Os símbolos e luzes do painel do carro existem para informar ao condutor sobre as condições do veículo.
Por isso, é fundamental reconhecer os principais ícones, seus significados e alertas para solucionar o problema quando necessário.
E para ajudar nessa missão, preparamos esta lista com o significado das luzes do painel do carro. Acompanhe!
A maioria dos carros contém os mesmos símbolos no painel. Isso, porque estão relacionados à peças e funcionalidades essenciais para o bom funcionamento do motor e integridade dos sistemas de segurança.
Para te ajudar, listamos aqui alguns significados dos sinais que o seu carro pode dar no painel.
Ao ligar o carro, a luz do óleo acende, ela é a que se parece com uma pequena chaleira, e após um tempo deve apagar.
Caso a luz do óleo permaneça ligada, significa que o motor não está recebendo a lubrificação adequada.
Em matéria para o programa AutoEsporte, especialistas explicam que pode ser problema no filtro ou na bomba, mas geralmente o símbolo do painel permanece aceso quando tem algo errado com o nível do óleo.
Com nível inferior ao adequado, a pressão diminui e o fluido não chega onde deve – adeus à lubrificação. Diante disso, a recomendação é parar o carro em um lugar seguro e pedir ajuda.
O símbolo da luz de injeção é de um pequeno motor e deve apagar logo depois de dar a partida.
Caso a luz de injeção permaneça acesa, pode significar duas coisas: o motor está com problema e passa a funcionar no sistema emergencial, ou, o veículo foi abastecido com combustível adulterado.
A recomendação é levar o carro à oficina para que a situação seja devidamente diagnosticada.
A luz da bateria possui o típico símbolo de positivo e negativo, ela também é mais uma luz do painel que acende e apaga assim que o carro é ligado.
Se a luz a bateria continua acesa, significa que a bateria está com problemas. Na maioria dos casos, isso acontece porque ela não está sendo corretamente carregada pelo alternador.
Vale procurar a avaliação de um mecânico, que detectará se o problema é o sistema de carregamento ou se é a vida útil da bateria que está chegando ao fim.
Dependendo do modelo, existem duas luzes relacionadas ao freio – a letra P e um ponto de exclamação (!).
Nesses casos, a luz de freio que é representada pela letra P significa que o freio de mão está puxado e o ponto de exclamação significa que há problemas com o reservatório do fluido de freios.
Para o primeiro caso é só desengatar. Para o segundo, é preciso visitar uma oficina e solucionar o problema, já que o sistema de frenagem pode estar comprometido.
Caso o carro tenha só um símbolo – geralmente o ponto de exclamação – é necessário observar. Se mesmo com o freio de mão desengatado a luz permanecer acesa, o problema é o fluido e precisa de conserto.
A luz da temperatura é parecida com um veleiro, esse símbolo do painel acende quando o motor está superaquecido.
Pode ser que o fluido de refrigeração esteja abaixo do nível ou outra parte do sistema de arrefecimento esteja danificada.
Quando a luz da temperatura acende, é importante parar o carro em um lugar seguro e esperar que o motor esfrie. Na sequência, a dica é seguir para a oficina e verificar se o problema é só o nível do líquido ou se é algo mais sério com o motor do carro.
A luz do airbag é um ícone representado por uma pessoa e um círculo, deve acender quando o carro dá partida e apagar cerca de três segundos depois.
Se caso a luz do airbag permanecer acesa no painel, não acender quando o carro é ligado, ou se voltar a acender depois de um tempo apagada, é preciso levar o veículo para montadora ou especialista.
Isso, porque qualquer irregularidade na luz do airbag pode significar problema no sistema – como resultado, as bolsas de segurança podem não abrir em caso de acidente ou são acionadas sem necessidade, o que também é perigoso.
Apesar dos ícones do painel seguirem o mesmo padrão em diferentes modelos, alguns carros vêm com mais símbolos do que outros – isso varia de acordo com a categoria e o ano de fabricação.
Portanto, o ponto de partida para evitar problemas na frota é conferir o manual e orientar o motorista sobre o significado das luzes do painel do modelo que será conduzido.
Outra prática bem importante é a manutenção preventiva. Ela permite que cada sistema seja avaliado e itens que precisam de substituição sejam renovados antes de gerarem estragos – que, consequentemente, acendem as luzes do painel.
Aproveite para ver o significado e quando se preocupar com as luzes no painel no vídeo abaixo!
A luz vermelha no painel aparece quando o carro está com algum problema, dessa forma ela representa uma luz de emergência. A luz vermelha acesa de forma contínua pode significar problema na bateria, no sistema de airbag, na temperatura do carro, entre outros.
A luz amarela no painel significa que alguma parte do veículo precisa de atenção, dessa forma a luz amarela é uma advertência para que o motorista confira o que não está funcionando de forma correta.
A luz verde no painel significa que algo está ligado e funcionando, como por exemplo a indicação de que a seta está ligada.
A luz azul no painel pode significar que o carro ainda está frio, indicando que o motor chegou até a temperatura ideal. Também pode significar que o farol alto está ligado, é necessário atentar-se ao ícone que aparece no painel.
Se sua empresa utiliza frotas terceirizadas, a tarefa é mais fácil. Além de carros sempre novos, a Localiza Gestão de Frotas, por exemplo, oferece carro substituto para sua equipe trabalhar tranquilamente enquanto o veículo passa pela revisão.
Outra vantagem são os sistemas de gestão, que facilitam o controle das manutenções e de todas as demais tratativas da frota.