​​​

Sistemas de gestão de frotas são essenciais para empresas que têm veículos. Isso, porque eles ajudam o time de gestão a entender o dia a dia dos condutores, a desenhar soluções que otimizam a operação e a melhorar estratégias de negócios. 


Como tudo isso acontece? Confira!

Por que sistemas de gestão de frotas são importantes para a empresa?

Fazer a gestão de todos os carros e motoristas da empresa não é uma tarefa simples. Por isso, os sistemas de gestão de frotas são indispensáveis: eles entregam os dados de cada carro de forma rápida, organizada e precisa. 

Que benefícios os sistemas de gestão de frotas podem trazer para a empresa?

Com informações claras e organizadas, a equipe pode solucionar trâmites do dia a dia de forma eficiente e tomar melhores decisões. Com isso, sua empresa ganha:

• Redução de custos

Com o controle mais preciso da frota, é possível gastar menos. Isso porque esse controle promove, por exemplo: economia de combustível e economia com manutenção corretiva provocada pela falta de revisão no período adequado.

• Ganho de produtividade

Os sistemas de gestão também permitem monitoramento de rotas e criação de trajetos mais eficientes. Assim, o gestor pode desenhar mapas que acolham o maior número de atendimentos ou que cheguem ao destino com mais agilidade, por exemplo. 

• Mais segurança

Sistemas de gestão também ajudam a manter a segurança do time, dos carros e das cargas. Além do rastreamento 24 horas, as ferramentas permitem identificar o perfil de direção dos condutores – como aceleração e frenagem brusca. Logo, a equipe de gestão pode orientar os motoristas quanto às condutas responsáveis e preventivas no trânsito. Outro ponto positivo é que eles permitem uma visão completa quanto às obrigações legais – com multas por exemplo – evitando problemas para a empresa. 

Sistemas de gestão de frota essenciais

Confira os tipos de sistema de gestão que sua empresa precisa ter para administrar os veículos com eficiência. 

•  Sistema de telemetria


Um dos sistemas de gestão de frotas mais completos e importantes para administrar os veículos da empresa é o sistema de telemetria. Ele reúne funções de monitoramento e rastreamento dos carros e ainda coleta dados importantes sobre a condução do veículo. 

Ocorre que um carro pode gerar aproximadamente 25 GB de informação por hora, como aponta uma pesquisa realizada pela consultoria americana McKinsey & Company. 

E todos esses dados são fundamentais para a análise da equipe e das rotas – o que ajuda na tomada de decisão. Não à toa, sistemas de telemetria acabam se tornando uma vantagem competitiva para as empresas.

Carro Conectado, por exemplo, é um sistema de telemetria que entrega para o gestor dados como: monitoramento do veículo e da rota em tempo real, dados sobre aceleração e frenagem do carro, quilometragem rodada e paradas efetuadas. 

Além de colaborar com a segurança da equipe, dos carros e das cargas, esse tipo de informação permite desenvolver estratégias diversas. Por exemplo: rotas de atendimento a clientes mais eficientes, programas de recompensa ou advertência de acordo com a condução do veículo e soluções para economia de combustível.

• Sistema de administração 


Outra ferramenta fundamental para uma gestão eficiente​ é uma plataforma com todas as informações sobre a frota: carros, equipe, manutenções e multas. Nesse sentido, é fundamental escolher por um sistema que reúna os dados de maneira organizada e confiável, num mesmo lugar. 

Um exemplo desse tipo de sistema administrativo é o portal do gestor MyFleet, que abriga tudo que o gestor precisa – inclusive, integra informações de outros sistemas. Nele é possível ver toda a relação de carros da empresa com detalhes sobre modelo, ano e manutenções. Além disso, no sistema o gestor pode conferir o histórico de motoristas que já conduziram o veículo – e vice-versa. Outra funcionalidade interessante é a relação de dados sobre abastecimento e combustível. 

O sistema também reúne informações sobre as multas associadas a cada automóvel e condutor, dados sobre as manutenções preventivas e corretivas, além de relatório com os principais indicadores da frota. 

Com um sistema administrativo, portanto, o gestor pode monitorar o andamento da equipe, das condições dos veículos e dar as tratativas adequadas diante de cada situação. Outro ponto positivo também é a possibilidade de estudar indicadores extraídos do sistema como um apoio para tomadas de decisão. 

•  Sistema de faturamento eletrônico


Outro tipo de recurso fundamental para uma frota é o de faturamento eletrônico, que permita verificar faturas, boletos e pagamentos de forma fácil, simples e segura. 

sistema de faturamento especialmente desenvolvido para a administração de veículos da Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, oferece esses recursos para o time com total segurança e agilidade. 

•  Sistema para o time de campo


Mais um sistema essencial para administrar frotas é uma plataforma que garanta eficiência às tratativas do dia a dia. Nesse sentido, aplicativos que permitam ao condutor consultar dados sobre manutenção preventiva, indicação de infrator para multas ou agendamento de revisão podem ser bastante úteis – como o #meucarro​, por exemplo.

• Sistema de multas online


Por fim, um sistema de multas online pode ser extremamente útil – como é o da Localiza Gestão de Frotas. Nele, o gestor pode visualizar todos os dados sobre a infração de trânsito edali dar a tratativa – inclusive encaminhar um alerta para o condutor realizar a indicação de infrator. ​​