A cada dia que passa, os gestores de frotas e os condutores devem estar ainda mais atentos à segurança dos carros da frota no dia a dia de trabalho.

A boa notícia é que existem algumas medidas que o gestor e os condutores podem adotar para minimizar e/ou evitar esses tipos de ocorrências.

Preparamos uma lista com 5 dicas de boas práticas de segurança para te auxiliar a tomar as melhores decisões para garantir a segurança dos seus carros e proteger a sua frota.

Confira agora!


1- Prefira seguir rotas mais seguras

A utilização de rotas desconhecidas e menos seguras é uma das principais causas de furtos de carros.

Locais distantes, pouco iluminados e quase sem nenhuma movimentação já apontam para um cenário bem vulnerável em termos de segurança, não é?

Por isso, estudar e esquematizar um mapeamento de trajetos por ruas e estradas que têm índices menores de roubos pode impactar diretamente a segurança do veículo e de quem está conduzindo.

 

2- Equipe os carros com alarmes

Certamente essa é uma das ações mais básicas, mas também uma das mais importantes quando estamos falando da proteção de um carro.

O mercado da mobilidade possui hoje inúmeros sistemas de alarmes, que estão cada vez mais tecnológicos e potentes, o que torna mais difícil o acesso manual às trancas dos carros ou a outro mecanismo de segurança que o veículo tenha. 

Assim, é fundamental que a frota invista em equipamento de alarmes para todos os carros.


3- Oriente muito bem os colaboradores


É importantíssimo que os condutores estejam muito bem orientados sobre as medidas de segurança que podem ser aplicadas por eles próprios no dia a dia para proteger os carros da frota.

Dessa forma, uma das principais dicas é investir no treinamento desses profissionais, com o objetivo de informá-los e conscientizá-los sobre as ações que existem para minimizar os riscos de furtos e roubos dos carros em exercício de trabalho.

Algumas das orientações básicas que podem ser feitas aos condutores são:

  • não desviar da rota estabelecida;
  • observar os arredores ao parar em semáforos;
  • estacionar em locais mais movimentados;
  • não dar caronas.

Embora pareçam óbvias, essas ações podem colaborar para uma rotina de trabalho muito mais tranquila e segura para o condutor e, consequentemente, para a frota.

Você pode querer ler também! Segurança no trânsito: como treinar os condutores?

4- Invista em dispositivos e sistemas de segurança

A tecnologia pode ser uma grande aliada do gestor de frotas na prevenção contra os furtos.

Isso porque existem alguns sistemas como a telemetria veicular, que, além de auxiliar no rastreamento dos carros, também fornece diversos dados da frota e informações sobre as ações dos condutores.

Além disso, investir nesse tipo de tecnologia possibilita ao gestor acompanhar em tempo real a localização do carro onde quer que ele esteja, o que proporciona mais segurança para o condutor e para a frota.

 

5- Evite deixar objetos dentro do carro

Proprietários e condutores de veículos devem estar sempre atentos aos objetos que deixam dentro dos carros. Eles podem funcionar como "pontos de atração", representando algo de valor para quem vê de fora.  

Sendo assim, evite ao máximo deixar qualquer pertence à mostra dentro do carro, como bolsas, sacolas de compras, notebooks e aparelhos celulares.

Prefira guardá-los dentro do porta-malas caso seja realmente necessário mantê-los no veículo. ​

6- Dica bônus: personalize os veículos da frota

Você já parou para pensar que a personalização dos carros de uma frota pode inibir uma tentativa de roubo?

Essa pode ser uma medida preventiva eficaz, já que os carros mais diferenciados e chamativos não costumam ser os principais alvos dos criminosos.

Isso acontece porque os carros personalizados são facilmente identificáveis por qualquer pessoa e, principalmente, pela polícia. Ou seja, além de prejudicar a ação dos assaltantes, es​​​sa prática pode facilitar a recuperação do carro em caso de furto.

O que fazer em caso de roubo ou furto?

É nosso cliente e teve o seu carro roubado/furtado?

Fique atento(a), e siga os passos:

  1. Você precisa entrar em contato com a nossa equipe para avisar sobre o ocorrido. Vamos te passar todas as orientações necessárias neste primeiro momento.
    • ​​​É muito importante reportar o ocorrido imediatamente! Assim as chances de recuperar o seu carro são muito maiores, reduzindo esforços e evitando cobranças imprevistas.​
  2. Após o primeiro contato com a gente, você deve fazer o Boletim de Ocorrência (BO), on-line ou em alguma instituição da polícia mais próxima de você, e preencher nosso Relatório de Evento e/ou Avaria (REA) no portal #meucarro.
  3. Assim que estiver com todos os documentos reunidos, é necessário encaminhá-los para o e-mail: furtoroubo@localiza.com
  4. Em caso de recuperação do carro durante o processo, comunique imediatamente à nossa central de Atendimento 24 horas pelo número 0800 979 1010, para te orientarmos da melhor maneira, e não utilize o carro até regularizarmos toda a situação.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este?

Continue nos acompanhado aqui no blog e também em nosso LinkedIn, para ficar conectado aos principais assuntos de mobilidade e gestão de frotas.