Busca por treinamento para motorista? Então você veio ao lugar certo. Preparamos um breve guia com os 6 principais tipos de capacitação e treinamento que todo condutor deve ter. Confira!
A direção defensiva é a condução prudente, focada em atitudes responsáveis para evitar acidentes. E os treinamentos nessa área são compostos por aulas teóricas e práticas, além de avaliações e ações de conscientização.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 90% dos acidentes acontecem por falha humana. E nas rodovias federais, mais de 50% das ocorrências resultam do desrespeito às leis e a falta de atenção, segundo levantamento do Ministério dos Transportes.
Esse é um tipo de investimento que ajuda a sua empresa a promover mais segurança à equipe e ao trânsito, atingindo o objetivo mais importante de todos: proteger vidas.
A direção eficiente é um tipo de capacitação que tem foco em economia e conservação. Condutas como fazer a troca de marchas no momento adequado e não acelerar ou frear bruscamente, por exemplo, colaboram com o consumo de combustível e a vida útil das peças.
Quando o condutor acelera mais do que o necessário, o motor queima mais combustível para aumentar as rotações. Já as frenagens bruscas desgastam excessivamente as pastilhas de freio e os pneus.
Aulas sobre como dirigir para conservar o carro e minimizar os custos, aliadas a treinamentos de ética profissional e políticas da empresa, colaboram para que o dia a dia da sua frota seja mais amigável com o orçamento e estratégias do negócio.
Falando em ética, capacitações nesse sentido são fundamentais. Ações de conscientização sobre comportamentos empáticos e positivos provocam a reflexão no indivíduo – o que se reflete na coletividade.
Discutir temas como a utilização do veículo da empresa para atividades particulares – caso isso não seja permitido pela empresa, a forma de condução, as relações interpessoais e responsabilidade com equipamentos e cargas ajudam a criar um ambiente mais produtivo e leve.
Sem contar a redução de gastos desnecessários e aumento da eficiência do negócio, benefícios que são desfrutados por todos quando o time inteiro pensa no bem comum.
Pensar na saúde individual e coletiva, e também no meio ambiente, é o tipo de conduta que precisa estar presente em todas as práticas de uma empresa, especialmente quando ela necessita de frota de veículos para atuar e crescer.
Esse tipo de treinamento ensina a equipe a reduzir os impactos ambientais causados pelo automóvel.
Os cursos também tratam de temas que vão além das rotas – como reciclagem, utilização de produtos biodegradáveis para a limpeza do veículo e outras condutas mais amigáveis à natureza.
Teoricamente, qualquer pessoa que possua a Carteira Nacional de Habilitação já sabe o básico sobre as leis de trânsito no Brasil. Na prática, entretanto, muitos condutores esquecem, ou simplesmente as subestimam.
Sinalizações de ultrapassagem e velocidade, por exemplo, vão além de regras – são formas de preservar vidas. Cumpri-las é mais do que uma exigência legal, são práticas que colaboram com a segurança de todos.
É por isso que cursos de trânsito com foco na importância das leis são indispensáveis aos condutores. Além de ajudar a equipe a relembrar aspectos importantes da legislação, é possível associar o código com a direção defensiva e causar um impacto positivo significativo na conduta do time.
Por fim, é fundamental passar para os condutores tudo que diz respeito às regras internas da empresa. Mostrar ao time quais são seus deveres e direitos ajuda a melhorar o dia a dia da equipe e até colabora com a retenção de talentos.
Isso, porque além de abordar regras e estratégias, esse é um momento bem interessante para os feedbacks positivos e discursos motivacionais. É uma oportunidade de despertar no condutor o engajamento e compromisso com sua profissão e empregador.
Gostou dessas dicas? Fique por dentro de maismaneiras de aumentar a produtividade da equipeno Blog da Localiza Gestão de Frotas.
O treinamento para condutores deve ser específico para o tipo de veículo que estão dirigindo, bem como capacitação de segurança no trânsito e manutenção preventiva. Além disso, é importante que eles recebam treinamento em direção defensiva, técnicas de condução econômica, habilidades de navegação, logística, treinamentos sobre as regulamentações e leis de trânsito.
Os treinamentos são recomendados para os condutores que apresentam comportamentos de condução insegura, acidentes frequentes, quando há mudanças significativas em seus roteiros ou equipamentos. Mas, também é bom entender o desempenho para identificar áreas de oportunidade de melhoria e oferecer treinamentos específicos.
Investir em treinamento para condutores pode trazer diversos benefícios, como a redução do número de acidentes, diminuição dos custos com manutenção de veículos, aumento da eficiência operacional, aumento da segurança dos condutores e de outras pessoas no trânsito, além de proporcionar um ambiente de trabalho mais seguro e saudável.
Para realizar o treinamento de condutores de forma eficiente, é importante definir objetivos para cada treinamento e adequar o conteúdo às necessidades específicas dos condutores. É importante também utilizar recursos audiovisuais, simulações, exercícios práticos, e feedback constante para aumentar o engajamento da equipe e garantir que o treinamento seja efetivo.
Os principais tópicos abordados em um treinamento para condutores incluem: segurança no trânsito, técnicas de condução defensiva, condução econômica, manutenção preventiva do veículo, regulamentações e leis de trânsito, habilidades de navegação e logística, gerenciamento de risco e estresse, e boas práticas de saúde e segurança no trabalho.