O transporte de cargas é uma atividade muito importante para a manutenção de vários negócios. Se você lida com grande volume de mercadorias, por exemplo, então é provável que precise de uma frota de caminhões para dar conta de todas as entregas.
E, considerando que o transporte não seja seu core business, investir na terceirização de frotas pode ser a sua melhor alternativa.
Algo importante a considerar é o aluguel de caminhão refrigerado, que pode ser uma necessidade para certos tipos de negócio.
Mesmo sendo um tipo bem específico de veículo, sua locação pode ser bem mais rentável para a manutenção dos seus serviços e entrega dos produtos com mais qualidade.
Para esclarecer isso, vamos falar um pouco mais sobre o aluguel de caminhão refrigerado, quando ele é necessário, suas vantagens e como fazer a melhor escolha. Acompanhe!
Para alguns tipos de carga, como carnes, produtos químicos e afins, é necessário manter uma temperatura baixa para que sejam preservados durante o transporte. Nesses casos, o uso de um caminhão refrigerado se torna obrigatório, pois impede a deterioração.
Em viagens curtas, alguns desses produtos podem não requerer esse cuidado, mas o mais provável é que apenas esse tipo de veículo seja capaz de levá-los ao seu destino em bom estado.
Se esse tipo de veículo já é uma necessidade para sua frota, a principal dúvida que resta é: optar pela locação ou pela aquisição?
Empresas mais tradicionais podem preferir uma frota própria, mas há bons motivos para escolher a terceirização de frota nesse caso específico. Veja alguns benefícios:
Uma das principais preocupações durante o transporte de mercadorias é a sua preservação. Qualquer defeito pode diminuir seu valor para o cliente final, o que também prejudica a rentabilidade do seu negócio. Algo especialmente importante com produtos que precisam de baixa temperatura para serem preservados.
Os caminhões refrigerados contam com a estrutura ideal para lidar com esses produtos, não apenas em relação à temperatura, mas também a outros pontos de sua infraestrutura, como organização da carga, prevenção de impactos, etc.
Digamos que a empresa não tenha caminhões refrigerados em frota, mas considere investir em produtos que requerem esse tipo de preservação.
Nesse caso, ao fazer sua locação, o negócio amplia o número de serviços que pode prestar com qualidade, podendo atingir um novo mercado. Esse é um ponto bem positivo para a manutenção e crescimento do negócio, pois amplia a diversidade de serviços e, consequentemente, aumenta sua rentabilidade.
Por outro lado, muitos negócios não lidam com cargas que requerem esse tipo de preservação o tempo todo. Como resultado, um caminhão comprado dessa forma teria que ficar parado por muito tempo, sem gerar nenhum retorno e apenas criando custos de manutenção.
Nesse contexto, o aluguel de caminhão refrigerado se mostra como uma ótima alternativa. Em vez de investir o valor completo do veículo de uma vez, você paga para fazer uso dele apenas no período necessário. Isso reduz consideravelmente o custo inicial que ele gera, assim como as despesas com manutenção e armazenamento. Tudo sem deixar o seu capital parado.
Para qualquer gestor de frota, a ocorrência de algum acidente ou defeito em um dos veículos pode representar uma perda considerável de produtividade. Além dos custos imediatos para retificar o problema, também é necessário levar em conta os possíveis atrasos e perda de prazos.
Com a locação de veículos, boa parte desses riscos são reduzidos. Primeiramente, a empresa provedora é quem lida com os custos envolvidos no processo, já que há um seguro envolvido na maioria dos contratos. Além disso, caso um caminhão apresente defeito, basta solicitar outro para substituí-lo.
Se os benefícios desse tipo de serviço convenceram você a optar pela terceirização de frotas, então o que resta é saber como escolher o serviço ideal. Para isso, separamos aqui alguns critérios que você pode usar para tomar a melhor decisão. Confira!
