Produtividade pode ser algo bem subjetivo. O primeiro passo é definir o que é produtividade para a sua empresa, estabelecer metas, acompanhá-las e ter medidas preventivas, a fim de evitar que possíveis problemas atrapalhem seu planejamento.

Para te ajudar nesta missão, criamos este artigo com cinco dicas de como aumentar a produtividade de frotas. Se você procurava um conteúdo guia para isso, encontrou. Boa leitura!

O que é produtividade de frotas?


Antes de fazer cálculos, precisamos entender o que de fato significa produtividade de frotas. Em termos gerais, podemos definir que ser produtivo é fazer mais utilizando menos recursos. Mas os fatores que te levam a isso são muitos.

Um bom gestor de frotas é o principal responsável por todo o planejamento da operação. Desse modo, não podemos dizer que o aumento de produtividade cabe apenas ao condutor dos veículos. É preciso que haja um planejamento das viagens e das cargas distribuídas, e um acompanhamento contínuo em todas as etapas, desde o treinamento de funcionários até a manutenção dos veículos. Afinal, ser produtivo não é apenas fazer mais rápido ou gastando menos; é necessário ainda trabalhar atento com a segurança, tanto dos condutores quanto das cargas, e ainda estar de olho na qualidade das entregas.


Confira as dicas:

 

1- Uso de tecnologia na gestão de frotas

Este é o ponto-chave. Mais à frente, você verá que as próximas dicas também contam com esse suporte tecnológico.

Hoje, ainda existem empresas que fazem acompanhamento de forma manual. Mas sabemos que essa tarefa sem tecnologia exige muito mais tempo do gestor. Por mais organizado que esse seja, isso significa mais papéis e lembretes para que nada saia do eixo. Quando a tecnologia entra, além do ganho de tempo na organização, é possível compreender e acompanhar com mais exatidão todos os processos, de forma contínua.

Ou seja, quando se tem uma gestão de frotas rodando de forma automatizada, é possível ter mais exatidão a cada etapa. É possível ter uma noção mais clara de para onde o tempo e o dinheiro estão sendo direcionados, e, com isso, minimizar prejuízos com muitos serviços recorrentes.

 

2- Acompanhamento periódico da logística da frota

O próximo passo é um acompanhamento rigoroso da logística e da montagem de rota. Somente após um estudo das agendas e dos trajetos será possível fazer um planejamento de itinerário que evite ao máximo o gasto de combustível. Por exemplo, podemos prever horários com menos congestionamento e tornar as entregas mais inteligentes e produtivas.

Outro ponto de atenção quando se fala em logística é identificar possíveis erros de condução. Sabemos bem que a má condução causa desgastes mecânicos, reduzindo a vida útil dos veículos. Quando o gestor está de olho nos dados e identifica erros de forma prévia, é possível evitar gastos antecipados, e muitas vezes desnecessários.

3 - Invista no treinamento dos condutores

Sua carga ou mercadoria só chega ao destino final graças aos motoristas da frota. Por isso, é importante estar de olho no comportamento deles ao longo de todo esse processo. É preciso que seus condutores estejam por dentro dos objetivos da empresa e dirijam de forma consciente.

Como vimos anteriormente, a má condução gera gastos desnecessários diariamente com gasolina. Isso sem falar em danos mecânicos, que, se não acompanhados periodicamente, diminuem muito a vida útil dos veículos.

 

4 - Manutenção da frota em dia

Assim como o treinamento dos condutores, essencial, é preciso também estar atento à condição dos veículos. São vários os itens fundamentais para o funcionamento dos carros: troca de óleo, sistema de arrefecimento, manutenção preventiva de freios e motor etc.

As revisões e trocas de peças variam de acordo com marca, modelo e até utilização do veículo. Sendo assim, é necessário que todos esses dados estejam centralizados em alguma plataforma de fácil consulta para que sua frota rode com eficiência e redução de custos.

 

5 - Terceirização da frota

Essa é a melhor opção para quem precisa economizar tempo e dinheiro. A frota terceirizada permite que o gestor de frota da sua empresa mantenha o foco nos pontos estratégicos da operação, como a performance dos condutores e gastos com combustível ou eventualidades.

Dessa forma, sobra mais tempo para desenhar estratégias e pôr em prática as dicas que demos acima, aumentando finalmente a eficácia da operação.

Principais prontos em destaque de uma gestão de frotas terceirizada:

  • Eficiência no dia a dia e, consequentemente, resultados positivos no fim do mês.
  • Sistemas de gestão de frota inteligentes, que ajudam o seu gestor a administrar o dia a dia dos condutores e veículos.
  • A empresa não perde capital na compra de veículos

 

A Localiza na gestão de frotas


Já pensou em contar com a ajuda e o direcionamento dos melhores do mercado quando o assunto é mobilidade urbana? Estamos há mais de 20 anos no mercado e não somos líderes do segmento por coincidência. Temos 98% da taxa de satisfação dos nossos clientes, e ainda os ajudamos a economizar mais de 30%, em relação a uma frota própria.

A Localiza cuida de todo o processo de negociação com montadoras, compra dos carros, licenciamento, emplacamento, seguro, manutenção e renovação da frota. Sua empresa recebe carros novos e prontos para o trabalho, sem se preocupar com burocracias, deprecia ção e revenda, além de atendimento 24 horas para todo o Brasil.

Nós cuidamos de toda a parte burocrática relacionada a veículos para que você gaste seu tempo com o que realmente importa.

Quer saber mais? Entre em contato com nosso time de atendimento aqui no site e fique por dentro dos nossos serviços.