Quando falamos em carro blindado, muitas pessoas já imaginam um veículo com uma verdadeira armadura de aço. Pois saiba que essa história não é tão diferente da realidade!
Afinal, um carro blindado garante uma grande proteção para o motorista e para os passageiros.
Muitos veículos de luxo que possuem um alto valor de mercado já saem de fábrica com a blindagem, mas você também pode aumentar a proteção dos carros de seu negócio entrando em contato com uma empresa especializada e solicitando o serviço.
Se você quer saber tudo sobre o carro blindado e se esse investimento realmente vale a pena para sua empresa, leia este artigo até o fim e tire todas as suas dúvidas sobre o assunto!
Na blindagem convencional, as colunas das portas do carro e a lateral do teto são revestidas por chapas de aço de até três milímetros de espessura, pois essas partes são muito finas para receber placas de aramida.
Já no caso de blindagens contra armas pesadas, é utilizado um aço de espessura equivalente, porém mais forte.
O Kevlar é um material também chamado de aramida, um composto plástico muito flexível, mais leve e resistente que o aço, usado para revestir as placas instaladas no habitáculo onde ficam os ocupantes do carro.
Outra parte blindada são os pneus, que têm seu interior revestido com uma cinta de aço. No caso de algo perfurar a borracha, o carro permanece andando normalmente.
Além disso, os vidros recebem várias placas transparentes de um plástico bastante resistente, o policarbonato, que são inseridas de forma intercalada com chapas de vidro.
Enquanto vidros comuns têm 0,6 centímetro de espessura, a blindagem contra armas de mão (aquelas utilizadas com a força do braço em combates próximos) tem, no máximo, 2,1 centímetros.
Já os vidros que resistem a fuzis têm mais de 4 centímetros de espessura. Não existe uma regra clara sobre quais veículos podem receber a blindagem, mas o procedimento geralmente é feito em veículos com potência maior do que 90 CV.
Caso um automóvel tenha uma potência menor do que essa, como os de motor 1.0, o peso da blindagem aumenta o do carro e reduz o seu desempenho, além de acelerar o desgaste de diversas peças, como suspensão e amortecedores.
Um dos principais motivos para investir na blindagem de automóveis é a possibilidade de garantir mais segurança para seu dia a dia.
Como os números da violência são cada vez maiores nas grandes cidades, a blindagem é muito importante para proteger motoristas e passageiros em diversos tipos de situação, por exemplo, em tiroteios e explosões.
Nesses casos, as pessoas ficarão seguras dentro do carro e não sofrerão ferimentos graves causados por disparos de armas, incêndios ou pelo arremesso de estilhaços.
Além disso, o carro blindado é uma ótima forma de isolar os ruídos externos e garantir uma direção tranquila e sem preocupações.
Isso porque a blindagem, além de proteger contra a violência, cria um isolamento acústico dentro do veículo, deixando de fora barulhos de chuva e buzinas, por exemplo.
Isso quer dizer que a blindagem contribui diretamente para aumentar o nível de concentração do motorista, já que ele não ficará distraído com ruídos.
Como você deve ter reparado, a blindagem pode ser bastante viável na rotina corporativa, tanto para automóveis de altos executivos quanto para veículos de empresas que lidam com o transporte de cargas.
Afinal, isso ajuda a diminuir consideravelmente os riscos de assalto ou de ser atingido no trânsito, além de aumentar a concentração e garantir uma maior sensação de bem-estar ao volante.
Para que um automóvel seja blindado, é essencial procurar uma empresa de confiança e responsabilidade que tenha todas as autorizações e licenças exigidas pela legislação.
Veja algumas dicas na hora de escolher a blindadora certa para você:
Em média, o valor da blindagem gira em torno de R$ 50 mil, mas pode variar, dependendo do modelo do carro, da empresa e da cidade.
Além de procurar uma instituição de responsabilidade, você também vai precisar separar os documentos certos para o processo. São eles:
É imprescindível conhecer todos os tipos de blindagem para saber qual é o mais adequado para as necessidades de sua empresa. Conheça quais são eles:
Como você percebeu, a blindagem acrescenta um grande peso ao veículo, tornando o procedimento impraticável para carros pequenos e de baixa potência.
Contudo, seguindo essa lógica, automóveis grandes e de alta potência são ideais para blindar. Assim, podemos chegar a três categorias em que a blindagem pode funcionar muito bem: sedans, SUVs e hatches.
Além da motorização mais potente, outro motivo para carros desses tipos serem mais adequados para receber a blindagem é que sua carroceria do tipo pick-up tem uma área menor a ser blindada, o que facilita e muito o processo.
É bom lembrar que as pick-ups de pequeno porte geralmente não recebem a blindagem, pois transportam apenas dois passageiros. Dessa forma, os carros das outras categorias com capacidade de transportar mais pessoas, costumam atender mais à demanda do mercado.
Conheça os modelos desses três tipos de automóvel em que a proteção funciona melhor:
Se você chegou até aqui, já deve ter percebido que os carros blindados oferecem grandes vantagens aos motoristas. Para complementar ainda mais, separamos a seguir os principais benefícios oferecidos por eles — além de uma vantagem exclusiva para quem optar por um blindado usado.
Não dá para negar: a maior vantagem desse tipo de carro é sua capacidade de proporcionar mais segurança no dia a dia.
Em grandes cidades, a blindagem deixou de ser um item de luxo para se transformar em uma proteção essencial para o motorista e seus passageiros, principalmente com o aumento da violência.
No caso de um assalto ou um disparo de arma de fogo, por exemplo, a blindagem fará toda a diferença, pois vai impedir que você ou sua família seja atingida.
Ela também garante uma maior segurança ao próprio automóvel, pois a lataria e seus componentes não serão tão afetados no caso de um acidente ou um ataque de vândalos.
Apesar do que muitas pessoas pensam, os carros blindados não perdem o desempenho — desde que o processo seja feito no automóvel certo, é claro.
Embora represente um peso a mais, a armadura de aço e aramida oferece proteção total aos passageiros sem interferir significativamente na eficiência e no desempenho em uma viagem.
Sabia que é mais barato blindar um veículo usado do que um novo ou mesmo comprar um automóvel zero, já blindado? Afinal, se você for vender o seu usado e adquirir um novo, vai perceber uma depreciação desproporcional em seu carro antigo.
Além disso, terá que arcar com uma grande diferença de preço entre os automóveis. Dessa forma, fazer a blindagem em um modelo usado será muito mais acessível e mais em conta.
No entanto, é bom lembrar que um carro blindado usado é mais difícil de ser revendido, além de contar com um alto custo de manutenção.
Esses são os motivos pelos quais você também pode encontrar carros usados no mercado já com a blindagem por preços bem em conta. Afinal, modelos blindados não são tão procurados, o que acaba por baratear o preço.
Como você pôde conferir, solicitar a blindagem de um automóvel exige diversos cuidados, sendo essencial procurar uma empresa especializada para garantir um serviço confiável e seguro.
Mas se você quiser investir nesse procedimento, saiba que será possível aumentar a segurança no dia a dia de sua frota e garantir viagens cada vez mais tranquilas.
Gostou deste artigo? Então confira outros conteúdos relevantes sobre o universo automotivo!