O sistema de gestão de frota de uma empresa pode ir muito mais além do que servir apenas como uma simples ferramenta de trabalho.
É por meio de sistemas bem desenvolvidos que o gestor tem acesso a indicadores-chave de desempenho – os KPIs. E estes números revelam grandes oportunidades para o negócio. Entenda!
Toda empresa que utiliza carros em sua operação deve utilizar indicadores: esses números podem mostrar oportunidades de utilizar a frota de maneira mais produtiva e rentável.
Isso acontece, por exemplo, porque ao cruzar números referentes à performance dos condutores – como quilômetros rodados, rotas adotadas, paradas, acidentes e multas – com índices de produtividade, o gestor de frota pode identificar oportunidades de economia e otimização do trabalho da equipe.
E apesar de algumas informações apresentadas por esses indicadores serem comuns para qualquer tipo de negócio, é importante lembrar que os dados mais estratégicos podem mudar de uma empresa para outra – para cada tipo de negócio, são aspectos diferentes da frota que têm mais relevância e que precisam aparecer nos relatórios.
Por exemplo: para algumas companhias, o indicador que mais vale está relacionado às práticas de sustentabilidade. Para outras, ao consumo de combustível.
Ainda há negócios que precisam de mais dados sobre a conduta no trânsito, por exemplo. E ainda existem as empresas que precisam de uma visão generalizada sobre todos os aspectos da operação.
Outro ponto importante sobre os indicadores é que eles não são apresentados sempre da mesma maneira, já que variam de acordo com o sistema de gestão de frota utilizado pela companhia.
Cada sistema de gerenciamento de frota vai apresentar os indicadores de uma maneira. Por isso, é importante prestar atenção nos recursos oferecidos por tais ferramentas – elas precisam absorver as necessidades específicas do seu negócio para que KPIs significativos sejam incluídos na análise e apresentados nos relatórios.
O MyFleet, portal do gestor da Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, permite que o gestor de frota tenha em mãos os dados mais importantes para o negócio da empresa e, dentro do próprio sistema, tenha autonomia para gerar relatórios e dar a tratativa de diversas operações.
Isso, porque no MyFleet é possível encontrar dados detalhados sobre cada carro e performance de cada condutor, atendendo a demanda de informação da empresa e oferecendo ao gestor a possibilidade de análise macro ou ponto a ponto dos indicadores.
A partir de uma análise macro e micro do gestor em cima dos indicadores da frota, é possível detectar oportunidades e estabelecer metas. Veja três exemplos de como isso acontece.
Ao cruzar informações sobre o perfil de condução dos colaboradores e a emissão de CO2 dos carros , por exemplo, é possível estabelecer soluções de redução da poluição por meio da escolha de veículos mais eficientes e até da orientação em relação a uma direção mais sustentável dos motoristas.
Dados macro – como a quantidade de acidentes ocorridos em cada mês e regiões onde mais acontecem os sinistros – e dados micro, como o número de ocorrências cometidas por hora ou por determinado profissional, auxiliam no desenvolvimento de políticas internas de condução e ações de conscientização que promovam a direção segura. Dessa forma, além de economizar com reparos e indenizações, a empresa faz o que mais importa: ajuda a salvar vidas e colabora com a mobilidade responsável.
Indicadores sobre o consumo de combustível cruzados às informações de jornada de trabalho e rotas ajudam o gestor de frota a desenvolver estratégias para reduzir custo com o combustível. Isso, porque ele pode criar novos percursos que otimizem o número de atendimentos, desenhar rotas mais curtas e desenvolver programas de conscientização ou políticas de conduta quanto ao uso do carro fora da jornada de trabalho.
Os sistemas de gestão de frota de qualidade têm um diferencial importante: são alinhados com os objetivos da empresa. Por isso, eles apresentam KPIs que interessam ao gestor – e ele, por sua vez, consegue observar com clareza os pontos de atenção e oportunidade de economia e aumento de produtividade.
Para isso, separamos alguns aspectos positivos dos indicadores eficientes apresentados por sistemas de frota.
Ou seja, os indicadores apresentados pelo seu sistema de gestão de frota devem estar alinhados aos objetivos de negócio da companhia e às estratégias para obtenção de resultados.
Se a sua empresa precisa economizar com combustível, por exemplo, os indicadores precisam estar direcionados a apresentar dados que tornem a análise desse aspecto mais assertiva e a tarefa, por sua vez, mais eficiente.
É muito importante que o sistema de gestão de frotas tenha flexibilidade suficiente para fazer integrações com outros sistemas, por exemplo de telemetria, para gerar indicadores mais completos e mais conveniência ao gestor da frota.
Esses indicadores também chegam por meio de outras fontes – como a própria utilização de aplicativos da equipe que está na rua.
Se você procura por um sistema de gestão de frotas que reúna os principais indicadores para a sua empresa e facilite suas análises e tomadas de decisão, aproveite e conheça as soluções da Localiza Gestão de Frotas.