Ter um bom fluxo da cadeia de abastecimento nas empresas faz com que elas tenham um maior valor agregado ao produto ou serviço.
Com uma cadeia de suprimentos bem organizada e executada é possível garantir um melhor controle do processo de produção.
Para entender mais, acompanhe este conteúdo e saiba como funciona e quais são as etapas da cadeia de abastecimento.
Índice:
Cadeia de abastecimento, também conhecida como cadeia de suprimentos ou pelo termo em inglês supply chain, é um sistema que organiza os recursos, atividades, informações e processos, visando manter o fluxo harmônico de uma empresa.
Sua função é fazer a integração de todas as variáveis que fazem parte do ciclo de vida de um produto, englobando desde a sua produção até a sua chegada ao consumidor final.
Para ela funcionar, são necessárias várias etapas e toda uma logística de abastecimento, que inclui bom relacionamento com fornecedores, distribuidores, revendedores e consumidor final.
A cadeia de suprimentos funciona como uma rede que agrega todas as organizações, recursos, atividades e tecnologias necessárias para construção e venda do produto.
Sua principal função é fazer o gerenciamento do fluxo de mercadorias, além do controle das informações e de todo o dinheiro que corre no processo. O objetivo desse fluxo é entregar ao cliente final um melhor custo-benefício.
As empresas do ramo de fast food são bons exemplos, já que a alta demanda e venda de produtos faz necessária a criação da cadeia de suprimentos, que pode ser realizada por planilhas ou sistemas para a organização de processos.
Na prática, elas seguem a ordem de entrega dos insumos pelos fornecedores, ordenação e cadastramento de quantidades recebidas, distribuição para restaurantes e vendas para o consumidor final, por exemplo.
Podemos dizer que a cadeia de abastecimento possui uma variedade de objetivos, veja abaixo alguns deles:
Lembrando que o processo pode ser complexo, e que a organização e o planejamento não podem ser deixados de lado em nenhuma das etapas.
👉 Selecionamos um material exclusivo para você ficar por dentro do cenário de mobilidade urbana no Brasil. Acesse agora o nosso infográfico gratuito:
O supply chain é um importante processo de gestão de logística, focado na eficiência dos resultados.
Ele é de extrema importância para envolver todas as atividades do gerenciamento de fluxos de mercadorias, serviços e finanças, possibilitando uma maior integração com os clientes e com todas as etapas da cadeia de abastecimento.
Dessa forma é possível sentir os seguintes impactos:
Entenda mais sobre cada etapa incluída numa cadeia de abastecimento.
Esta etapa diz respeito sobre onde os produtos serão produzidos, após serem escolhidos. Com o fornecedor, é realizado um monitoramento de prazo de entrega dos insumos a produção.
Totalmente ligada à demanda do mercado. É preciso considerar os produtos que serão confeccionados para garantir a melhor experiência do cliente.
Nesta etapa é preciso definir onde será o local de armazenamento e qual tipo de estoque a empresa terá.
Aqui nesta etapa é quando será definida a localização da empresa. É sempre importante pensar em um lugar que tenha uma alta demanda.
Agora é o momento de definir os tipos de transporte que serão implementados. É preciso ter uma boa gestão de frotas para que os produtos cheguem eficientemente ao cliente final.
Ou seja, para ocorrer de forma eficiente, a cadeia de suprimentos deve ser muito bem planejada e executada, somente assim ela permitirá à empresa ter boa produtividade, qualidade e oferecer melhores preços.
Como você pode ver, a cadeia de abastecimento refere-se a cada uma das etapas do produto, desde a produção até a entrega, podendo trazer funcionalidade para o seu negócio. Na Localiza Gestão de Frotas, você ainda tem o suporte de uma equipe especializada para otimizar ainda mais o seu negócio. Para saber mais sobre esse assunto, continue acompanhando nosso blog!