Menu
Localiza Gestão de Frotas
Entrar
Ícone Phone

fale conosco

Você está em:
Última atualização em 24/4/2023

6 treinamentos que todo motorista deve ter

Confira os principais treinamentos para sua equipe trabalhar melhor, reduzir custos e contribuir com a mobilidade da sua cidade!
motorista dirigindo carro no por do sol

Busca por treinamento para motorista? Então você veio ao lugar certo. Preparamos um breve guia com os 6 principais tipos de capacitação e treinamento que todo condutor deve ter.  Confira!

1. Direção defensiva

A direção defensiva é a condução prudente, focada em atitudes responsáveis para evitar acidentes.  E os treinamentos nessa área são compostos por aulas teóricas e práticas, além de avaliações e ações de conscientização.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos acidentes acontecem por falha humana. E nas rodovias federais, mais de 50% das ocorrências resultam do desrespeito às leis e a falta de atenção, segundo levantamento do Ministério dos Transportes.

​Esse é um tipo de investimento que ajuda a sua empresa a promover mais segurança à equipe e ao trânsito, atingindo o objetivo mais importante de todos: proteger vidas.

2. Direção eficiente

A direção eficiente é um tipo de capacitação que tem foco em economia e conservação. Condutas como fazer a troca de marchas no momento adequado e não acelerar ou frear bruscamente, por exemplo, colaboram com o consumo de combustível e a vida útil das peças.

Quando o condutor acelera mais do que o necessário, o motor queima mais combustível para aumentar as rotações. Já as frenagens bruscas desgastam excessivamente as pastilhas de freio e os pneus.

​Aulas sobre como dirigir para conservar o carro e minimizar os custos, aliadas a treinamentos de ética profissional e políticas da empresa, colaboram para que o dia a dia da sua frota seja mais amigável com o orçamento e estratégias do negócio.

3. Ética profissional e pessoal

Falando em ética, capacitações nesse sentido são fundamentais. Ações de conscientização sobre comportamentos empáticos e positivos provocam a reflexão no indivíduo – o que se reflete na coletividade.

Discutir temas como a utilização do veículo da empresa para atividades particulares – caso isso não seja permitido pela empresa, a forma de condução, as relações interpessoais e responsabilidade com equipamentos e cargas ajudam a criar um ambiente mais produtivo e leve.

​Sem contar a redução de gastos desnecessários e aumento da eficiência do negócio, benefícios que são desfrutados por todos quando o time inteiro pensa no bem comum.

4. Direção Sustentável

Pensar na saúde individual e coletiva, e também no meio ambiente, é o tipo de conduta que precisa estar presente em todas as práticas de uma empresa, especialmente quando ela necessita de frota de veículos para atuar e crescer.

carro verde para treinamentos para motoristas

Esse tipo de treinamento ensina a equipe a reduzir os impactos ambientais causados pelo automóvel.

Os cursos também tratam de temas que vão além das rotas – como reciclagem, utilização de produtos biodegradáveis para a limpeza do veículo e outras condutas mais amigáveis à natureza.

5. Código de Trânsito Brasileiro

​Teoricamente, qualquer pessoa que possua a Carteira Nacional de Habilitação já sabe o básico sobre as leis de trânsito no Brasil. Na prática, entretanto, muitos condutores esquecem, ou simplesmente as subestimam.

Sinalizações de ultrapassagem e velocidade, por exemplo, vão além de regras – são formas de preservar vidas. Cumpri-las é mais do que uma exigência legal, são práticas que colaboram com a segurança de todos.

​É por isso que cursos de trânsito com foco na importância das leis são indispensáveis aos condutores. Além de ajudar a equipe a relembrar aspectos importantes da legislação, é possível associar o código com a direção defensiva e causar um impacto positivo significativo na conduta do time.

6. Política de frota da empresa​

Por fim, é fundamental passar para os condutores tudo que diz respeito às regras internas da empresa. Mostrar ao time quais são seus deveres e direitos ajuda a melhorar o dia a dia da equipe e até colabora com a retenção de talentos.

Isso, porque além de abordar regras e estratégias, esse é um momento bem interessante para os feedbacks positivos e discursos motivacionais. É uma oportunidade de despertar no condutor o engajamento e compromisso com sua profissão e empregador.

Gostou dessas dicas? Fique por dentro de maismaneiras de aumentar a produtividade da equipeno Blog da Localiza Gestão de Frotas​.

Quais são os tipos de treinamentos que os condutores devem ter?

O treinamento para condutores deve ser específico para o tipo de veículo que estão dirigindo, bem como capacitação de segurança no trânsito e manutenção preventiva. Além disso, é importante que eles recebam treinamento em direção defensiva, técnicas de condução econômica, habilidades de navegação, logística, treinamentos sobre as regulamentações e leis de trânsito.

Como saber se meus condutores precisam de treinamento?

Os treinamentos são recomendados para os condutores que apresentam comportamentos de condução insegura, acidentes frequentes, quando há mudanças significativas em seus roteiros ou equipamentos. Mas, também é bom entender o desempenho para identificar áreas de oportunidade de melhoria e oferecer treinamentos específicos.

Quais são os benefícios de investir em treinamento para condutores?

Investir em treinamento para condutores pode trazer diversos benefícios, como a redução do número de acidentes, diminuição dos custos com manutenção de veículos, aumento da eficiência operacional, aumento da segurança dos condutores e de outras pessoas no trânsito, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.

Como realizar o treinamento de condutores de forma eficiente?

Para realizar o treinamento de condutores de forma eficiente, é importante definir objetivos para cada treinamento e adequar o conteúdo às necessidades específicas dos condutores. É importante também utilizar recursos audiovisuais, simulações, exercícios práticos, e feedback constante para aumentar o engajamento da equipe e garantir que o treinamento seja efetivo.

Quais são os principais tópicos abordados em um treinamento para condutores?

Os principais tópicos abordados em um treinamento para condutores incluem: segurança no trânsito, técnicas de condução defensiva, condução econômica, manutenção preventiva do veículo, regulamentações e leis de trânsito, habilidades de navegação e logística, gerenciamento de risco e estresse, e boas práticas de saúde e segurança no trabalho.

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon FacebookIcon LinkedinIcon Twitter

Cadastre-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Site protegido por reCAPTCHA e Google.

Política de Privacidade

e

Termos de Uso

se aplicam.

Confira aqui

a nossa Política de Uso de Dados

e os Termos de Privacidade.