​​​Os símbolos do painel do carro existem para informar ao condutor sobre as condições do veículo. Por isso, é fundamental treinar a equipe para reconhecer os principais ícones e providenciar a tratativa quando necessário.

E para ajudar nessa missão, preparamos esta lista com o significado das luzes do painel do carro. Acompanhe!

Significado das luzes do painel

A maioria dos carros contém os mesmos símbolos no painel. Isso, porque eles estão relacionados à peças e funcionalidades essenciais para o funcionamento adequado do motor e integridade dos sistemas de segurança.

Importante: No manual do seu carro você poderá encontrar informações específicas sobre o seu modelo. Para te ajudar, listamos aqui alguns significados mais genéricos.

Veja os principais.​

Luz do óleo

Ao ligar o carro, a luz que se parece com uma pequena chaleira acende – e na sequência, deve apagar. Caso permaneça ligada, significa que o motor não está recebendo a lubrificação adequada.

Em matéria para o programa AutoEsporte, especialistas explicam que pode ser problema no filtro ou na bomba, mas geralmente o símbolo do painel permanece aceso quando o problema está no nível do óleo.

Com nível inferior ao adequado, a pressão diminui e o fluido não chega onde deve – adeus à lubrificação. Diante disso, a recomendação é parar o carro em um lugar seguro e pedir ajuda.

Luz da injeção

O símbolo é de um pequeno motor e deve apagar logo depois de dar a partida. Caso permaneça aceso, pode significar duas coisas: o motor está com problema e passa a funcionar no sistema emergencial, ou, o veículo foi abastecido com combustível adulterado. A recomendação é levar o carro à oficina para que a situação seja devidamente diagnosticada.

​ 

Luz da bateria

Com o típico símbolo de positivo e negativo, a luz da bateria é mais uma informação que acende e apaga assim que o carro é ligado. Se continua acesa, significa que a bateria está com problemas. Na maioria dos casos, isso acontece porque ela não está sendo corretamente carregada pelo alternador.

Vale procurar a avaliação de um especialista, que detectará se o problema é o sistema de carregamento ou se é a vida útil da bateria que está chegando ao fim.


Luz do freio

Dependendo do modelo, existem duas luzes relacionadas ao freio – a letra P e um ponto de exclamação. Nesses casos, a letra P significa que o freio de mão está puxado e o ponto de exclamação significa que há problemas com o reservatório do fluido de freios.

Para o primeiro caso é só desengatar. Para o segundo, é preciso visitar uma oficina e solucionar o problema, já que o sistema de frenagem pode estar comprometido.

Caso o carro tenha só um símbolo – geralmente o ponto de exclamação – é necessário observar. Se mesmo com o freio de mão desengatado a luz permanecer acesa, o problema é o fluido e precisa de conserto.


Luz da temperatura

Parecido com um veleiro, esse símbolo do painel acende quando o motor está superaquecido. Pode ser que o fluido de refrigeração esteja abaixo do nível ou outra parte do sistema de arrefecimento esteja danificada. Quando essa luz acende, é importante parar o carro em um lugar seguro e esperar que o motor esfrie. Na sequência, a dica é seguir para a oficina e verificar se o problema é só o nível do líquido ou se é mais sério. ​

Luz do airbag

O ícone, representado por uma pessoa e um círculo, deve acender quando o carro dá partida e apagar cerca de três segundos depois. Se permanecer acesa, se não acender quando o carro é ligado, ou se voltar a acender depois de um tempo apagada, é preciso levar o veículo para montadora ou especialista.

Isso, porque qualquer irregularidade na luz do airbag pode significar problema no sistema – como resultado, as bolsas de segurança podem não abrir em caso de acidente ou são acionadas sem necessidade, o que também é perigoso.

Significado das luzes do painel do carro: como evitar problemas[R.9]  nos carros da frota

Apesar dos ícones do painel seguirem o mesmo padrão em diferentes modelos, alguns carros vêm com mais símbolos do que outros - isso varia de acordo com a categoria e o ano de fabricação.

Portanto, o ponto de partida para evitar problemas na frota é conferir o manual e orientar o motorista sobre o significado das luzes do painel do modelo que será conduzido.

Outra prática bem importante é a manutenção preventiva. Ela permite que cada sistema seja avaliado e itens que precisam de substituição sejam renovados antes de gerarem estragos – que, consequentemente, acendem as luzes do painel.

Se sua empresa utiliza frotas terceirizadas​, a tarefa é mais fácil. Além de carros sempre novos, a Localiza Gestão de Frotas​, por exemplo, oferece carro substituto para sua equipe trabalhar tranquilamente enquanto o veículo passa pela revisão. Outra vantagem são os sistemas de gestão​, que facilitam o controle das manutenções e de todas as demais tratativas da frota.