Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Phone

FALE CONOSCO

Icon GF

Menu

Localiza Gestão de Frotas
Ícone Support

FALE CONOSCO

Você está em:
Última atualização em 1/7/2022

Gestão de Frotas: as principais tendências para 2022

Veja quais são as principais novidades e tendências em gestão de frotas para o ano de 2022.
Uma mulher mexendo em um aparelho

Com a chegada de um novo ano, novos caminhos se abrem para as novidades que surgem em diferentes setores e mercados.

Na gestão de frotas, isso não é diferente. O surgimento de novas tendências é uma constante, afinal, a tecnologia tem se movimentado cada vez mais rápido, possibilitando novos avanços nessa área.

Isso é um ótimo sinal, pois significa que mais recursos podem estar à disposição das empresas, para contribuir para o fluxo de melhoria dos processos e inovação.

Esse é um assunto do seu interesse?

Pensando em te atualizar sobre esse cenário, reunimos algumas das principais novidades que devem influenciar o gerenciamento de frotas nos próximos meses.

Gestão de frotas e tecnologia de mãos dadas

Tudo indica que as tendências em gestão de frotas para o ano de 2022 estarão ainda mais alinhadas com o uso de novas tecnologias.

Além disso, essas soluções tecnológicas podem ser ferramentas chave para que a gestão das frotas seja cada vez mais otimizada e rentável.

Fique por dentro! 

Pessoas olhando gráficos

1. Automatização dos processos

Essa tendência já esteve muito presente neste ano, e a previsão é que continue atuando com muita força em 2022.

A automatização é uma inovação que se conecta a parte dos processos logísticos da gestão de frota e que está diretamente ligada a performance, produtividade, redução de custos, organização e principalmente diminuição de falhas.

O seu principal benefício é promover agilidade para as operações que são essenciais para o processo, utilizando recursos tecnológicos para garantir a execução das atividades de forma otimizada e de maneira correta.

2. Rastreamento e telemetria

telemetria e o rastreamento dos veículos são ferramentas muito importantes para o gestor. Afinal, essas tecnologias o auxiliam no controle dos veículos da frota, muitas vezes até em tempo real, tornando possível conhecer o comportamento dos motoristas de sua equipe em exercício de trabalho. Ou seja, quantas acelerações, freadas bruscas, curvas em alta velocidade eles praticam ou o tempo que o veículo tem passado parado.

Esse monitoramento contribui também para a gestão de custos da frota, uma vez que permite acompanhar a evolução do odômetro (aparelho utilizado para medir a quilometragem do veículo) e horímetro (dispositivo que controla as horas de uso do veículo).

Leia também: Monitoramento de Frotas – o que é e como isso impacta seu negócio 

3. Sustentabilidade

O fato é que o mercado da mobilidade está mais preocupado com o impacto das empresas sobre o meio ambiente.

Por isso, a busca por alternativas e soluções sustentáveis para tornar a mobilidade urbana mais consciente tem sido uma realidade e sem dúvidas uma das grandes tendências não só para 2022, mas para os próximos anos.

tecnologia surge como aliada nesse movimento, uma vez que veículos modernos que possuem uma queima eficiente de combustível e até mesmo veículos elétricos ou a gás podem ser ótimas opções para as frotas.

4. Sistemas de câmeras

As tendências também apontam novidades para os recursos de segurança aprimorados, como os sistemas de câmeras de alta tecnologia.

Isso porque acredita-se que as novas câmeras estarão muito mais potentes e cheias de novos recursos que prometem mais segurança aos motoristas, identificação de riscos, colisões ou furtos.

Além disso, a previsão é que esses equipamentos permitam a captura de vídeo e áudios em alta resolução em ângulo de 360°, dentro e fora do veículo.

5. Business Intelligence (BI)

Homem mostrando gráficos

Business Intelligence ou a inteligência de negócio se trata do uso de dados para apoiar e basear tomadas de decisões certeiras. Significa que esse recurso torna possível reunir todas as informações referentes à saúde da frota em uma só plataforma. 

Dessa maneira, por meio de diversos softwares, é possível identificar quais são as vantagens e as falhas nos processos de gestão da frota. Vale ressaltar que esses softwares variam de acordo com a necessidade de cada empresa, mas o seu valor agregado é indiscutível.

6. Ferramentas de manutenção e diagnóstico

Essas ferramentas de tecnologia avançada fornecem insights de manutenção preditiva (práticas de manutenção com caráter preventivo e antecipado) por meio de veículos existentes, utilizando modelos de aprendizado por via de dados brutos de tecnologias da telecomunicação e da informática.

Elas possibilitam que o gestor da frota detecte falhas de veículos antes que se tornem um problema real, que poderia gerar muitas dores de cabeça e altos custos.

Mas como adotar as tendências na sua frota?

Tudo que é muito novo para um negócio exige um certo tempo de adaptação das ideias e muita análise, concorda?

Localiza Gestão de Frotas aposta nessas soluções – além de investir sempre em pesquisa e em inovação – e acredita que, por mais que essas mudanças sejam desafiadoras, o fato é que se manter atualizado é uma forma de se destacar no mercado de gestão de frotas.

Sendo assim, o ideal é que se crie um planejamento para a avaliar a implementação dessas tendências tecnológicas, levando em consideração os recursos disponíveis e o tempo necessário para adotá-las ao longo do ano. É preciso entender previamente quais são os impactos e benefícios reais dessa modernização para a sua frota.

Se você gosta de se manter atualizado sobre tudo o que há de mais inovador no universo da mobilidade e gestão de frotas, continue sempre conectado com a gente!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter