Treinamento para motorista vai além da capacitação. Funciona também como estratégia que agrega ao negócio, já que os aprendizados da equipe se transformam em atitudes no dia a dia.  

Confira!  ​

1. Mais segurança 

​Um treinamento importante para motorista é o de direção defensiva, uma vez que capacita os profissionais para a condução consciente e responsável. Pensar nisso é pensar em segurança no trânsito, que também se traduz em benefícios significativos para o desempenho da frota.  

A primeira e mais importante vantagem desse tipo de treinamento é que, com condutas responsáveis, o motorista ajuda a evitar acidentes e preservar vidas. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,3 milhão de pessoas morrem em acidentes de trânsito, por ano. Além disso, a entidade diz que 90% das ocorrências são causadas por falhas humanas.  

Outra vantagem da conduta segura estimulada nos treinamentos é o aumento de produtividade e redução de custos para a empresa. Isso, porque os motoristas desenvolvem performances mais eficientes e prudentes. Com isso, a empresa perde menos efetivo por conta de acidentes e gasta m​​enos com manutenção corretiva.  

​​ 

2. Menos perdas com multas 

​Treinamentos sobre as diretrizes da empresa em paralelo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ajudam a equipe a dirigir com mais atenção. No caso da integração do colaborador ao regimento interno, é importante deixar claro quais processos adotados pelo setor diante de multas e infrações. Quanto ao CTB, vale a pena direcionar sobre as leis – em especial limite de velocidade e uso de celular. 

Nesse sentido, os benefícios do treinamento para a frota se destacam na redução de despesas e manutenção do quadro de efetivos. Isso, porque multas de natureza gravíssima podem gerar a suspensão da CNH – o que impacta diretamente na rotina da equipe e produtividade do negócio.  

Portanto, manter o time afiado quanto a legislação brasileira e regras da empresa se traduzem, também, em melhor desempenho da frota. ​

3. Práticas sustentáveis a favor da marca 

Capacitação de motoristas voltada a práticas sustentáveis e amigas do meio ambiente também é o tipo de treinamento que trabalha a favor do negócio. Isso, porque a atuação do condutor no trânsito e o próprio estado do veículo são fatores que exercem impacto sobre a marca.  

Em outras palavras, profissionais que agem de forma contrária a condutas responsáveis podem prejudicar a reputação da empresa. Como exemplo, podemos pensar na seguinte cena: o condutor jogando lixo pela janela ou circulando com componentes desregulados que emitem excesso de fumaça pelo cano de escape. Não é bom, certo? 

Agora, quando a equipe está ciente da importância da sua conduta em relação à sustentabilidade e trabalha no sentido de reduzir impactos no meio ambiente, contribui para a sociedade e, consequentemente, para a própria marca.  

4. Retenção de talentos na empresa 

​O desempenho da empresa também é beneficiado pelos treinamentos no setor de frotas porque a capacitação de colaboradores ajuda a reter talentos. Ocorre que oferecer cursos à equipe faz parte de um importante conjunto de estratégias para motivar funcionários.  

Muitos teóricos comportamentais e psicólogos apostam na oferta de capacitação aos colaboradores como combustível para torna-los mais motivados e ligados à empresa. 

E como sabe-se, funcionários mais motivados desempenham suas tarefas com mais atenção e capricho. O resultado é produtividade para o time e para os negócios.  ​

Conclusão: a importância do curso de motorista para a empresa 

Como vimos, treinar os motoristas sobre segurança, sustentabilidade, normas de trânsito e políticas da empresa são estratégias benéficas para várias frentes. Além de colaborar com a mobilidade urbana e segurança no trânsito, esses cursos contribuem significativamente para o desempenho da frota e resultados da empresa. 

Isso acontece porque uma equipe capacitada pode exercer suas tarefas com mais eficiência. O resultado, por sua vez, é simples: há o aumento de produtividade, melhoras no orçamento e fortalecimento da marca.