trânsito seguro, é fundamental que os recrutadores da área de frotas identifiquem o perfil de condutor ideal para o dia a dia de trabalho.

Selecionamos os comportamentos, habilidades e temperamentos mais indicados por especialistas. Confira!

Responsável

Ser responsável é a principal característica de um bom condutor, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais em reportagem ao G1

A responsabilidade é uma conduta que evitaria inúmeros acidentes, afinal, o motorista responsável está sempre atento e é prudente em suas manobras, respeitando a sinalização, os pedestres e outros veículos.

Esse tipo de atitude faz parte do conjunto de ações de direção defensiva e contribui para maior fluidez no trânsito.

Generoso

Segundo especialistas em matéria para O Globo, o egoísmo é um dos principais vilões do trânsito. 

Eles explicam que um comportamento egoísta desconsidera as necessidades dos outros – e essa falta de empatia em ambientes como ruas ou estradas podem gerar acidentes.

A solução, portanto, é uma combinação entre generosidade e educação. Sendo assim, essas características são fundamentais para um motorista profissional.

Paciente

Outro traço importante no perfil do condutor é a paciência. 

De acordo com o Instituto de Certificação e Estudos de Trânsito e Transporte (Icetran), esse traço é essencial para uma direção segura, pois ajuda na tomada de decisões mais responsáveis e vai na contramão de comportamentos que podem causar acidentes e outros problemas.

Interessado

Conhecimento das leis e das técnicas de direção defensiva, consciência sobre a promoção de um trânsito seguro, além da noção sobre assuntos de mecânica e postura profissional são aspectos que devem fazer parte do conjunto de interesses de um condutor qualificado.

E, mesmo que ele não entenda de tudo desde o princípio de sua atuação, demonstrar-se interessado no aprendizado de tais temas é uma qualidade que pode contar pontos.

Leia também: Indicadores de eficiência e eficácia – como melhorar seu time​

Frotas: como conhecer o perfil do candidato

As áreas de recrutamento e de gestão de frotas da empresa podem contar com alguns métodos de identificação do perfil de candidato para avaliar se ele é o profissional adequado para o cargo. 

Selecionamos algumas delas.

Busque referências profissionais

De acordo com artigo do portal de recrutamento Catho, a busca por referências profissionais é uma das práticas mais comuns de setores de recursos humanos, recrutamento e seleção.

Trata-se de entrar em contato com ex-empregadores do candidato e averiguar as atividades por ele desenvolvidas, perfil de relações interpessoais e motivo do desligamento do emprego anterior.

Realize testes psicológicos

As avaliações são ferramentas científicas reconhecidas mundialmente como essenciais para auxiliar na identificação de comportamentos incompatíveis com a função, segundo o Conselho Federal de Psicologia em matéria à revista Superinteressante.

Dentre as diversas modalidades de testes estão os de atenção, personalidade e trabalho em equipe. Vale lembrar que esse tipo de recurso pode ser aplicado e interpretado apenas por um psicólogo habilitado.

Considere testes práticos

Por fim, os testes admissionais podem incluir avaliações práticas para o cargo. 

No caso de empresas com frotas, a prova para o motorista pode ajudar a identificar habilidades, postura e até um pouco do perfil de condução.

Aliando esta às outras avaliações – currículo, entrevista, dinâmica em grupo e testes psicológicos – as chances de contratação de um profissional qualificado aumentam consideravelmente.

Aproveite e veja como a telemetria ajuda a avaliar o perfil de condução.​

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

FALE CONOSCO

Ícone Central de vendas whatsapp.

Central de Vendas WhatsApp

Ícone Aumento da produtividade.

Clientes Localiza Gestão de Frotas

Atendimento 24 horas

0800 979 1010

Atendimento a gestor

0800 979 1010

Ícone Clientes Migrados.

Clientes Migrados

Assistência Técnica 24 horas

0800 726 9804

Assistência 24 horas BestFleet

0800 701 7033

Sinistros / Terceiros

0800 772 0995

SAC Frotas

0800 772 0994

Localiza Gestão de Frotas

Todos os direitos reservados

Localiza Fleet S/A | CNPJ 02.286.479/0001-08

Av. Bernardo Vasconcelos, n. 377 Bairro Cachoeirinha, Belo Horizonte/MG CEP 31.150-000