​​​Gerenciamento de entrega é uma atividade indispensável para empresas que fazem qualquer tipo de entrega ao cliente. Ela consiste em monitorar indicadores para entender a eficiência do serviço, além de desenvolver soluções que tornem a entrega um diferencial de negócio.

Afinal, seja o cliente uma pessoa física ou jurídica, quem não gosta de receber seus pedidos dentro do prazo e em perfeitas condições, não é mesmo?

Por isso, preparamos este miniguia com os principais aspectos que você deve conhecer para um método gerenciador de entregas eficiente. Acompanhe!​

O que é gerenciamento de entrega 

Gerenciamento de entrega é uma atividade que pode ser executada pela área de gestão de frotas da sua empresa. Trata-se da administração de todo o processo de entrega de pedidos. Portanto, vai desde o controle do estoque até o recebimento do item pelo cliente. 

Empresas que utilizam carros para entregas, em especial dentro da cidade e regiões metropolitanas, precisam contar com um método gerenciador de entregas tão eficiente quanto grandes transportadoras. 

O motivo? Simples: gerenciar adequadamente as entregas melhora o atendimento ao cliente e reduz custos. Como consequência, sua empresa vende mais e não compromete a margem de lucro. 

Gerenciamento de entrega eficiente: indicadores de desempenho 

Para fazer um gerenciamento de entrega de qualidade, é necessário considerar os seguintes indicadores:

Lead Time 


Lead Time é o tempo que o pedido leva para ser separado, preparado e encaminhado para o cliente. Aqui, o gestor precisa verificar se o período é compatível com os objetivos da empresa: prazo cumprido, custos sem desperdícios e entrega em tempo hábil para gerar receita. Nessa análise, é possível identificar, também, onde há excessos de despesas ou perda de tempo. 

Atendimento de pedidos e cumprimento de prazo 


Aqui, é analisado especificamente quantos pedidos puderam ser entregues e qual o prazo que levaram para chegar ao cliente final. Nessa análise, o gestor pode determinar mudanças de prazo para localidades em que ocorrem muitos atrasos, ou, incluir na rota regiões que não são atendidas, mas que têm demanda. 

Custos do frete 


Outro indicador fundamental para o gerenciamento de entrega são os custos: entender quanto cada veículo gasta com combustível, manutenção, multas e outros procedimentos permite que o gestor de frotas desenvolva soluções para redução de despesas. 

Satisfação do cliente 


Por fim, os índices de satisfação ou reclamação de clientes são fundamentais para o gerenciamento de entrega. Eles permitem que a área de gestão de frotas determine prazos compatíveis com a realidade e escolha veículos que garantam a integridade dos produtos.

Gerenciamento de entrega eficiente: como fazer 

Para tornar as entregas da empresa muito mais eficientes – ou seja, dentro do prazo, com o produto intacto e sem desperdício de recursos – algumas ações são indispensáveis. Sinalizamos as mais importantes. ​

Desenvolver rotas eficientes 


O ponto de partida para um gerenciamento eficiente é desenhar rotas inteligentes para a equipe de entregas. Neste artigo, apontamos as principais técnicas para criar trajetos que agrupem uma quantidade apropriada de atendimentos no mesmo dia.

Utilizar carros adequados 


Improvisos podem custar caro. Por isso, outro detalhe indispensável para o gerenciamento de entregas é a utilização de veículos compatíveis com a mercadoria transportada. Dessa forma, é possível garantir que os itens cheguem ao cliente em perfeitas condições. 

Se a sua empresa comercializa vidros, por exemplo, é fundamental que a entrega seja efetuada por um automóvel que permita a acomodação das peças. Aqui, um utilitário de caçamba aberta – como uma picape - pode ser a solução ideal. Ela garante que o vidro seja bem amarrado e permite uma variedade de altura das peças. ​

Já a parte coberta de furgões – como a Fiorino – protege cargas delicadas de agentes climáticos. Itens como medicamentos, refeições e flores necessitam desses cuidados. Cargas leves vivas – como pets – também exigem um transporte adequado. Esse tipo de veículo é o ideal. 

Inclusive, vale a pena conhecer serviços como os da Localiza Gestão de Frotas​, que fornece os veículos ideais para a operação da sua empresa, todos zero quilômetro e personalizados conforme sua necessidade. Você não precisa se preocupar com compra, licenciamento, customização, seguro, manutenção, depreciação, revenda ou qualquer outro trâmite burocrático e custoso. Basta contratar o serviço de terceirização  e receber o veículo novinho e adequado para as entregas. 

Monitorar trajetos e equipe 


Outro ponto fundamental para o gerenciamento de entregas é justamente o acompanhamento do time, trajeto e veículos. Sistemas de telemetria como o Carro Conectado​, por exemplo, permitem ao time de gestão de frotas o rastreamento do automóvel em tempo real. 

Além disso, com a ferramenta é possível verificar dados de perfil de condução do motorista – como acelerações e frenagens. Nesse sentido, seu time pode desenvolver programas de reconhecimento para bons condutores ou diretrizes de utilização dos veículos para o serviço de entrega. ​