A redução de custos nas empresas vem se tornando cada vez mais necessária. Aliás, com um mercado mais competitivo, evitar desperdícios e otimizar recursos é uma forma eficiente de fortalecer o negócio. E essa premissa vale principalmente para empresas que precisam de veículos para as operações do dia a dia. Afinal, carros podem ser excelentes aliados – desde que bem administrados.

Por isso, preparamos este artigo com algumas sugestões para contribuir com sua estratégia orçamentária. Confira!

 

1. Monitore as finanças

O ponto de partida para reduzir custos na empresa é monitorar as finanças com precisão. Assim, é possível manter as contas a pagar em dia e evitar multas. Além disso, você não deixa de receber dos clientes, uma vez que está cuidando das entradas que estão por vir.

Outro detalhe positivo é que um monitoramento adequado permite a criação de orçamentos consistentes, que dão a chance da empresa se preparar para compromissos e identificar oportunidades de corte.

 

2. Utilize sistemas de gestão integrados

Para reduzir custos é fundamental trabalhar com os dados da empresa de forma precisa e eficiente. Para isso, os sistemas de gestão integrados são grandes aliados. Eles são ferramentas que, em um mesmo ambiente, armazenam informações sobre todos os setores da companhia – facilitando tanto análises quanto tratativas.

E se o negócio utiliza veículos para operar, sistemas de gestão próprios para frotas fazem a diferença no dia a dia e também no orçamento da organização. Isso, porque soluções como o MyFleet e Carro Conectado permitem que o gestor cuide de todos os automóveis, gastos com combustível, manutenção, multas e rotas de forma prática e precisa.

Além disso, essas ferramentas permitem extração de relatórios e indicadores com visão geral e detalhada dos custos. O que nos leva à próxima dica.

 

3. Analise seus indicadores

Mais uma atitude indispensável para quem procura a redução de custos nas empresas é analisar os indicadores-chave da organização. Conferir relatórios de custo por cliente, custo de oportunidade e outras despesas, cruzando esses dados com informações sobre vendas e receitas, é uma prática que ajuda a visualizar gargalos e identificar oportunidades de economia.

Leia também: Sistema de gestão de frotas - entendendo indicadores
 

4. Desenvolva processos de recrutamento eficientes

Segundo reportagem recente da revista Exame, uma grande empresa de call center conseguiu economizar R$ 3 milhões com a redução da rotatividade em apenas alguns meses.

O número chama atenção e faz sentido: para demitir e recontratar, é necessário arcar com despesas de rescisão de contrato, recrutamento e treinamento. Fora o tempo de espera – enquanto ele passa, o nível de produtividade do time cai.

Por isso, uma boa estratégia de redução de custos é contratar a pessoa certa para a vaga. Nesse sentido, é necessário desenvolver processos de recrutamento eficientes.

Alguns exemplos dessas medidas vão além da análise de currículo e entrevista convencional. Um artigo da Xerpa, empresa especialista em serviços de recursos humanos, recomenda testes técnicos e de perfil para ajudar a reconhecer características do profissional - e assim, compreender se é o colaborador indicado para a posição.

 

5. Economize energia elétrica

Outra forma de alcançar a redução de custos nas empresas é economizar na eletricidade. Um estudo da Federação da Indústria do Rio de Janeiro (Firjan) mostra que gastos com energia elétrica podem representar até 40% dos custos de produção. 

Usar o ar-condicionado com portas e janelas fechadas, aproveitar a luz natural, usar lâmpadas de LED e trocar equipamentos antigos pelos mais econômicos são medidas que ajudam a diminuir a conta de luz. Inclusive, a Companhia Paranaense de Energia (Copel) explica que é possível economizar até 34% com um ar-condicionado que tem a certificação Selo Procel de Eficiência Energética.


6. Desenvolva rotas inteligentes

Para empresas que usam frotas, o desenvolvimento de rotas inteligentes é fundamental para reduzir custos. Com rotas mais assertivas, é possível atender mais clientes de uma só vez – ou seja, há economia de combustível e até maior aproveitamento da vida útil do carro. 

Inclusive, neste artigo você pode ver algumas dicas para criar trajetos eficientes.

 

7. Escolha frota terceirizada

Por fim, uma das principais estratégias de redução de custos nas empresas é escolher a terceirização de frotas em vez da frota própria.

A primeira vantagem é que a frota terceirizada permite que o caixa fique praticamente intacto, já que o montante de dinheiro para compras à vista não é retirado das reservas da empresa. No caso de compras parceladas, a companhia deixa de comprometer linhas de crédito quando opta pela terceirização.

Além disso, ao terceirizar, a empresa não perde dinheiro com a depreciação e nem gasta com divulgação para revender, ou com os impostos incidentes na quantia que é considerada lucro depois da revenda.

E um exemplo de solução por meio da terceirização é a Localiza Gestão de Frotas, que ajuda a economizar até 31% dos custos, se comparado com frota própria. 

Aproveite e converse com nossos especialistas​ sobre como reduzir custos com frota na empresa.