fale conosco
Desenvolver uma política de utilização de frota exige mais do que a interface com outros setores da companhia. É preciso entender os objetivos do setor de frotas e as necessidades do time. A boa notícia é que a tarefa é mais simples do que parece.
E nós preparamos este miniguia com o que você precisa saber para começar a desenvolver as políticas de utilização de veículos. Confira!
Porque a política de utilização de frota torna claro o conjunto de regras referente ao uso dos veículos da empresa. Isso assegura as boas práticas da equipe e como resultado surgem benefícios: mais segurança para os condutores, carga e carro; redução de custos; aumento de produtividade e até aumento da vida útil dos automóveis.
Uma política de utilização de frota deve englobar tudo que envolve os veículos da empresa e seus condutores. Isso significa que regras de uso diário e tratativas para eventualidades fazem parte do compilado.
Para montar sua política de utilização de veículos da empresa é fundamental tomar alguns cuidados especiais. Confira.
O ponto de partida para o desenvolvimento de uma política eficiente é a análise das metas do setor de gestão de frotas. Esses objetivos devem nortear boa parte das regras de utilização dos veículos.
Por exemplo: se a redução de despesa com combustível é uma das principais metas, é fundamental criar normas que viabilizem tal resultado. Nesse sentido, reduzir as possibilidades de utilização do carro para fins particulares é um exemplo de objetivo que norteará o desenvolvimento das regras.
As leis de trânsito são fundamentais para todos os condutores, sem exceção – e isso não é novidade, não é mesmo? No entanto, ao desenvolver a política da empresa, é interessante reforçar para o time que além do regimento interno da companhia existem condutas legais que precisam ser respeitadas. Sendo assim, é possível elaborar artigos conjuntos.
Por exemplo: falar ao celular enquanto dirige é infração que resulta em multa segundo o CTB, mas também pode resultar em penalidade administrativa da empresa para o condutor, por exemplo.
A política de utilização de frota também deve considerar as necessidades do time. A dica, portanto, é entender o dia a dia dos condutores e avaliar o que faz sentido manter no conjunto de regras.
Por exemplo: se a produtividade aumenta consideravelmente quando o funcionário pode ir para casa com o carro da empresa em dias úteis, talvez uma regra proibindo tal prática não seja viável para o conjunto de resultados.
Mais uma importante tarefa para quem cuida das políticas de utilização de frota na empresa é tornar o documento claro e acessível. Nesse sentido, jornais de comunicação interna, boletins eletrônicos, cartilhas ou murais podem ser muito úteis para manter o time sempre antenado quanto às regras da companhia. Há também a possibilidade desse documento se tornar um termo de compromisso, requerendo inclusive a assinatura de quem utilizará o veículo.
Você sabia que a sua política de utilização de frota terceirizada pode ser desenvolvida junto ao time da Localiza?
Clientes Localiza Gestão de Frotas têm acesso a um time de Consultoria formado por especialistas em frotas e que, dentre outras coisas, podem apoiá-los no desenvolvimento de uma política de frotas adequada à sua realidade.
Assim, fica ainda mais fácil desenvolver diretrizes eficientes, que contribuam verdadeiramente com as metas da sua empresa!
FALE CONOSCO
Central de Vendas WhatsApp
Clientes Localiza Gestão de Frotas
Atendimento 24 horas
0800 979 1010
Atendimento a gestor
0800 979 1010
Clientes Migrados
Assistência Técnica 24 horas
0800 726 9804
Assistência 24 horas BestFleet
0800 701 7033
Sinistros / Terceiros
0800 772 0995
SAC Frotas
0800 772 0994
SAC Agro
0800 525 1000
Dúvidas?