
Não só de um baú frigorífico vive o transporte de carga refrigerada. Esse tipo de movimentação exige uma série de regras, protocolos e cuidados que precisam ser seguidos para manter a qualidade e a integridade de uma infinidade de produtos.
Isso porque o transporte de carga refrigerada envolve não só alimentos perecíveis e determinados medicamentos, como também vacinas e flores. E esses produtos precisam estar corretamente acomodados e seguirem uma logística eficiente para que não estraguem.
Ao mesmo tempo, os veículos que fazem o transporte de carga refrigerada são obrigados a seguir regras previstas na legislação.
Neste conteúdo, vamos destacar os principais cuidados que o gestor de frota deve ter para manter a qualidade do produto antes, durante e depois do transporte de carga refrigerada.
ÍNDICE
1. O que são as cargas refrigeradas
2. Cuidados na estocagem
3. Caminhões frigoríficos
4. Temperatura
5. Cuidados na descarga
6. Treinamento
7. Equipamentos
8. Documentação
9. Normas e legislação
10. Regras e cuidados no transporte de carga refrigerada
São classificados como carga refrigerada alimentos, medicamentos e outros itens que necessitam de condições climáticas especiais durante o transporte. Entre os produtos principais estão:
carnes, aves, peixes e derivados
crustáceos, moluscos e frutos do mar
frutas
verduras
cogumelos frescos ou crus, processados ou não
produtos lácteos
pescados
ovos em casca ou processados
leveduras e fermentos
alimentos, processados ou não, congelados ou supergelados
gelo em cubo
vacinas
insulina
produtos biológicos
produtos químicos sensíveis
reagentes de laboratório
substâncias químicas instáveis
flores cortadas
plantas ornamentais
sorvetes
pratos congelados
bebidas
Os cuidados no transporte da carga refrigerada começam no seu armazenamento, antes mesmo do embarque. A estocagem correta garante que os produtos preservem sua qualidade e integridade.
Por esta razão, os armazéns onde a carga ficará devem estar equipados com sistemas de refrigeração adequados. A temperatura do galpão também deve estar condizente com o produto estocado, e controlada e monitorada em tempo real.
Os caminhões e furgões com baús frigoríficosprecisam contar com sistemas de refrigeração de qualidade e com a manutenção em dia. Isso vai garantir o transporte da carga refrigerada dentro da temperatura correta durante toda a viagem.
Além disso, o compartimento de carga deve ser resfriado 15 minutos antes do embarque e estar adaptado ao tipo de carga refrigerada transportada, seja com uso de prateleiras, boxes, paletes etc. E os produtos acondicionados de forma correta e conforme determina a legislação.
Além disso, o caminhão tem de ser higienizado e desinfetado a cada transporte de carga refrigerada.
O acompanhamento contínuo da temperatura do compartimento da carga refrigerada é um dos principais cuidados que o gestor de frota deve ter nesse tipo de transporte. Qualquer variação neste sentido pode comprometer a qualidade dos produtos.
Por isso, o uso de sensores e termostatos que são capazes de monitorar a temperatura da carga em tempo real é vital para esse tipo de movimentação. E possibilita ao gestor tomar decisões rápidas para solucionar eventuais problemas durante o transporte.
Em cargas congeladas, a temperatura deve ser igual ou menor que -18°C. Para cargas frias (frutas frescas e fores secas, por exemplo), pode variar entre -3° e 16°C. Já os medicamentos termolábeis, em geral, demandam temperaturas de 2° a 8°C.
O desembarque da carga refrigerada é outro ponto sensível nesse tipo de transporte. A logística deve ser bem pensada para que a descarga dos produtos seja feita de forma rápida e segura, diminuindo o tempo em que os itens ficarão expostos a temperaturas ambientes.
A otimização e agilidade dessa descarga vai minimizar e até evitar prejuízos com carga estragada por ter ficado muito tempo exposta a condições climáticas adversas.
A qualificação da equipe que vai atuar no transporte da carga refrigerada é fundamental para o sucesso da operação. Os profissionais devem ser treinados para o manuseio dos diferentes tipos de produtos.
Os operadores também devem contar com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e roupas térmicas para poder atuar com esse tipo de carga.
Os veículos que transportam alimentos precisam de um Certificado de Vistoria. O documento obedece ao Código Sanitário vigente e é entregue após uma inspeção da autoridade sanitária competente.
No caso de transporte de medicamentos e vacinas, um farmacêutico responsável deve chancelar o movimento da carga.
Todos os documentos devem acompanhar a carga e o veículo em todo o traslado.
Há diferentes portarias e regras que regem essa atividade. A NBR 14701, publicada em 2002 pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), regulamenta o transporte de cargas refrigeradas no país.
A Portaria nº 326 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por sua vez, define regras para o transporte de alimentos.
Ao seguir esses cuidados básicos e principais no transporte de carga refrigerada você vai garantir uma operação rentável e sustentável. Além disso, vai evitar custos com multas, atrasos ou até com perda do produto carregado.
Você sabia que a Localiza também aluga e vende caminhões?
Com Localiza Pesados, sua empresa conta com uma solução completa para diferentes tipos de operação, seja na locação ou aquisição de caminhões com garantia, suporte e toda a solidez de quem é referência em mobilidade no Brasil.
Acesse o site e conheça Localiza Pesados Aluguel e Localiza Seminovos Pesados.
Nós temos o compromisso de utilizar e tratar os seus dados de forma segura. Confira nosso