O endereçamento de estoque contribui significativamente para a organização e funcionamento do controle de todo o armazenamento de mercadorias de uma empresa.
A sua implementação contribui para que as operações sejam otimizadas e toda logística seja mais eficiente.
Para saber mais sobre os tipos de endereçamento de estoque e como funciona, continue lendo o conteúdo.
Índice:
O endereçamento de estoque, também conhecido como endereçamento logístico, é um sistema usado para fazer a localização de produtos no galpão de armazenamento.
Ele contribui para facilitar a armazenagem e a localização de um produto estocado, conforme a sua catalogação no sistema de endereçamento.
Ele funciona para padronizar as localizações dos espaços em um centro de distribuição.
Essa organização possibilitará que as mercadorias possam ser encontradas de uma forma mais fácil, e saber da movimentação interna dos produtos.
Se entende o endereçamento de estoque como o endereço dado a um produto no estoque de uma empresa. Para fazer a configuração do sistema existem alguns itens, assim como no sistema de endereçamento dos Correios.
Ele cria códigos para as áreas, corredores, módulos, níveis e para o vão. Para você entender melhor, explicaremos cada um deles, acompanhe.
É como se fosse um bairro do seu galpão de armazenamento, ela é uma grande área que serve para guardar os produtos, composta por corredores e outros níveis.
Consideremos o corredor como sendo as ruas do galpão de armazenamento. Cada um deles deve ter um nome diferente para que não se confunda a localização.
Os módulos são as colunas em que ficam guardados e separados os produtos no galpão de estoque, parecidos com os prédios da cidade.
Os níveis ficam nos módulos e são os andares das colunas, assim podemos comparar os andares dos prédios.
Os vãos no galpão de armazenamento são correspondentes aos apartamentos localizados dentro de cada um dos andares.
Basicamente, o endereçamento de estoque pode ser feito de duas formas. Continue lendo para conseguir entender cada uma delas!
Neste tipo de endereçamento existem locais pré-determinados para o armazenamento.
Cada item já tem o lugar onde será alocado no momento em que ele chegar ao estoque, ou seja, os espaços ficam vazios no aguardo da reposição daquele, caso ele acabe.
Um bom exemplo são os produtos químicos, que não podem ser alterados de lugar, pois, se houver vazamento, outros materiais podem ser contaminados.
Por outro lado, a desvantagem é que como os locais ficam padronizados, será necessário um grande espaço de armazenamento.
Ao contrário do fixo, o endereçamento dinâmico possui diversas possibilidades de locais para armazenar os produtos.
Na hora do armazenamento, buscam-se os pontos possíveis e opta-se pelo melhor local disponível naquele momento. Porém, para uma utilização eficiente, as localizações devem ser definidas baseadas no percentual de rotatividade, prioridade e agrupamento por tipo de mercadoria.
Um exemplo são produtos alimentícios, em que possuem alto rodízio de localidade, e podem ser alocados da forma que funcionar melhor.
Para começar a fazer o endereçamento de estoque, primeiramente, é preciso decidir qual será o modelo implementado na sua empresa.
O ideal é escolher o tipo que irá trazer produtividade e organização para o seu galpão, sendo possível até uma combinação de tipos para chegar ao modelo mais eficiente.
Logo em seguida, será necessário implementar as sinalizações do endereçamento de estoque, as placas com as identificações para que os colaboradores possam localizar e armazenar os produtos corretamente.
Se tudo for feito adequadamente, o endereçamento será eficiente e a localização dos produtos será simples, trazendo um ganho de produtividade para todo o processo.
A facilidade na separação e movimentação dos produtos, agilizando todo o processo, são alguns dos muitos benefícios.
Uma das vantagens é a otimização de recursos operacionais gerados que vão contribuir para a empresa com redução de tempo e melhora no sistema de movimentação dos produtos.
Outro ponto positivo é tornar os processos mais ágeis e assertivos, já que basta seguir as regras de localização e armazenamento.
Agora que você sabe como funciona o endereçamento de estoque e suas vantagens, consegue organizar melhor a estocagem dos seus produtos, trazendo eficiência para os processos da sua empresa. Na Localiza Gestão de Frotas, você ainda tem o suporte de uma equipe especializada que ajuda a melhorar diversos processos do seu negócio.
Aproveite e veja também o artigo sobre gerenciamento de entregas. Uma atividade extremamente importante nas empresas, que ajudam a otimizar a dinâmica de processos internos e externos.