O conceito de responsabilidade ambiental tem ganhado cada vez mais força no mercado da mobilidade e da gestão de frota.

A competividade e a busca por inovação são uma oportunidade para as empresas que possuem frotas de veículos aderirem ao movimento de adoção de práticas mais sustentáveis.

Entender como essas ações podem ser assumidas no dia a dia de trabalho da frota se torna uma preocupação e uma das responsabilidades do gestor de frotas, uma vez que essas práticas podem influenciar positivamente a produtividade e a performance da empresa.

Dessa maneira, quais medidas podem ser tomadas para que uma frota alcance esse resultado e consiga ser mais responsável quanto ao meio ambiente?

Confira algumas práticas para alcançar uma gestão de frotas mais sustentável.


3d-electric-cars-parking-lot.jpg 



Busque alternativas de veículos menos poluentes

É preciso lembrar que os veículos são um dos principais agentes poluidores atualmente, sendo responsáveis por aproximadamente 90% da poluição em grandes cidades.  Por isso uma boa iniciativa é buscar por veículos sustentáveis para compor sua frota.

Nesse sentido, também é interessante optar pelo abastecimento com álcool, combustível esse que emiti de 3 a 4 vezes menos gases de efeito estufa.

 


Invista na otimização de rotas

Não existe situação pior para um gestor de frotas do que ver muitos carros da sua frota parados ou precisar de um carro para resolver algum imprevisto e não tê-lo à disposição naquele momento. 

Além do prejuízo financeiro que isso causa, esse tipo de situação pode ser um indicativo de que as rotas e os itinerários da frota não estão tão otimizados quanto poderiam.

Otimizar as rotas pode influenciar a sustentabilidade da frota. O investimento em rotas mais curtas, com menos movimentação e tráfego de veículos em horário de pico no trânsito, pode ajudar a diminuir a emissão de poluentes e, como consequência, aumentar a produtividade da frota.


GettyImages-1317137062.jpg



Fazer a manutenção preventiva dos veículos é um cuidado extremamente necessário para você assegurar que os veículos da frota rodarão sempre nas melhores condições de segurança, além de manter a saúde do carro, o que contribui para uma menor emissão de poluentes.

Esse tipo de cuidado com os veículos pode evitar queima desnecessária de combustível e manutenções que podem ser causadas pelo mau uso do veículo.

 


Conte com a ajuda de softwares de gestão


Adotar a tecnologia como sua aliada e apostar em softwares de gestão de frota ajudam a identificar de forma muito rápida e objetiva os aspectos da sua frota que geram mais custos e mais impacto ambiental. Dessa maneira, fica mais fácil identificar possíveis práticas sustentáveis, ações necessárias e onde implementá-las.



O papel do condutor na sustentabilidade ambiental

Falar em uma frota mais sustentável quanto ao meio ambiente significa falar também em motoristas conscientes.

Por isso é muito importante que as empresas invistam em políticas de treinamento para a conscientização dos motoristas a respeito do seu papel na direção e na sua postura relacionada à colaboração com a sustentabilidade.

Algumas pequenas mudanças frente ao volante, como não acelerar bruscamente, respeitar a troca de marchas e usar o ar-condicionado com moderação, podem fazer grande diferença, resultando em uma direção segura, econômica e que causa menos impacto ao meio ambiente.

 


Planeje ações de compensação

Enquanto o setor de frotas está na busca de implementar algumas práticas para alcançar uma frota mais responsável com relação ao meio ambiente, existem algumas ações que podem ser criadas para compensar a emissão de poluentes que vêm dos veículos.

Essas ações podem começar com políticas de criação de projeto de reciclagem e investimentos em cursos educacionais de preservação do meio ambiente.

Pequenas mudanças de hábito que partem de dentro da frota trarão mudanças no impacto ambiental causado pela empresa.


 

Pense na terceirização de frotas como uma alternativa 


GettyImages-1270453241.jpg


Empresas que apostam na terceirização de frotas garantem mais tempo para se dedicar às questões estratégicas do negócio e para se preocupar com questões de sustentabilidade.

Apostar na frota terceirizada como alternativa pode ser uma excelente opção, uma vez que é uma solução muito mais sustentável.

Terceirizar uma frota possibilita à empresa solicitar apenas a quantidade de veículos de que necessita para as suas demandas, impedindo assim que existam desperdícios de recursos. Além disso, essa solução é uma garantia de que os veículos estarão sempre atualizados e em dia com as manutenções, já que essa responsabilidade passa a ser da empresa que terceiriza a frota.

Quer saber mais? Fique por dentro das vantagens de apostar na terceirização de frotas.

Aproveite para conhecer também as soluções da Localiza Gestão de Frotas.