É possível concordar que a gestão de frotas é um trabalho que exige um olhar apurado para a segurança e rendimento da equipe.

Dessa forma, acompanhar em tempo real o dia a dia dos condutores é essencial para que o gestor consiga fazer um melhor controle de veículos, identificar oportunidades de melhorias e entender como utilizar melhor os recursos.

Para saber mais, acompanhe o artigo e veja:

  • O que é o rastreamento de veículos?
  • Como funciona o rastreamento veicular?
  • Quais são as diferenças entre telemetria e rastreamento veicular?
  • Qual tipo de sistema escolher?

​Con​tinue lendo e entenda sobre rastreamento veicular!


​O que é rastreamento de veículos?

A função principal do rastreador veicular é indicar a localização exata do automóvel, sendo ele carro, moto, caminhão ou qualquer outro.

O rastreamento de veículos, como o próprio nome sugere, é um recurso instalado no carro que possibilita saber, em tempo real, onde ele está.

Esse sistema é muito importante para a segurança do motorista e para a possível recuperação do item, como em casos de roubos ou furtos.

Quando utilizado na área de transportadoras, por exemplo, a principal vantagem é acompanhar o ritmo de entregas, fazendo um gerenciamento de frotas mais eficiente, minimizando riscos e prejuízos.

Além disso, pode ser um recurso muito útil para gestão de equipes externas, como a de prestadores de serviços.


Como funciona o rastreamento veicular?

Para que o rastreamento veicular funcione, é necessário instalar um localizador no veículo. Assim, a partir desse chip, será possível fazer o rastreamento por meio de um aplicativo disponibilizado pela empresa que presta este serviço.

Na Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, temos o Carro Conectado, um sistema completo e desenvolvido com tecnologia de ponta. Por meio dele, você faz toda a gestão online, de maneira ágil e intuitiva.

Além disso, temos uma equipe preparada para entender as particularidades da sua frota e configurar a ferramenta de acordo com as suas necessidades.​

Diferença entre rastreamento e monitoramento veicular

A principal diferença entre o rastreamento e o monitoramento é que enquanto o rastreamento identifica o local onde está o veículo, o monitoramento veicular permite monitorar outras informações úteis, como velocidade em determinado trajeto, locais por onde passou e o tempo que o veículo ficou parado em algum local.

Agora que você já viu a principal diferença entre rastreamento e monitoramento veicular, entenda mais sobre o que é e como o monitoramento de frotas impacta no seu negócio.

​Quais são as diferenças entre telemetria e rastreamento veicular?

Enquanto o rastreamento veicular indica onde o veículo está e o monitoramento indica algumas condições, como velocidade, a telemetria vai além: ela traz informações mais precisas sobre as condições mecânicas do veículo e também a condução do motorista.

Os recursos da telemetria são essenciais para o administrador de frotas que precisa melhorar os índices de produtividade da sua equipe e até reduzir custos, além de garantir a segurança dos motoristas e dos veículos da empresa.

A telemetria veicular é um recurso tecnológico e automatizado de coleta e envio de dados, fornecendo uma série de dados sobre o veículo e seu condutor.

Entre os principais recursos da telemetria, podemos citar:

  • Produtividade da equipe: visualizando a quantidade de visitas realizadas; verificando quem é o motorista mais próximo de algum cliente, por exemplo, para atendê-lo mais rápido e com menor custo.
  • Gestão de combustível: fazendo maior controle das despesas, integrando com dados de abastecimento para melhorar a eficiência durante o deslocamento.
  • Perfil de condução: quilometragens percorridas e características da condução do veículo, como aceleração e frenagens bruscas.

​Afinal, qual tipo de sistema de rastreamento veicular escolher?

A escolha do melhor sistema de rastreamento veicular dependerá das necessidades do gestor. No entanto, vale dizer que quanto mais informações for possível ter sobre a frota, melhor.

Optar pela telemetria, por exemplo, permite uma análise mais aprofundada para tomadas de decisão mais precisas em relação à frota.

Por isso, a telemetria pode ser uma solução mais eficiente, com melhor oportunidade de economia de recursos e aumento de produtividade.

Para conhecer mais sobre a tel​emetria e sistema de gestão de frotas, acesse a solução Carro Conectado Localiza Gestão de Frotas.​​​​​​​