Busca por treinamento para motorista? Então você veio ao lugar certo. Preparamos um breve guia com os 6 principais tipos de capacitação e treinamento que todo condutor deve ter.  Confira! 

1. Direção defensiva  

direção defensiva é a condução prudente, focada em atitudes responsáveis para evitar acidentes.  E os treinamentos nessa área são compostos por aulas teóricas e práticas, além de avaliações e ações de conscientização.  

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos acidentes acontecem por falha humana. E nas rodovias federais, mais de 50% das ocorrências resultam do desrespeito às leis e a falta de atenção, segundo levantamento do Ministério dos Transportes.  

​Esse é um tipo de investimento que ajuda a sua empresa a promover mais segurança à equipe e ao trânsito, atingindo o objetivo mais importante de todos: proteger vidas.  ​

2. Direção eficiente 

direção eficiente é um tipo de capacitação que tem foco em economia e conservação. Condutas como fazer a troca de marchas no momento adequado e não acelerar ou frear bruscamente, por exemplo, colaboram com o consumo de combustível e a vida útil das peças.  

Quando o condutor acelera mais do que o necessário, o motor queima mais combustível para aumentar as rotações. Já as frenagens bruscas desgastam excessivamente as pastilhas de freio e os pneus.  

​Aulas sobre como dirigir para conservar o carro e minimizar os custos, aliadas a treinamentos de ética profissional e políticas da empresa, colaboram para que o dia a dia da sua frota seja mais amigável com o orçamento e estratégias do negócio.  

3. Ética profissional e pessoal 

Falando em ética, capacitações nesse sentido são fundamentais. Ações de conscientização sobre comportamentos empáticos e positivos provocam a reflexão no indivíduo – o que se reflete na coletividade.  

Discutir temas como a utilização do veículo da empresa para atividades particulares – caso isso não seja permitido pela empresa, a forma de condução, as relações interpessoais e responsabilidade com equipamentos e cargas ajudam a criar um ambiente mais produtivo e leve.  

​Sem contar a redução de gastos desnecessários e aumento da eficiência do negócio, benefícios que são desfrutados por todos quando o time inteiro pensa no bem comum. ​

4. Direção Sustentável 

Pensar na saúde individual e coletiva, e também no meio ambiente, é o tipo de conduta que precisa estar presente em todas as práticas de uma empresa, especialmente quando ela necessita de frota de veículos para atuar e crescer.  

frota sustentavel

Esse tipo de treinamento ensina a equipe a reduzir os impactos ambientais causados pelo automóvel. Os cursos também tratam de temas que vão além das rotas – como reciclagem, utilização de produtos biodegradáveis para a limpeza do veículo e outras condutas mais amigáveis à natureza.  

 

5. Código de Trânsito Brasileiro 

​Teoricamente, qualquer pessoa que possua a Carteira Nacional de Habilitação já sabe o básico sobre as leis de trânsito no Brasil. Na prática, entretanto, muitos condutores esquecem, ou simplesmente as subestimam. 

Sinalizações de ultrapassagem e velocidade, por exemplo, vão além de regras – são formas de preservar vidas. Cumpri-las é mais do que uma exigência legal, são práticas que colaboram com a segurança de todos.  

​É por isso que cursos de trânsito com foco na importância das leis são indispensáveis aos condutores. Além de ajudar a equipe a relembrar aspectos importantes da legislação, é possível associar o código com a direção defensiva e causar um impacto positivo significativo na conduta do time.  


6. Política de frota da empresa​ 

Por fim, é fundamental passar para os condutores tudo que diz respeito às regras internas da empresa. Mostrar ao time quais são seus deveres e direitos ajuda a melhorar o dia a dia da equipe e até colabora com a retenção de talentos.  

Isso, porque além de abordar regras e estratégias, esse é um momento bem interessante para os feedbacks positivos e discursos motivacionais. É uma oportunidade de despertar no condutor o engajamento e compromisso com sua profissão e empregador.  

 

​Gostou dessas dicas? Fique por dentro de mais maneiras de aumentar a produtividade da equipe no Blog da Localiza Gestão de Frotas​