​​​Procurar soluções para mobilidade urbana no Brasil não significa, apenas, aguardar evoluções tecnológicas ou obras de infraestrutura. Sim, a sociedade como um todo espera por desenvolvimentos nesse sentido. Mas, empresas e comunidade também podem pensar em alternativas mais simples e eficientes desde já.  

Por isso, preparamos esta lista de atitudes que melhoram a mobilidade urbana e que podem ser praticadas hoje. Veja também seus benefícios, abaixo.  

Antes de tudo: o que é mobilidade urbana? 

O conceito de mobilidade urbana está ligado ao ato de se deslocar com qualidade. Segundo o Ministério das Cidades, por exemplo, é “a facilidade do deslocamento de pessoas e bens na área urbana".  

Para alguns especialistas, a mobilidade urbana tem como definição a capacidade que pessoas e coisas têm para, respectivamente, participarem de atividades e serem comercializadas em diferentes lugares.  

Apesar das particularidades de cada definição, a ideia é a mesma: mobilidade urbana é ir de um local a outro com facilidade e segurança.  

Soluções para a mobilidade e seus benefícios 

Como anteriormente apontado, os brasileiros desejam e precisam de aprimoramento nas vias urbanas e no transporte público. Em paralelo, a sociedade aguarda novos capítulos da era tecnológica quanto à criação de recursos automobilísticos que facilitem os deslocamentos.  

​Mesmo assim, existem soluções que já são palpáveis e podem ser praticadas para dar conta dos desafios da mobilidade urbana.  

trajetos eficientes para mobilidade urbana.png

1. Trajetos eficientes ​

Pensar em caminhos eficientes para rotas de trabalho é um tipo de colaboração interessante que comunidade e empresas podem desenvolver.  

No caso das companhias, sistemas de gestão de frotas colaboram significativamente com tal objetivo. Essas ferramentas auxiliam o gestor a desenhar melhores rotas que maximizem a quantidade de atendimentos a clientes, por exemplo.  

Como benefício, são menos carros nas ruas, além de redução de custo com manutenção e combustível, e aumento de produtividade para a empresa.  

Carona melhora mobilidade urbana.png

2. Carona solidária  

Outra forma de colaborar com a mobilidade urbana é praticar o conceito de carona solidária, que consiste em reunir mais pessoas dentro de um mesmo automóvel para percorrerem rotas iguais ou similares. Nas empresas, esse tipo de comportamento pode ser incentivado na equipe através de programas de recompensa ou reconhecimento. 

Mais uma vez, o benefício está relacionado à redução do número de carros nas ruas em horários de pico. Além de colaborar com a qualidade de vida das pessoas, é uma conduta que ajuda a reduzir a emissão de poluentes. ​

bicicleta na mobilidade urbana.png

​3. Bicicleta ​

Muito embora o uso de bicicletas dependa do poder público viabilizar espaços seguros para o ciclista, é possível adotar esse meio de transporte em determinados pontos da cidade.  

Isso significa que nos deslocamentos não muito longos e onde existam vias próprias para o ciclismo, é interessante escolher a alternativa. Em paralelo, as empresas podem criar incentivos para que funcionários se desloquem para o trabalho dessa forma.  

Bicicletário, vestuário e até horários mais flexíveis para quem usa bike podem servir de motivação.  E os benefícios são diversos: menos carros nas ruas, menos poluição no ar e mais saúde por causa do exercício físico.  ​​

4. Tecnologias  

Como a poluição também faz parte dos desafios da mobilidade urbana no Brasil, é importante pensar em formas de causar menos impacto ao meio ambiente. Acompanhando este movimento, fabricantes de automóveis têm se dedicado a desenvolver motores e sistemas que poluam o mínimo possível. 

Ainda faltam passos largos para que exista uma energia completamente limpa nos automóveis. Mas isso não significa que nada possa ser feito neste meio tempo. Manter a frota de veículos da empresa renovada e com as revisões em dia são pequenas atitudes que colaboram com a mobilidade enquanto agente ativo da relação com o meio ambiente. 

Com automóveis mais modernos e motores em funcionamento adequado, a mobilidade urbana atual torna-se mais sustentável. E os benefícios podem ser vistos em curto, médio e longo prazo, já que a eficiência proporcionada pelo deslocamento terrestre passa a gerar menos impacto na saúde das pessoas e do planeta. 

Aproveite e leia também: Dimensionamento de frotas: como calcular e garantir a disponibilidade?