​​A tecnologia automotiva é um conjunto de estudos, processos e criações do setor automobilístico que tem por objetivo desenvolver carros mais sustentáveis e seguros. E desses investimentos em pesquisa e inovação já saíram resultados surpreendentes.

Quer conhecer algumas novidades? Preparamos uma lista com as principais delas. Confira!

1. Banco antissono 

Viajar longas distâncias pode ser bastante cansativo e provocar sonolência. E sem dúvida, esse é um fator que aumenta os riscos de acidentes: segundo a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), por exemplo, cerca de 20% das ocorrências no país estão ligadas ao cansaço e distúrbios do sono. 

Pensando nisso, a indústria automotiva está desenvolvendo o banco antissono, que é equipado com manta térmica de aquecimento, alto-falantes para mensagens, sistema de refrigeração e sistema vibratório eletromagnético. Esse conjunto deve monitorar o cansaço do condutor e ajudar a despertá-lo. 

2. Piloto automático adaptativo 

​Pela praticidade ou pela segurança, a condução automática é uma promessa para o futuro na qual as montadoras já estão investindo pesado. E nesse processo de automação, o recurso de piloto automático é peça-chave. 

Isso porque a solução já existe nos carros mais modernos e é adaptativo, monitorando o fluxo do tráfego continuamente, ajustando a velocidade de forma rápida e automática.  A ferramenta auxilia na redução de acidentes e colisões em grandes cidades e até mesmo em estradas movimentadas. 

3. Visão Noturna ​

Para quem viaja à noite, todo o cuidado é pouco. A conservação das estradas, o conhecimento dos percursos e a luminosidade são fatores que influenciam diretamente na qualidade da direção. Afinal, por conta da baixa luminosidade, o condutor experimenta uma redução no tempo de resposta ao frear ou desviar de obstáculos. 

E aqui entram os equipamentos de visão noturna, que captam obstáculos no caminho por meio de uma câmera térmica. Ela alerta os condutores através da alteração da mudança de cor projetada em uma tela.

Além disso, a tecnologia automotiva vem investindo na inserção de faróis com luz de laser, que possuem maior alcance de luminosidade em relação ao LED, por exemplo. 

4. Comando por gestos 

Já imaginou acionar câmeras externas, rejeitar ligações e aumentar o volume do som do carro sem pressionar nenhum botão ou display?

Algumas montadoras já contam com modelos nos quais os comandos podem ser feitos por gestos detectados por microssensores que captam a configuração desejada pelo condutor. Assim, o motorista não precisa desviar o foco – e mais atenção é sinônimo de mais segurança.

Leia também: Direção defensiva – o treinamento essencial. 

5. Detector de ponto cego ​

Outro item interessante ligado à visibilidade de condutores é o detector de ponto cego. Essa tecnologia automotiva auxilia na troca de faixas por meio de um dispositivo que identifica carros ou pedestres dentro do campo onde o motorista possui visão limitada. 

Este sistema de radar está localizado comumente nos retrovisores externos e é ativado pelo uso das setas que dão a direção do veículo. Quando o condutor aciona a seta, o sensor gera um sinal luminoso e sonoro liberando ou não a troca das pistas. 

6. Head-up display 

Manter a atenção e foco na direção é primordial na direção defensiva. Com a tecnologia head-up display, o motorista acessa dados e informações do veículo sem precisar retirar a visão da pista. 

O recurso disponibiliza projeções nos para-brisas, como dados de consumo, velocidade, rotação, temperatura, dentre outros. Essas projeções são feitas por meio de uma espécie de raio laser que transmite imagens para o vidro do carro. 

7. Teen Driver

Recurso interessante principalmente para pais preocupados com seus filhos recém-habilitados. 

O sistema Teen Driver permite que sejam reguladas configurações pré-determinadas, como:
  • Velocidade máxima do veículo;
  • Limitação do som;
  • Permissão para o funcionamento do carro apenas quando todos os procedimentos de segurança, como a colocação de cintos, sejam comprovados. 


8. Assistente de estacionamento ​​

A dificuldade para estacionar também está prestes a ser um desafio do passado. Não à toa, houve uma popularização de sensores de aproximação e câmeras de ré.

Mas ainda há formas de inovar mais. Os novos assistentes de estacionamento, que estão sendo desenvolvidos, prometem verificar se a vaga desejada realmente comporta o veículo e qual a manobra ideal para realizar a baliza. Assim fica mais fácil, não é?

Gostou das nossas dicas? Aproveite e confira o blog da Localiza Gestão de Frotas, com muito mais sobre segurança, mobilidade e gestão.