
A Tara de Caminhão (T) é uma das informações sobre um veículo de carga que devem estar registradas no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV[1] ) e em placa metálica fixada no chassi da carreta.
Além da T, outros dados do caminhão devem estar visíveis na placa e o não cumprimento dessa regra pode acarretar em multas, conforme o artigo 259 da Lei nº 14071[2] .
Tendo em vista a importância da sinalização desse dado, vale se perguntar se os seus conhecimentos em relação a ele estão em dia, correto? Portanto, siga a leitura desse conteúdo para saber mais sobre Tara de Caminhão e outros tão importantes quanto.
A Tara de Caminhão é uma unidade de valor expressa pela letra “T”. Trata-se do peso total do veículo sem a carga, incluindo todos os seus componentes, como carroceria, chassi, motor, tanque de combustível cheio, pneus e acessórios.
Podemos dizer, em outras palavras, que o valor de T é o peso “vazio” do caminhão, sem estar carregado com mercadoria, carga transportada ou pessoas no veículo.
Existem outros valores tão importantes quanto a Tara do Caminhão. São eles:


Controlar e informar essas medidas é fundamental por diversas razões, que afetam tanto o operador quanto a logística e a segurança nas estradas. Aqui estão os principais motivos:
Tanto a Tara do Caminhão quanto a Lotação e Peso Bruto Total (PBT) de um veículo pesado no setor logístico são padronizadas e regulamentadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN).
Além disso, veículos pesados devem, obrigatoriamente, portar uma placa com os três parâmetros T, L e PBT. Essa obrigatoriedade é definida pelo artigo 117 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e regulamentada pela Resolução 290/2008 do CONTRAN.
Dirigir um caminhão com excesso de peso pode comprometer a segurança, dificultando a frenagem e o controle do veículo, o que aumenta o risco de acidentes. Por outro lado, a noção da Tara permite um controle mais preciso da carga, garantindo uma distribuição equilibrada do peso e uma operação mais segura.
Quando um caminhão carrega mais peso do que o recomendado, pode ocorrer desgaste prematuro de componentes, como pneus, suspensão e freios. Conhecer a Tara e o PBT do veículo, ajuda a evitar danos desnecessários a ele, prolongando sua vida útil.
O peso total do caminhão influencia diretamente no consumo de combustível. Cargas excessivas aumentam o consumo, resultando em maiores custos operacionais. Saber a Tara ajuda a otimizar o peso transportado e a gerenciar melhor os gastos com combustível.
O cálculo da Tara é essencial para planejar a capacidade de carga. Isso garante que a carga seja distribuída de maneira eficiente e que a capacidade do veículo seja usada ao máximo sem exceder os limites.
Como você bem sabe, percorrer as estradas exige grande responsabilidade, principalmente quando se transporta determinados tipos de cargas.
Por isso, é essencial contar com veículos de qualidade, com peças de procedência garantida. Está em busca de caminhões para aumentar a sua frota? Conte com a Localiza Pesados.
Se você precisa de veículos pesados para a sua operação logística, a Localiza Pesados é a escolha ideal. Aqui, você conta tanto com o aluguel de caminhões quanto a terceirização completa da sua frota. Seja qual for a sua necessidade, temos o modelo ideal para você.
Nossos veículos estão prontos para rodar por todas as estradas, em excelentes condições, com revisão em dia e emplacamento completo, especificando a Tara do Caminhão e todos os demais dados obrigatórios. Além disso, na Localiza Pesados você pode escolher entre caminhões novos e seminovos.
Seja qual for o setor em que você atua, logístico, agrícola, construção civil ou qualquer outro, nós temos o caminhão certo para você! Entre em contato conosco e alugue agora mesmo!
Nós temos o compromisso de utilizar e tratar os seus dados de forma segura. Confira nosso