Você está em:
Última atualização em 7/8/2023

OBD: Saiba tudo sobre On Board Diagnostics (Diagnóstico de Bordo)

Veja como o OBD pode ajudar no diagnóstico da saúde dos carros da sua frota e a identificar possíveis pontos de manutenção.
Painel do carro

Todo condutor já percebeu as luzes que ficam no painel do carro sinalizando alguma informação, mas você sabia que elas fazem parte de um sistema chamado OBD?

Esse sistema foi desenvolvido para fazer o diagnóstico de bordo do veículo, detectar como está a saúde e alertar se precisa de alguma manutenção.

Essa tecnologia automotiva está presente nos mais variados modelos, desde carros particulares até caminhões de aluguel de frota.

Quer saber mais? Acompanhe a nossa explicação sobre  como funciona e o que é o OBD.

Índice:

O que é o sistema OBD?

OBD é a sigla para On Board Diagnostics, um sistema de computador que fica no veículo e é responsável por realizar a regulagem e diagnóstico no carro.

Ele foi criado nos anos 1990, nos Estados Unidos, visando permitir o acesso aos dados do carro. O objetivo era controlar a emissão dos gases poluentes. Porém, ao longo dos anos, o OBD passou a ser um item obrigatório em todos os carros.

Atualmente, ele permite acesso à rede de sensores do carro, com a missão de coletar informações que serão usadas para regular o sistema e chegar ao diagnóstico do problema.

Para que serve o OBD2?

Como falamos, o OBD é uma entrada que permite acesso aos dados da rede de sensores do carro. Já o OBD2 é a evolução dele e se tornou uma peça de presença obrigatória sob o painel dos veículos fabricados a partir dos anos 2000.

O OBD2 serve para fazer uma varredura no sistema do carro, diagnosticar problemas ou saber informações do automóvel, como, por exemplo, a temperatura e velocidade do motor, emissão de gases poluentes, entre outros, possibilitando o controle ou a realização da manutenção adequada quando necessário.

Como funciona o On Board Diagnostics?

Profissional fazendo diagnóstico do carro

O uso mais comum do OBD é o acesso aos mecânicos para escanear os carros e localizar problemas.

Entretanto, o seu uso foi expandido para que pudesse ser utilizado no monitoramento e rastreamento veicular. Para isso, o equipamento de rastreio é conectado a esta entrada e pode transmitir os dados à central de controle.

Quais as vantagens do OBD?

Desde a sua implementação definitiva nos carros, o OBD trouxe vantagens como a possibilidade de diagnosticar rapidamente os problemas dos veículos, permitindo a conexão do equipamento que faz uma varredura para conseguir dados valiosos.

Outro ponto positivo é que essa coleta de dados são de informações precisas, reduzindo as chances de surgirem informações erradas e detalhes importantes passarem despercebidos.

A Localiza Gestão de Frotas possui OBD?

A Localiza Gestão de Frotas possui um sistema de telemetria veicular criado para atender às mais diferentes demandas e operações, permitindo o rastreamento veicular e entrega de dados para otimizar a gestão de frotas.

A implementação do dispositivo é feita por meio do OBD, no qual ele é conectado ao veículo com cabo ou adaptador e assim consegue transmitir os dados para serem analisados pelo gestor da frota.

Toda essa tecnologia veicular foi desenvolvida para dar mais segurança no trânsito e colaborar para um gerenciamento de entrega mais eficaz para sua empresa.

Agora que você sabe como funciona o OBD e as suas vantagens em relação à otimização dos processos de acompanhamento das frotas da sua empresa, entre em contato, e conte com a Localiza Gestão de Frotas para organizar o fluxo de frotas do seu negócio!

Equipe Localiza Gestão de Frotas
Icon Facebook
Icon Linkedin
Icon Twitter

Cadastre-se e receba nossos conteúdos em primeira mão.

Site protegido por reCAPTCHA e Google.

e

se aplicam.

Nós temos o compromisso de utilizar e tratar os seus dados de forma segura. Confira nosso