​​​​​​O gerenciamento é uma atividade que centraliza todos os dados e informações de uma determinada frota. Tal processo, quando bem-feito, além de útil para a performance de outras áreas, ajuda a reduzir custos. 

Por isso, para que sua empresa consiga se manter organizada e firme no mercado, preparamos este artigo com as principais tendências sobre gestão de frotas. Acompanhe e confira!

1. Inteligência artificial

Controlar todos os processos de forma manual é uma tarefa quase impossível para médias e grandes empresas. Por esse motivo, o uso da inteligência artificial é o grande diferencial delas. 

Além de fazer otimização de rotas, a I.A. é responsável por avaliar o consumo de combustível. Assim, torna-se possível organizar e prever escolhas, o que gera economia em diversos departamentos. 

2. Rastreamento de veículos

O rastreamento de veículos é uma ferramenta que permite ao gestor de frotas​ entender a localização, a performance dos veículos e o perfil dos condutores. 

Além de ser uma medida sustentável, com o serviço de rastreamento de veículos, é possível ter monitoramento de carga em tempo real e gerenciamento de riscos, o que previne problemas como multa por excesso de velocidade, atraso nas entregas, entre outras coisas.

3. Otimização das rotas

O planejamento prévio da rota é indispensável. Ao se fazer uma análise de horários de tráfego para evitar engarrafamentos, ganha-se tempo nos trajetos e, consequentemente, economiza-se também no consumo de combustível. 

O uso de uma boa ferramenta elimina a necessidade de planejar rotas manualmente e garante um planejamento de rota mais eficiente, podendo ainda trazer ROI instantâneo à empresa. 

4. Renovação da frota

Uma gestão de frota eficiente também depende da qualidade dos veículos utilizados. Sendo assim, é importante realizar manutenções periódicas e melhorias contínuas. Também é válido ficar de olho na periodicidade da substituição dos veículos para manter sua frota sempre moderna e segura. 

Já avaliar o tipo de veículo que oferece o melhor custo-benefício é fundamental para evitar gastos desnecessários e aumentar a lucratividade da empresa.

5. Terceirizar frota

Terceirizar sua frota garante que você se mantenha atualizado e permite redução de custos com máxima eficiência. Com a terceirização, os gastos passam a ser fixos, o que possibilita a previsão do orçamento.

Ter um parceiro na sua gestão de frota facilita todos os procedimentos que envolvem os veículos que sua empresa utiliza. Sem desperdiçar investimentos, você pode alocar os recursos em áreas estratégicas do seu negócio ou até no desenvolvimento de ideias inovadoras, para conquistar ainda mais clientes.

Saiba como funciona a terceirização de frotas Localiza ou peça já uma proposta!

​É muito fácil terceirizar sua frota com Localiza. Nossos times trabalham alinhados para disponibilizar a solução completa ao seu negócio. Com a Localiza, você tem a garantia de ser atendido pelos maiores especialistas da área.

Com a Localiza Gestão de Frotas, você tem mais vantagens:
  • Ela está no mercado há mais de 20 anos, com 98,8% de aprovação entre os usuários e mais de 60 mil carros. Por isso, ajuda a sua empresa a economizar até 31%, em comparação às despesas de uma frota própria. 
  • Você não precisa se preocupar com compra de veículos, documentação, seguro, desvalorização ou revenda. Basta escolher a frota ideal e receber em sua empresa os carros novos, prontos para serem utilizados. Na hora de trocar a frota, basta renovar o contrato e receber outros modelos novos no lugar dos usados.
  • Sistemas de gestão da Localiza Gestão de Frotas​. Além de contar com a credibilidade da marca, frota nova e assistência por todo o país, o gestor de frota pode trabalhar com recursos inovadores, como os do MyFleet, Carro Conectado e #meucarro.  
Conte com a nossa parceria para elevar a gestão da sua frota a outro nível. Conheça mais!