Administração de frota é uma tarefa que todas as empresas que trabalham com veículos devem executar. Trata-se do escopo de cuidados que envolvem os carros da companhia e os serviços com eles desenvolvidos.  

Confira mais detalhes e entenda como administrar uma frota de veículos

O que é administração de frota 

Administração de frota, também conhecido como gestão de frotas, é o setor ou conjunto de atividades responsável pelos veículos da empresa. A administração de frota inclui: compra dos carros ou contratação de fornecedora para frotas terceirizadas, criação de rotas, administração dos custos, monitoramento veicular, gestão de equipe, entre outros.  

Quem faz a administração de frota? 

Geralmente, o setor é comandado pelo gestor de frotas – ou o gerente – e sua equipe. Em algumas empresas, esse trabalho pode fazer parte do escopo da área de RH ou Facilities. Além disso, empresas que escolhem terceirizar a frota contam com o auxílio dos consultores do fornecedor, que vai ajudar o gestor da empresa a realizar um trabalho ainda mais eficiente.  

Administração de frota própria X administração de frota terceirizada 

Empresas que utilizam veículos no negócio têm duas soluções para escolher: frota própria ou frota terceirizada. Veja como cada uma impacta no trabalho da administração. 

Administração de frota própria 

Frota própria é exatamente o que o nome sugere: uma frota composta por carros próprios da empresa. Enquanto alguns empresários acreditam que essa é uma escolha interessante para o modelo de negócio, muitos discordam por conta do trabalho e despesas extras que a alternativa gera.  

Isso, porque a frota própria exige que o corpo da administração seja mais robusto, o que significa que mais pessoas precisarão fazer parte da equipe. Afinal, trâmites como a compra e revenda dos veículos, além da providência para manutenção, são de inteira responsabilidade da empresa.  

Administração de frota terceirizada 

Já a frota terceirizada trata-se de veículos alugados para a empresa. É uma alternativa interessante porque os carros pertencem a sua empresa durante a vigência do contrato e são devolvidos para a fornecedora quando você quer trocar por carros novos. A relação de custo-benefício nessa alternativa é um dos principais atrativos. 

Aqui, a administração de frota também é beneficiada. O gestor de frotas e a equipe da empresa podem contar com a assistência completa do fornecedor, como ocorre com a Localiza Gestão de Frotas.  

Isso significa que o administrador de frotas da companhia pode cuidar da parte que interessa: redução de custos, aumento de produtividade e melhores práticas. Enquanto isso, a equipe da Localiza auxilia na gestão de trâmites operacionais – como o alerta para vencimento de CNH da equipe, manutenção dos automóveis, tratativa em caso de acidente, negociação com seguradora, fornecimento de carro substituto e compra e revenda dos veículos.  

Administração de frota: principais responsabilidades 

Seja frota própria ou terceirizada, a administração inclui algumas atividades em comum. Confira: 

1. Gestão dos custos 

Uma das principais atividades da área de administração de frota é monitorar os custos com precisão para manter os gastos dentro do orçamento e identificar oportunidades de economia. Nesse sentido, é possível economizar em várias frentes. Como, por exemplo, em multas NIC​ (multas por não identificação do condutor) e manutenções desnecessárias, provenientes de falta de gestão das revisões.  

Vale lembrar que clientes da Localiza Gestão de Frotas podem economizar até 31% com frota terceirizada, em relação à frota própria. Ou seja: além da economia com a terceirização pela Localiza, o trabalho da gestão ajuda a poupar ainda mais. 

2. Aumento de produtividade 

administração de frota da empresa também fica encarregada da gestão da equipe e das rotas. Isso, porque montar trajetos eficientes e entender o perfil de condução do time são tarefas fundamentais para aumentar a produtividade.  

3. Qualidade dos carros 

​Além disso, na administração de frota está o controle de qualidade dos veículos. Revisões, manutenção preventiva, manutenção corretiva, limpeza e adesivação são alguns dos aspectos ligados ao carro. Lembrando que nos casos de frotas terceirizadas, toda essa parte também recebe o suporte do fornecedor.  

Administração de frota: ferramentas de trabalho 

Para executar a tarefa com eficiência, o administrador de frota precisa contar com algumas ferramentas de trabalho que possibilitarão análises e tratativas. Destacamos as principais. 

1. Sistema de telemetria 

Os sistemas de telemetria vão além do monitoramento veicular. Na Localiza, por exemplo, você encontra soluções como o Carro Conectado que mostra, também, o perfil de condução do motorista. Com a ferramenta, o gestor sabe a velocidade em curvas, duração das frenagens, quilômetros rodados e consegue ter acesso ao posicionamento em tempo real.  

Na prática, isso permite mais segurança ao time e mais oportunidades de negócio – caso um atendimento emergencial apareça, é possível deslocar o condutor mais próximo, por exemplo. 

2. Portal de soluções  

Portais do gestor como o MyFleet permitem que o responsável pela administração de frota possa acompanhar o andamento de cada ocorrência. Multas por condutor e veículo, controle das manutenções e histórico da utilização dos carros ficam acessíveis e claros para que a organização da rotina de trabalho e a tomada de decisão sejam eficientes.  

3. Aplicativos para o condutor 

Mais uma ferramenta que pode auxiliar significativamente a administração de frotas da empresa são aplicativos que facilitem tratativas básicas entre equipe e gestão. Nesse sentido, recursos como o #meucarro​, por exemplo, permitem que agendamento de manutenção e outras informações sejam vistas com agilidade entre os profissionai​s.  ​


Aproveite e conheça os sistemas de gestão da Localiza Gestão de Frotas.