
Uma sigla com três letrinhas tem mudado significativamente as organizações e especialmente a rotina da gestão de frotas. Falamos da agenda ESG (Ambiental, Social e Governança), que traz desafios e responsabilidades para a empresa, especialmente no que diz respeito ao impacto ambiental das operações da corporação.’’
Hoje, mais do que nunca, empresas de todos os ramos de atividade têm compromissos para reduzir sua pegada de carbono. O que impacta diretamente a gestão de frota e a operação logística dos veículos, sejam eles leves ou pesados.
Por esta razão, ter uma frota de automóveis, furgões e caminhões com a manutenção em dia e sempre renovada é de suma importância para reduzir o impacto ambiental. Mas o que muitos achavam que era uma despesa para gerar menos poluição, na verdade significa redução de custos para a companhia.
Vamos mostrar agora como algumas práticas sustentáveis na gestão da frota podem reduzir o impacto ambiental e também o impacto financeiro da empresa.
Para saber mais sobre o SUV, é só continuar acompanhando a leitura!
Índice
A gestão de frota de uma empresa deve estar sempre atenta aos prazos de revisões dos veículos. Por isso, é importante ter um plano de manutenção detalhado e bem organizado de todos os carros, furgões, vans e caminhões.
Esse planejamento vai possibilitar que todos os veículos passem por revisões preventivas dentro das recomendações do fabricante, mas em um cronograma que não afete as operações da companhia. Ou seja, que a frota não fique desfalcada de muitos veículos em determinado período.
Além disso, frota com manutenção em dia significa menos custos. Veículos eficientes vão economizar no consumo de combustível e de óleo lubrificante, reduzir o impacto ambiental da frota e aumentar a vida útil das peças.
Ao mesmo tempo, a probabilidade dos veículos enguiçaram é bem menor. Não esqueça que caminhão ou carro parado com defeito implica em dias fora de operação (e sem produtividade) e maior despesa para reparo. Frota parada é dinheiro perdido.
De nada adianta ter uma frota nova e com manutenção em dia se o motorista tem uma direção agressiva, que gasta mais combustível, força mais o motor e as peças do veículo e aumenta a poluição. Fazer treinamento constante da equipe é fundamental para a gestão da frota reduzir o impacto ambiental e financeiro.
Mostre aos operadores a importância de uma condução consciente. Evitar acelerações bruscas, trocar as marchas no tempo certo, frear com antecedência e manter a rotação do motor em níveis médios e baixos contribuem para maior economia de combustível e menos poluição do meio ambiente.
Também é importante frisar o respeito aos limites de velocidade e às regras de trânsito. Aspectos fundamentais para a segurança no trânsito e dos motoristas, operadores e terceiros.
Por isso, mantenha seu time sempre qualificado e promova cursos regulares de capacitação, reciclagem e de direção defensiva.
Hoje, a gestão de frota tem ao dispor diversas ferramentas digitais e de telemetria que oferecem um raio-x bastante preciso. Com o uso destas plataformas, é possível acompanhar o estado de cada veículo e ter um melhor acompanhamento dos carros e operadores.
Saber o quanto cada caminhão ou furgão está consumindo de combustível e emitindo de gases poluentes, monitorar os prazos de manutenção, verificar e antever possíveis defeitos são algumas das possibilidades das ferramentas de gestão de frotas. Isso permite otimizar a operação, o que implica em redução de custos e menor impacto ambiental.
Um exemplo simples: o monitoramento da calibragem dos pneus. Para se ter ideia, pneus descalibrados podem resultar em consumo de combustível até 20% maior se comparado ao mesmo veículo com a pressão correta nos equipamentos. Sem falar no impacto em componentes da suspensão e freios…
Planejar e monitorar as rotas é imprescindível para a gestão ter uma frota eficiente, reduzir seu impacto ambiental e diminuir custos operacionais. Nem sempre o melhor trajeto é o mais rápido.
É preciso considerar variáveis. Por exemplo, se naquele itinerário a via for muito esburacada isso pode resultar em menor vida útil das peças e aumento do consumo de combustível e da emissão de poluentes, uma vez que provavelmente o veículo vai andar a velocidades reduzidas e em rotações maiores.
Também é necessário pôr na ponta do lápis detalhes como custo com pedágios, infraestrutura da via para os operadores e facilidade de acesso. Ao otimizar as rotas, a gestão da frota economiza combustível e melhora a logística das operações.
Não tem jeito, quanto mais envelhecida a frota, maior o impacto financeiro e ambiental. O raciocínio é simples: veículos com muito tempo de uso estão naturalmente sujeitos a mais problemas e tendem a poluir mais e também a consumir mais combustível.
Manter a frota renovada a curto e médio prazos vai manter a operação da empresa eficiente do ponto de vista tanto ambiental, como financeiro.
Terceirizar a gestão da frota é um caminho prático para ajudar o planeta e o orçamento da companhia. Com a Localiza, a empresa tem à disposição veículos sempre novos, em perfeito estado de funcionamento e altamente eficientes.
Além disso, com a Localiza Gestão de Frotas a empresa contratante consegue ter previsibilidade de custos e uma equipe terceirizada dedicada. Com isso, pode direcionar recursos e pessoal para outras áreas estratégicas da companhia e aumentar a produtividade como um todo.
Localiza Gestão de Frotas tem a solução ideal para o seu negócio. Conheça aqui.
Você sabia que a Localiza também aluga e vende caminhões?
Com Localiza Pesados, sua empresa conta com uma solução completa para diferentes tipos de operação, seja na locação ou aquisição de caminhões com garantia, suporte e toda a solidez de quem é referência em mobilidade no Brasil.
Acesse o site e conheça Localiza Pesados Aluguel e Localiza Seminovos Pesados
Nós temos o compromisso de utilizar e tratar os seus dados de forma segura. Confira nosso