​​​​O sistema de gestão de frota de uma empresa pode ir muito mais além do que servir apenas como uma simples ferramenta de trabalho. É por meio de sistemas bem desenvolvidos que o gestor tem acesso a indicadores-chave de desempenho – os KPIs. E estes números revelam grandes oportunidades para o negócio. Entenda!

Como os indicadores da frota funcionam e ajudam a empresa

Toda empresa que utiliza carros em sua operação deve utilizar indicadores: esses números podem mostrar oportunidades de utilizar a frota de maneira mais produtiva e rentável.​​

Isso acontece, por exemplo, porque ao cruzar números referentes à performance dos condutores – como quilômetros rodados, rotas adotadas, paradas, acidentes e multas – com índices de produtividade, o gestor de frota pode identificar oportunidades de economia e otimização do trabalho da equipe.

indicadores de frota ajudam a empresa

E apesar de algumas informações apresentadas por esses indicadores serem comuns para qualquer tipo de negócio, é importante lembrar que os dados mais estratégicos podem mudar de uma empresa para outra – para cada tipo de negócio, são aspectos diferentes da frota que têm mais relevância e que precisam aparecer nos relatórios

Por exemplo: para algumas companhias, o indicador que mais vale está relacionado às práticas de sustentabilidade. Para outras, ao consumo de combustível. Ainda há negócios que precisam de mais dados sobre a conduta no trânsito, por exemplo. E ainda existem as empresas que precisam de uma visão generalizada sobre todos os aspectos da operação.

Outro ponto importante sobre os indicadores é que eles não são apresentados sempre da mesma maneira, já que variam de acordo com o sistema de gestão de frota utilizado pela companhia. ​​

Sistema de gestão de frotas: como ele apresenta os indicadores

indicadores-de-sistema-de-gerenciamento-de-frota.jpg

Cada sistema de gerenciamento de frota vai apresentar os indicadores de uma maneira. Por isso, é importante prestar atenção nos recursos oferecidos por tais ferramentas – elas precisam absorver as necessidades específicas do seu negócio para que KPIs significativos sejam incluídos na análise e apresentados nos relatórios.  ​

O MyFleet, portal do gestor da Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, permite que o gestor de frota tenha em mãos os dados mais importantes para o negócio da empresa e, dentro do próprio sistema, tenha autonomia para gerar relatórios e dar a tratativa de diversas operações. 

Isso, porque no MyFleet é possível encontrar dados detalhados sobre cada carro e performance de cada condutor, atendendo a demanda de informação da empresa e oferecendo ao gestor a possibilidade de análise macro ou ponto a ponto dos indicadores.

 

Indicadores na prática: como os números mostram oportunidades​

A partir de uma análise macro e micro do gestor em cima dos indicadores da frota, é possível detectar oportunidades e estabelecer metas. Veja três exemplos de como isso acontece.

  • ​Sustentabilidade

Ao cruzar informações sobre o perfil de condução dos colaboradores e a emissão de CO2 dos carros , por exemplo, é possível estabelecer soluções de redução da poluição por meio da escolha de veículos mais eficientes e até da orientação em relação a uma direção mais sustentável dos motoristas. 

  • Segurança

Dados macro - como a quantidade de acidentes ocorridos em cada mês e regiões onde mais acontecem os sinistros – e dados micro, como o número de ocorrências cometidas por hora ou por determinado profissional, auxiliam no desenvolvimento de políticas internas de condução e ações de conscientização que promovam a direção segura. Dessa forma, além de economizar com reparos e indenizações, a empresa faz o que mais importa: ajuda a salvar vidas e colabora com a mobilidade responsável

  • ​Combustível 
Indicadores sobre o consumo de combustível cruzados às informações de jornada de trabalho e rotas ajudam o gestor de frota a desenvolver estratégias para reduzir custo com o combustível. Isso, porque ele pode criar novos percursos que otimizem o número de atendimentos, desenhar rotas mais curtas e desenvolver programas de conscientização ou políticas de conduta quanto ao uso do carro fora da jornada de trabalho. 

Como indicadores eficientes devem ser

Indicadores-eficientes-de-sistemas-de-gestão-de-frota.jpg

​Os sistemas de gestão de frota de qualidade têm um diferencial importante: são alinhados com os objetivos da empresa. Por isso, eles apresentam KPIs que interessam ao gestor – e ele, por sua vez, consegue observar com clareza os pontos de atenção e oportunidade de economia e aumento de produtividade.

Para isso, separamos alguns aspectos positivos dos indicadores eficientes apresentados por sistemas de frota.

  •  Ligados às metas da empresa

Ou seja, os indicadores apresentados pelo seu sistema de gestão de frota devem estar alinhados aos objetivos de negócio da companhia e às estratégias para obtenção de resultados.

Se a sua empresa precisa economizar com combustível, por exemplo, os indicadores precisam estar direcionados a apresentar dados que tornem a análise desse aspecto mais assertiva e a tarefa, por sua vez, mais eficiente. 

  • Têm mais de um meio de captação 

É muito importante que o sistema de gestão de frotas tenha flexibilidade suficiente para fazer integrações com outros sistemas, por exemplo de telemetria,  para gerar indicadores mais completos e mais conveniência ao gestor da frota.

Esses indicadores também chegam por meio de outras fontes – como a própria utilização de aplicativos da equipe que está na rua.

Se você procura por um sistema de gestão de frotas que reúna os principais indicadores para a sua empresa e facilite suas análises e tomadas de decisão, aproveite e conheça as soluções da Localiza Gestão de Frotas.