​Uma gestão de frotas eficiente conta com todas essas frentes para definir as diretrizes a serem seguidas por gestores, motoristas e demais profissionais envolvidos no setor. Mas quando se trata de segurança no trânsito, quais devem ser as principais preocupações? A gente te explica!​

segurança-no-trânsito.png


Quando se fala de segurança no trânsito, por onde podemos começar?

Atuar com estratégias para a prevenção de acidentes de trânsito é um dos pontos que devem ser aprofundados por gestores. Em uma operação de transportes, o gestor atua em ações focadas na proteção do motorista e das pessoas que compõem o trânsito em que ele está inserido.

Chamamos isso de ações voltadas ao safety em sua frota. Esse tipo de intervenção visa manter a integridade física e psicológica de pessoas, sejam elas colaboradores da empresa ou não. Quando os cuidados estão relacionados a segurança patrimonial, trata-se de security​​​​​. Essa frente é voltada para ações direcionadas a evitar problemas que possam ameaçar a imagem e a integridade material da empresa.



Mas e no trânsito, como a frota deve se comportar?

Para começar, segundo dados do Conselho Federal de Medicina, a cada uma hora, cinco pessoas são vítimas fatais de acidentes de trânsito em rodovias do Brasil. Por isso, pensar minuciosamente na segurança dos condutores de uma frota é essencial para proteger tanto as pessoas quanto o patrimônio da empresa.


segurança-no-trânsito;acidente-de-carro.png

O primeiro passo é identificar o perfil de quem está dirigindo os veículos de sua frota. Fatores comportamentais, como temperamento, devem ser levados em consideração. Como essa pessoa se comporta? Ela é mais calma ou mais explosiva? Quais os seus hábitos na hora de dirigir? Quais as preferências na hora de dirigir – é um colaborador mais diurno ou noturno? Levar em consideração certificações e licenças também é importante.


Reunir esses dados ajuda o gestor a ter uma visão ampla e detalhada de cada indivíduo de sua equipe. Isso tem efeito na hora de traçar planos e diretrizes mais adequados à segurança de cada um dos colaboradores à frente dos volantes de sua frota.


Investimento em treinamento

Uma boa orientação é a chave para o sucesso. Afinal, orientar os colaboradores que dirigem os veículos da sua empresa é uma ótima maneira de tornar o dia a dia dessas pessoas mais seguro. O treinamento deve ser feito com foco na forma adequada de se conduzir o veículo. Alguns pontos, como legislação de trânsito, direção defensiva e comportamentos prudentes ao volante, também devem ser abordados.

É importante que no treinamento esses motoristas aprendam a avaliar situações de risco, evitando locais de perigo iminente, horários e situações que possam causar algum acidente, roubo e demais eventualidades. Além de reduzir o número de acidentes no trânsito, um benefício à população, esse treinamento pode trazer vantagens como redução de gastos com combustível, manutenção e multas.


Horários bem definidos trazem mais segurança?

Boas condições físicas e mentais são fundamentais para dirigir de forma segura. Com horários bem definidos, é possível proporcionar um descanso de qualidade para os colaboradores. Por isso, vale a pena investir em uma política de trabalho que contribua com o descanso e a saúde dos motoristas. Estabelecer jornadas específicas para cada um, revezamento por turnos e pausas determinadas para trajetos muito longos ajuda a evitar acidentes.

Para implementar uma política realmente eficaz, ouça dos próprios motoristas suas ideias e dores. É fundamental que a equipe tenha consciência de que a preservação do bem-estar de todos é essencial para evitar problemas futuros. É importante também fiscalizar se os horários, rodízios e descansos vêm sendo cumpridos.


Incentivos e premiações podem ser uma alternativa

Uma forma adicional de proporcionar segurança aos condutores da frota são planos de incentivo e bonificação àqueles que cumprem à risca os protocolos de segurança. Premiar comportamentos de autocuidado e com o resto da equipe é algo estimulante.

Para saber mais sobre as estratégias de segurança e como a tecnologia tem transformado esse mercado, leia nosso artigo sobre o impacto da tecnologia no aumento da segurança nas estradas. E se você quer desenvolver uma estratégia de gestão de frotas para a sua empresa, converse com nossos especialistas.​