A telemetria é uma grande aliada da gestão de frotas, principalmente considerando o avanço da tecnologia, que possibilita a coleta e o rastreamento de mais dados.
Isso, para o gestor, é uma forma de apoiar os condutores enquanto estiverem na estrada e otimizar o trabalho.
Pensando em fatores financeiros, a telemetria também vai fazer diferença nas contas do fim do mês. É por meio dela que será possível identificar os pontos de gargalo e corrigi-los quando for necessário.
Entenda mais sobre o assunto lendo nosso artigo até o fim.
A telemetria é mais do que um rastreamento básico. Por meio dela, é possível obter informações mais específicas sobre localização, velocidade, segurança da carga, identificação e comportamento do motorista, fadiga do condutor, uso do cinto de segurança, entre outros dados.
Na gestão de frotas, a telemetria é o que vai ajudar o gestor a traçar rotas inteligentes e evitar que o condutor rode mais do que o necessário, além de aumentar a segurança de todos.
Melhor impossível: preservar vidas, aumentar a segurança no trânsito, melhorar a satisfação e conforto dos condutores e ainda reduzir custos da empresa.
Como falamos anteriormente, a telemetria vai ajudar a equipe de gestão dos veículos a monitorar a frota em qualquer lugar que você esteja. É uma tecnologia muito importante para a segurança dos condutores e da carga.
Mas, além disso, ela também traz algumas outras vantagens:
Aliados a todas essas vantagens, outros pontos podem ser observados também, como a economia de combustível.
Com a telemetria, é possível, por exemplo, acompanhar o uso do cinto de segurança, monitorar a fadiga dos condutores, acompanhar a conduta dos motoristas, avaliar a velocidade média atingida e a km percorrida e por aí vai.
Através de dashboards, é possível cruzar essas informações por condutor, modelo de carro, período, rota utilizada, entre outros. Munido dessas informações, as decisões ficam embasadas e é possível otimizar toda a gestão da frota!
A telemetria foi iniciada nos carros de Fórmula 1 para observar a performance dos motores em dias de treino e de corridas. Assim a equipe poderia identificar onde ocorreram perdas e ganhos, e melhorar o que fosse necessário.
Com a expansão dessa tecnologia, outros serviços aderiram a ela, porém cada uma tem a sua particularidade.
Ou seja, para organizações que trabalham com serviços de entregas de cargas valiosas, o serviço de telemetria terá foco na segurança. Já em outros segmentos, como empresas de ônibus, serão observados: o condutor, a sua identificação e a velocidade que ele está imprimindo. É a partir desse estudo que o gestor vai identificar qual é o melhor tipo de telemetria: avançado ou básico.
Fato é, a telemetria tem avançado ainda mais nos últimos anos, principalmente com a chegada da tecnologia 5G.
Após entendermos como a telemetria funciona, chegamos à seguinte questão: como todos esses dados vão ajudar a diminuir os gastos do meu negócio?
Quem tem dados tem tudo! E será por meio deles que a redução de custos virá. Para isso, é preciso analisar os relatórios de forma minuciosa, atenta e com o olhar crítico.
Além disso, é de suma importância que os seus motoristas tenham o treinamento adequado e estejam sempre atualizados com as boas práticas no trânsito e de direção defensiva. Isso fará diferença desde os custos do combustível e os impactos financeiros na empresa, até as vidas que poderão ser salvas.
A Localiza Gestão de Frotas conta com a telemetria da Mobi7.
Quer saber mais sobre o assunto? Então continue navegando em nosso blog e saiba tudo que precisa para fazer uma boa gestão.