O uso do caminhão refrigerado já é, por si só, uma exigência baseada no tipo de carga. Porém, há outros fatores que afetam o modelo específico do veículo e suas exigências.
Por exemplo, o volume e peso da carga, nível de regulação do resfriamento, necessidade de outros recursos para a melhor preservação dos produtos, entre outros. Leve tudo isso em conta e veja quais opções melhor atendem às suas demandas.
Para encontrar os melhores veículos, é necessário encontrar também a empresa certa para fornecê-los. E um dos melhores termômetros para a qualidade desse trabalho é a opinião do público.
Antes de fechar contrato, converse com outras pessoas que contratam a mesma empresa e veja a opinião de todos sobre a qualidade da frota, índice de defeitos, atendimento etc. Isso dará uma perspectiva melhor do real benefício que ela tem a oferecer.
Diferentes empresas de locação de veículos também podem limitar sua área de atuação de diferentes formas. Algumas oferecem cobertura nacional, enquanto outras limitam seus veículos a circularem dentro de um determinado território. No aluguel de caminhão refrigerado, isso não é diferente.
Considere sua demanda e veja se a fornecedora está alinhada com seu tipo de trabalho.
No fim das contas, o fator que mais pesa para qualquer decisão empresarial é o retorno que pode ser esperado em relação ao investimento. Calcule bem qual será o custo de cada opção, compare a qualidade e veja quanto de cada uma pode gerar. A opção que oferece a melhor relação entre custo e benefício deve ser a melhor para você.
Com essas informações, você já pode decidir o melhor aluguel de caminhão refrigerado para melhorar sua rentabilidade.
Se quiser saber mais, entre em contato com aLocaliza Empresas Pesados e conheça nossos serviços!
A Localiza Empresas Pesados é a solução de aluguel de caminhões e implementos da Localiza, ideal para as empresas que precisam renovar ou aumentar a sua frota pesada. Com essa solução, você garante a eficiência e qualidade da operação, evitando os altos custos de aquisição e manutenção dos veículos.
O baú refrigerado, ou baú frigorífico, é uma estrutura montada sobre o chassi de um caminhão com a finalidade de acomodar cargas ou mercadorias que necessitam de controle de temperatura para não estragarem, como os congelados e resfriados.
O processo de aluguel de caminhão refrigerado geralmente envolve a pesquisa e seleção de empresas que forneçam esse tipo de locação, a reserva do modelo desejado e a documentação como carteira de motorista válida, comprovante de seguro e um cartão de crédito válido para o pagamento do aluguel. Além disso, também há a retirada do modelo no dia e local agendado, o período de utilização e, por fim, a devolução do veículo.
Geralmente é necessário possuir uma carteira de motorista válida, adequada para o tipo de caminhão que está sendo alugado. Dependendo do país ou região, podem ser exigidos diferentes tipos de licenças, como a categoria C, que permite a condução de veículos de carga. Além disso, é recomendável possuir experiência e treinamento adequados para operar o veículo.
A manutenção dos caminhões refrigerados alugados é geralmente responsabilidade da empresa de aluguel. Antes de retirar o veículo, certifique-se de discutir os detalhes sobre a manutenção preventiva e o que fazer em caso de problemas durante o período de aluguel. É importante conhecer os procedimentos de suporte técnico e ter um contato de emergência, caso ocorram falhas no sistema de refrigeração ou outras questões relacionadas ao veículo.
Para garantir a qualidade e segurança dos produtos refrigerados durante o transporte em um caminhão alugado, é importante seguir algumas condições de armazenamento ideais como a temperatura adequada para os produtos, o isolamento térmico, o monitoramento da temperatura e o tempo de carga e descarga da mercadoria.
Caso ocorram imprevistos durante o transporte de produtos refrigerados em um caminhão alugado, é importante comunicar imediatamente a empresa de aluguel do veículo e obter instruções de como agir na situação. Além disso, se necessário, entre em contato com o seguro para obter a assistência que irá cobrir os prejuízos.